Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o nível de estresse de docentes atuantes no ensino superior público. Realizou-se um estudo epidemiológico, transversal e analítico, com docentes atuantes em cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2019. Métodos: Como instrumento, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas, de formação, trabalho e saúde. Foi realizada a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado. Resultados: Os resultados encontrados pela classificação dos escores totais na Escala de Estresse no Trabalho evidenciaram preponderância de baixo nível de estresse em todas as variáveis analisadas. Os docentes do estudo possuíam baixos níveis de estresse. Conclusão: Conclui-se que os docentes deste estudo apresentaram baixo nível de estresse, entretanto, é indispensável considerar os fatores estressantes desses profissionais a fim de produzir um ambiente favorável à qualidade de vida e do trabalho docente. |
id |
VERACRUZ-0_a6a7d683a94f628942303913caf3deab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49041 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher educationestresse ocupacionaldocentesaúde do trabalhador.Objetivo: Avaliar o nível de estresse de docentes atuantes no ensino superior público. Realizou-se um estudo epidemiológico, transversal e analítico, com docentes atuantes em cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2019. Métodos: Como instrumento, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas, de formação, trabalho e saúde. Foi realizada a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado. Resultados: Os resultados encontrados pela classificação dos escores totais na Escala de Estresse no Trabalho evidenciaram preponderância de baixo nível de estresse em todas as variáveis analisadas. Os docentes do estudo possuíam baixos níveis de estresse. Conclusão: Conclui-se que os docentes deste estudo apresentaram baixo nível de estresse, entretanto, é indispensável considerar os fatores estressantes desses profissionais a fim de produzir um ambiente favorável à qualidade de vida e do trabalho docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4904110.34117/bjdv8n6-122Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44486-44498Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44486-44498Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44486-444982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ana Paula de Oliveira NascimentoSiqueira, Leila das GraçasVersiani, Claudia Mendes CamposNunes, Raynara Laurinda NascimentoSilva, Carla Silvana de oliveira eSouza, Lucas Faustino deJunior, Rene Ferreira da SilvaOliveira, Suzane FonsecaSilva, Deiviane Pereira daTeles, Mariza Alves BarbosaTeixeira, Nadine AntunesDias, Ana Catarina Perez2022-06-30T20:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49041Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:33.732869Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education |
title |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education |
spellingShingle |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento estresse ocupacional docente saúde do trabalhador. |
title_short |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education |
title_full |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education |
title_fullStr |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education |
title_full_unstemmed |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education |
title_sort |
Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education |
author |
Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento |
author_facet |
Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento Siqueira, Leila das Graças Versiani, Claudia Mendes Campos Nunes, Raynara Laurinda Nascimento Silva, Carla Silvana de oliveira e Souza, Lucas Faustino de Junior, Rene Ferreira da Silva Oliveira, Suzane Fonseca Silva, Deiviane Pereira da Teles, Mariza Alves Barbosa Teixeira, Nadine Antunes Dias, Ana Catarina Perez |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Leila das Graças Versiani, Claudia Mendes Campos Nunes, Raynara Laurinda Nascimento Silva, Carla Silvana de oliveira e Souza, Lucas Faustino de Junior, Rene Ferreira da Silva Oliveira, Suzane Fonseca Silva, Deiviane Pereira da Teles, Mariza Alves Barbosa Teixeira, Nadine Antunes Dias, Ana Catarina Perez |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento Siqueira, Leila das Graças Versiani, Claudia Mendes Campos Nunes, Raynara Laurinda Nascimento Silva, Carla Silvana de oliveira e Souza, Lucas Faustino de Junior, Rene Ferreira da Silva Oliveira, Suzane Fonseca Silva, Deiviane Pereira da Teles, Mariza Alves Barbosa Teixeira, Nadine Antunes Dias, Ana Catarina Perez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estresse ocupacional docente saúde do trabalhador. |
topic |
estresse ocupacional docente saúde do trabalhador. |
description |
Objetivo: Avaliar o nível de estresse de docentes atuantes no ensino superior público. Realizou-se um estudo epidemiológico, transversal e analítico, com docentes atuantes em cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2019. Métodos: Como instrumento, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas, de formação, trabalho e saúde. Foi realizada a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado. Resultados: Os resultados encontrados pela classificação dos escores totais na Escala de Estresse no Trabalho evidenciaram preponderância de baixo nível de estresse em todas as variáveis analisadas. Os docentes do estudo possuíam baixos níveis de estresse. Conclusão: Conclui-se que os docentes deste estudo apresentaram baixo nível de estresse, entretanto, é indispensável considerar os fatores estressantes desses profissionais a fim de produzir um ambiente favorável à qualidade de vida e do trabalho docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041 10.34117/bjdv8n6-122 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44486-44498 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44486-44498 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44486-44498 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645601113374720 |