Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Siqueira, Leila das Graças, Versiani, Claudia Mendes Campos, Nunes, Raynara Laurinda Nascimento, Silva, Carla Silvana de oliveira e, Souza, Lucas Faustino de, Junior, Rene Ferreira da Silva, Oliveira, Suzane Fonseca, Silva, Deiviane Pereira da, Teles, Mariza Alves Barbosa, Teixeira, Nadine Antunes, Dias, Ana Catarina Perez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041
Resumo: Objetivo: Avaliar o nível de estresse de docentes atuantes no ensino superior público. Realizou-se um estudo epidemiológico, transversal e analítico, com docentes atuantes em cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2019. Métodos:  Como instrumento, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas, de formação, trabalho e saúde. Foi realizada a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado. Resultados: Os resultados encontrados pela classificação dos escores totais na Escala de Estresse no Trabalho evidenciaram preponderância de baixo nível de estresse em todas as variáveis analisadas. Os docentes do estudo possuíam baixos níveis de estresse. Conclusão: Conclui-se que os docentes deste estudo apresentaram baixo nível de estresse, entretanto, é indispensável considerar os fatores estressantes desses profissionais a fim de produzir um ambiente favorável à qualidade de vida e do trabalho docente.
id VERACRUZ-0_a6a7d683a94f628942303913caf3deab
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49041
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher educationestresse ocupacionaldocentesaúde do trabalhador.Objetivo: Avaliar o nível de estresse de docentes atuantes no ensino superior público. Realizou-se um estudo epidemiológico, transversal e analítico, com docentes atuantes em cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2019. Métodos:  Como instrumento, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas, de formação, trabalho e saúde. Foi realizada a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado. Resultados: Os resultados encontrados pela classificação dos escores totais na Escala de Estresse no Trabalho evidenciaram preponderância de baixo nível de estresse em todas as variáveis analisadas. Os docentes do estudo possuíam baixos níveis de estresse. Conclusão: Conclui-se que os docentes deste estudo apresentaram baixo nível de estresse, entretanto, é indispensável considerar os fatores estressantes desses profissionais a fim de produzir um ambiente favorável à qualidade de vida e do trabalho docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4904110.34117/bjdv8n6-122Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44486-44498Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44486-44498Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44486-444982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ana Paula de Oliveira NascimentoSiqueira, Leila das GraçasVersiani, Claudia Mendes CamposNunes, Raynara Laurinda NascimentoSilva, Carla Silvana de oliveira eSouza, Lucas Faustino deJunior, Rene Ferreira da SilvaOliveira, Suzane FonsecaSilva, Deiviane Pereira daTeles, Mariza Alves BarbosaTeixeira, Nadine AntunesDias, Ana Catarina Perez2022-06-30T20:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49041Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:33.732869Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
title Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
spellingShingle Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
estresse ocupacional
docente
saúde do trabalhador.
title_short Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
title_full Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
title_fullStr Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
title_full_unstemmed Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
title_sort Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
author Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
author_facet Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
Siqueira, Leila das Graças
Versiani, Claudia Mendes Campos
Nunes, Raynara Laurinda Nascimento
Silva, Carla Silvana de oliveira e
Souza, Lucas Faustino de
Junior, Rene Ferreira da Silva
Oliveira, Suzane Fonseca
Silva, Deiviane Pereira da
Teles, Mariza Alves Barbosa
Teixeira, Nadine Antunes
Dias, Ana Catarina Perez
author_role author
author2 Siqueira, Leila das Graças
Versiani, Claudia Mendes Campos
Nunes, Raynara Laurinda Nascimento
Silva, Carla Silvana de oliveira e
Souza, Lucas Faustino de
Junior, Rene Ferreira da Silva
Oliveira, Suzane Fonseca
Silva, Deiviane Pereira da
Teles, Mariza Alves Barbosa
Teixeira, Nadine Antunes
Dias, Ana Catarina Perez
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
Siqueira, Leila das Graças
Versiani, Claudia Mendes Campos
Nunes, Raynara Laurinda Nascimento
Silva, Carla Silvana de oliveira e
Souza, Lucas Faustino de
Junior, Rene Ferreira da Silva
Oliveira, Suzane Fonseca
Silva, Deiviane Pereira da
Teles, Mariza Alves Barbosa
Teixeira, Nadine Antunes
Dias, Ana Catarina Perez
dc.subject.por.fl_str_mv estresse ocupacional
docente
saúde do trabalhador.
topic estresse ocupacional
docente
saúde do trabalhador.
description Objetivo: Avaliar o nível de estresse de docentes atuantes no ensino superior público. Realizou-se um estudo epidemiológico, transversal e analítico, com docentes atuantes em cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2019. Métodos:  Como instrumento, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas, de formação, trabalho e saúde. Foi realizada a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado. Resultados: Os resultados encontrados pela classificação dos escores totais na Escala de Estresse no Trabalho evidenciaram preponderância de baixo nível de estresse em todas as variáveis analisadas. Os docentes do estudo possuíam baixos níveis de estresse. Conclusão: Conclui-se que os docentes deste estudo apresentaram baixo nível de estresse, entretanto, é indispensável considerar os fatores estressantes desses profissionais a fim de produzir um ambiente favorável à qualidade de vida e do trabalho docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041
10.34117/bjdv8n6-122
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49041/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 44486-44498
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 44486-44498
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 44486-44498
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645601113374720