Feira multidisciplinar como ferramenta de prevenção à Leptospirose, Esporotricose, Leishmanioses e doença de Chagas: Zoonoses de impacto para o Vale Do Rio Doce (Minas Gerais – Brasil) / Multidisciplinary fair as a tool for the prevention of Leptospirosis, Sporotricrosis, Leishmaniosis and Chagas Disease: impact Zoonoses for Vale Do Rio Doce (Minas Gerais – Brazil)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30443 |
Resumo: | As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e seres humanos. A educação em saúde é uma estratégia importante para a prevenção da leptospirose, esporotricose, leishmanioses e doença de Chagas, as quais são moléstias de impacto para a região do Vale do Rio Doce (Minas Gerais). O objetivo do presente trabalho consiste em narrar a vivência de estudantes das ciências da saúde durante a participação em atividades voltadas para informar acerca das zoonoses em feira multidisciplinar. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Os discentes foram inseridos em colégio público do distrito rural de Xonin de Cima (Governador Valadares) para compor a programação de evento realizado junto à comunidade. Contou-se com a participação de 120 discentes e docentes, além de 500 habitantes do distrito, incluindo: as crianças matriculadas na escola e seus familiares; professores e diretores; e profissionais da saúde e gestores. Alguns dos assuntos trabalhados foram: leptospirose, esporotricose, leishmanioses e doença de Chagas. Nesse eixo temático, 16 acadêmicos de medicina e farmácia foram distribuídos em três estandes e uma sala. Utilizaram-se como recursos educacionais: cinema, exposição de banners ilustrativos, conversas informais, encenações, maquetes, atividades de colorir, jogo da memória, dinâmica de perguntas e respostas, exposição de mostruário com insetos vetores e a distribuição de panfletos e premiações. Os beneficiários das ações participaram ativamente, manifestando dúvidas e opiniões. Percebeu-se a inserção de novos conceitos entre os participantes, principalmente no que se refere a sintomas, etiologia, diagnóstico, tratamento, epidemiologia e prevenção das moléstias abordadas. Houve possibilidade de exercício do empoderamento popular, a partir do fornecimento de subsídios para adoção de medidas profiláticas. O convite direcionado aos profissionais de saúde mostrou-se uma estratégia interessante para a melhoria do cuidado e garantir a continuidade das ações, haja vista que esses trabalhadores podem reforçar os conceitos aprendidos durante seus atendimentos. A adesão expressiva e os vários elogios ao projeto por parte da coletividade foram notórios. Devido aos múltiplos pontos positivos observados, recomenda-se a reprodução dessa experiência em outras localidades. |
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Feira multidisciplinar como ferramenta de prevenção à Leptospirose, Esporotricose, Leishmanioses e doença de Chagas: Zoonoses de impacto para o Vale Do Rio Doce (Minas Gerais – Brasil) / Multidisciplinary fair as a tool for the prevention of Leptospirosis, Sporotricrosis, Leishmaniosis and Chagas Disease: impact Zoonoses for Vale Do Rio Doce (Minas Gerais – Brazil)Educação em saúdeLeptospiroseEsporotricoseLeishmaniosesDoença de Chagas. As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e seres humanos. A educação em saúde é uma estratégia importante para a prevenção da leptospirose, esporotricose, leishmanioses e doença de Chagas, as quais são moléstias de impacto para a região do Vale do Rio Doce (Minas Gerais). O objetivo do presente trabalho consiste em narrar a vivência de estudantes das ciências da saúde durante a participação em atividades voltadas para informar acerca das zoonoses em feira multidisciplinar. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Os discentes foram inseridos em colégio público do distrito rural de Xonin de Cima (Governador Valadares) para compor a programação de evento realizado junto à comunidade. Contou-se com a participação de 120 discentes e docentes, além de 500 habitantes do distrito, incluindo: as crianças matriculadas na escola e seus familiares; professores e diretores; e profissionais da saúde e gestores. Alguns dos assuntos trabalhados foram: leptospirose, esporotricose, leishmanioses e doença de Chagas. Nesse eixo temático, 16 acadêmicos de medicina e farmácia foram distribuídos em três estandes e uma sala. Utilizaram-se como recursos educacionais: cinema, exposição de banners ilustrativos, conversas informais, encenações, maquetes, atividades de colorir, jogo da memória, dinâmica de perguntas e respostas, exposição de mostruário com insetos vetores e a distribuição de panfletos e premiações. Os beneficiários das ações participaram ativamente, manifestando dúvidas e opiniões. Percebeu-se a inserção de novos conceitos entre os participantes, principalmente no que se refere a sintomas, etiologia, diagnóstico, tratamento, epidemiologia e prevenção das moléstias abordadas. Houve possibilidade de exercício do empoderamento popular, a partir do fornecimento de subsídios para adoção de medidas profiláticas. O convite direcionado aos profissionais de saúde mostrou-se uma estratégia interessante para a melhoria do cuidado e garantir a continuidade das ações, haja vista que esses trabalhadores podem reforçar os conceitos aprendidos durante seus atendimentos. A adesão expressiva e os vários elogios ao projeto por parte da coletividade foram notórios. Devido aos múltiplos pontos positivos observados, recomenda-se a reprodução dessa experiência em outras localidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3044310.34117/bjdv.v7i5.30443Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52898-52910Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52898-52910Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52898-529102525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30443/23957Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Daniel MadeiraGonçalves, Samanta de AbreuGalvão, Luiza GomesCosta, Susana Martins SilvaDiniz, Gabriel AndradeFernandes, Thayná AlvesBardella, Jennifer Delgado GarciaLeite, Pauline Martins2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30443Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:10.491533Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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