Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Isabella Serpa Brandão dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Babboni, Giovanna, Júnior, Júlio Candido de Meirelles, Maria, Márcio Eustáquio, Silva, André Cantareli da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50184
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso no segmento de educação infantil, com objetivo de analisar o fluxo de materiais didáticos demandados pelas práticas pedagógicas do corpo docente ao decorrer do ano letivo. Nessa perspectiva, a escassez de materiais considerados essenciais pelos professores evidencia a falta da gestão de estoques de tais materiais, tal como o desperdício de outros alerta para a discrepância entre o estoque físico e o considerado ideal pela equipe pedagógica, constatado por meio de coleta de dados e classificação na curva ABC, cuja disposição dos itens se dá pelo nível de importância, e, consequentemente pela faixa ideal de quantidade, no período trimestral. Portanto, tem-se a controladoria, com estratégias de gestão e planejamento, como ferramenta de otimização da distribuição e rotatividade dos materiais, de modo que reduza tanto os desperdícios, quanto a escassez dos mesmos no decorrer do período letivo, com o auxílio prático dos próprios profissionais da área. Assim, a conscientização e concretização dos pontos citados acima contribuem para a atenuação dos impactos iminentes sobre a educação infantil pública.
id VERACRUZ-0_a40c618e9dddfb4d06c488d15eb0ed77
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50184
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redondagestãocurva ABCpráticas pedagógicas.O presente trabalho apresenta um estudo de caso no segmento de educação infantil, com objetivo de analisar o fluxo de materiais didáticos demandados pelas práticas pedagógicas do corpo docente ao decorrer do ano letivo. Nessa perspectiva, a escassez de materiais considerados essenciais pelos professores evidencia a falta da gestão de estoques de tais materiais, tal como o desperdício de outros alerta para a discrepância entre o estoque físico e o considerado ideal pela equipe pedagógica, constatado por meio de coleta de dados e classificação na curva ABC, cuja disposição dos itens se dá pelo nível de importância, e, consequentemente pela faixa ideal de quantidade, no período trimestral. Portanto, tem-se a controladoria, com estratégias de gestão e planejamento, como ferramenta de otimização da distribuição e rotatividade dos materiais, de modo que reduza tanto os desperdícios, quanto a escassez dos mesmos no decorrer do período letivo, com o auxílio prático dos próprios profissionais da área. Assim, a conscientização e concretização dos pontos citados acima contribuem para a atenuação dos impactos iminentes sobre a educação infantil pública.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5018410.34117/bjdv8n7-141Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50813-50831Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50813-50831Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50813-508312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50184/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Isabella Serpa Brandão dosBabboni, GiovannaJúnior, Júlio Candido de MeirellesMaria, Márcio EustáquioSilva, André Cantareli da2022-07-27T18:35:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50184Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:57.868964Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
title Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
spellingShingle Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
Reis, Isabella Serpa Brandão dos
gestão
curva ABC
práticas pedagógicas.
title_short Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
title_full Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
title_fullStr Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
title_full_unstemmed Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
title_sort Gestão de estoque, uma análise quantitativa dos materiais escolares na educação infantil pública: estudo de caso em um Centro Municipal de educação de Volta Redonda / Nventory management, a quantitative analysis of school materials in public early childhood education: a case study in a municipal Municipal Center of education of Volta Redonda
author Reis, Isabella Serpa Brandão dos
author_facet Reis, Isabella Serpa Brandão dos
Babboni, Giovanna
Júnior, Júlio Candido de Meirelles
Maria, Márcio Eustáquio
Silva, André Cantareli da
author_role author
author2 Babboni, Giovanna
Júnior, Júlio Candido de Meirelles
Maria, Márcio Eustáquio
Silva, André Cantareli da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Isabella Serpa Brandão dos
Babboni, Giovanna
Júnior, Júlio Candido de Meirelles
Maria, Márcio Eustáquio
Silva, André Cantareli da
dc.subject.por.fl_str_mv gestão
curva ABC
práticas pedagógicas.
topic gestão
curva ABC
práticas pedagógicas.
description O presente trabalho apresenta um estudo de caso no segmento de educação infantil, com objetivo de analisar o fluxo de materiais didáticos demandados pelas práticas pedagógicas do corpo docente ao decorrer do ano letivo. Nessa perspectiva, a escassez de materiais considerados essenciais pelos professores evidencia a falta da gestão de estoques de tais materiais, tal como o desperdício de outros alerta para a discrepância entre o estoque físico e o considerado ideal pela equipe pedagógica, constatado por meio de coleta de dados e classificação na curva ABC, cuja disposição dos itens se dá pelo nível de importância, e, consequentemente pela faixa ideal de quantidade, no período trimestral. Portanto, tem-se a controladoria, com estratégias de gestão e planejamento, como ferramenta de otimização da distribuição e rotatividade dos materiais, de modo que reduza tanto os desperdícios, quanto a escassez dos mesmos no decorrer do período letivo, com o auxílio prático dos próprios profissionais da área. Assim, a conscientização e concretização dos pontos citados acima contribuem para a atenuação dos impactos iminentes sobre a educação infantil pública.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50184
10.34117/bjdv8n7-141
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50184
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50184/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50813-50831
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50813-50831
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50813-50831
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645604823236608