Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5554 |
Resumo: | Atualmente são vários os desafios enfrentados pelos educadores com o intuito de melhorar a didática utilizada no ensino de suas disciplinas. O currículo defasado e metodologias pouco atrativas aliadas a fatores externos impactam diretamente na falta de interesse dos estudantes pelos conteúdos vistos na escola. Neste contexto, propõe-se o uso de tecnologia como uma alternativa na maneira de ensinar, agregando mais interatividade e dinamismo durante as práticas educacionais. O presente trabalho apresenta uma proposta educacional focada no diferencial oferecido pelos dispositivos móveis. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo chamado “Conte sua história”, que demonstra a utilização de recursos como câmera e geolocalização associados às práticas educacionais. |
id |
VERACRUZ-0_a6201b2a438c303430eb145a89a2c01f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5554 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teachingDispositivos móveisAplicativosEducaçãoGeolocalizaçãoAtualmente são vários os desafios enfrentados pelos educadores com o intuito de melhorar a didática utilizada no ensino de suas disciplinas. O currículo defasado e metodologias pouco atrativas aliadas a fatores externos impactam diretamente na falta de interesse dos estudantes pelos conteúdos vistos na escola. Neste contexto, propõe-se o uso de tecnologia como uma alternativa na maneira de ensinar, agregando mais interatividade e dinamismo durante as práticas educacionais. O presente trabalho apresenta uma proposta educacional focada no diferencial oferecido pelos dispositivos móveis. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo chamado “Conte sua história”, que demonstra a utilização de recursos como câmera e geolocalização associados às práticas educacionais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/555410.34117/bjdv5n12-265Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31788-31799Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31788-31799Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31788-317992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5554/5038Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Frederico PiresMalfatti, Silvano ManeckMartins, Stephany MoraesCosta, Fredson Vieira2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5554Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:23.686628Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching |
title |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching |
spellingShingle |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching Pinto, Frederico Pires Dispositivos móveis Aplicativos Educação Geolocalização |
title_short |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching |
title_full |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching |
title_fullStr |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching |
title_full_unstemmed |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching |
title_sort |
Práticas educacionais: Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para auxílio no ensino em sala de aula/ Educational practices: Methodologies based on the use of geolocation and mobile devices to assist in classroom teaching |
author |
Pinto, Frederico Pires |
author_facet |
Pinto, Frederico Pires Malfatti, Silvano Maneck Martins, Stephany Moraes Costa, Fredson Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Malfatti, Silvano Maneck Martins, Stephany Moraes Costa, Fredson Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Frederico Pires Malfatti, Silvano Maneck Martins, Stephany Moraes Costa, Fredson Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos móveis Aplicativos Educação Geolocalização |
topic |
Dispositivos móveis Aplicativos Educação Geolocalização |
description |
Atualmente são vários os desafios enfrentados pelos educadores com o intuito de melhorar a didática utilizada no ensino de suas disciplinas. O currículo defasado e metodologias pouco atrativas aliadas a fatores externos impactam diretamente na falta de interesse dos estudantes pelos conteúdos vistos na escola. Neste contexto, propõe-se o uso de tecnologia como uma alternativa na maneira de ensinar, agregando mais interatividade e dinamismo durante as práticas educacionais. O presente trabalho apresenta uma proposta educacional focada no diferencial oferecido pelos dispositivos móveis. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo chamado “Conte sua história”, que demonstra a utilização de recursos como câmera e geolocalização associados às práticas educacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5554 10.34117/bjdv5n12-265 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5554 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5554/5038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31788-31799 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31788-31799 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31788-31799 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645434309050368 |