Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Francisco Daniel Queiroz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte, Gabriel da Silva, Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da, Arruda, José Eduardo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n2-197
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055
Resumo: A partir de 2020 muitas mudanças foram implementadas no setor da educação superior em função da pandemia por Covid-19, sendo necessárias adaptações no processo de ensino-aprendizagem para minimizar perdas na qualidade do processo. Deste modo, os projetos de monitoria mostram-se como ferramentas importantes nesse quesito e, para garantir sua eficiência é necessário a manutenção de um diálogo entre professor e aluno. Deste modo, este estudo visa relatar a experiência a partir da execução de um projeto de monitoria de uma disciplina, e analisar, a partir de perspectivas diferentes, a importância da monitoria, assim como o papel do diálogo, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das percepções de alunos-monitores, professor e alunos-discentes. A perspectiva dos alunos-discentes fora coletada a partir de um questionário online enviado após o término do período letivo. Os professores e alunos discentes evidenciaram diversos problemas inerentes a mudança no formato educacional, tais como: problemas de conexão, falta de participação nas aulas e certo descaso em relação as atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que as metodologias empregadas foram capazes de contornar as problemáticas e garantir a satisfação dos alunos, assim como o êxito do projeto de monitoria. Por fim, é possível determinar que o diálogo entre alunos-discentes e professor, mediado, na sua maior parte, pelos alunos-monitores, foi necessário durante o processo de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_a6c261234c6f57669a7a1cc478f9c53c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44055
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience reportComunicaçãoEnsino-aprendizagemParasitologiaEnsino Remoto.A partir de 2020 muitas mudanças foram implementadas no setor da educação superior em função da pandemia por Covid-19, sendo necessárias adaptações no processo de ensino-aprendizagem para minimizar perdas na qualidade do processo. Deste modo, os projetos de monitoria mostram-se como ferramentas importantes nesse quesito e, para garantir sua eficiência é necessário a manutenção de um diálogo entre professor e aluno. Deste modo, este estudo visa relatar a experiência a partir da execução de um projeto de monitoria de uma disciplina, e analisar, a partir de perspectivas diferentes, a importância da monitoria, assim como o papel do diálogo, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das percepções de alunos-monitores, professor e alunos-discentes. A perspectiva dos alunos-discentes fora coletada a partir de um questionário online enviado após o término do período letivo. Os professores e alunos discentes evidenciaram diversos problemas inerentes a mudança no formato educacional, tais como: problemas de conexão, falta de participação nas aulas e certo descaso em relação as atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que as metodologias empregadas foram capazes de contornar as problemáticas e garantir a satisfação dos alunos, assim como o êxito do projeto de monitoria. Por fim, é possível determinar que o diálogo entre alunos-discentes e professor, mediado, na sua maior parte, pelos alunos-monitores, foi necessário durante o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4405510.34117/bjdv8n2-197Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11430-11439Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11430-11439Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11430-114392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Francisco Daniel QueirozDuarte, Gabriel da SilvaSilva, Alessandra Ribeiro Moraes daArruda, José Eduardo Gomes2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44055Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.200427Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
title Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
spellingShingle Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
Brito, Francisco Daniel Queiroz
Comunicação
Ensino-aprendizagem
Parasitologia
Ensino Remoto.
Brito, Francisco Daniel Queiroz
Comunicação
Ensino-aprendizagem
Parasitologia
Ensino Remoto.
title_short Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
title_full Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
title_fullStr Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
title_full_unstemmed Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
title_sort Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
author Brito, Francisco Daniel Queiroz
author_facet Brito, Francisco Daniel Queiroz
Brito, Francisco Daniel Queiroz
Duarte, Gabriel da Silva
Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da
Arruda, José Eduardo Gomes
Duarte, Gabriel da Silva
Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da
Arruda, José Eduardo Gomes
author_role author
author2 Duarte, Gabriel da Silva
Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da
Arruda, José Eduardo Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Francisco Daniel Queiroz
Duarte, Gabriel da Silva
Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da
Arruda, José Eduardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ensino-aprendizagem
Parasitologia
Ensino Remoto.
topic Comunicação
Ensino-aprendizagem
Parasitologia
Ensino Remoto.
description A partir de 2020 muitas mudanças foram implementadas no setor da educação superior em função da pandemia por Covid-19, sendo necessárias adaptações no processo de ensino-aprendizagem para minimizar perdas na qualidade do processo. Deste modo, os projetos de monitoria mostram-se como ferramentas importantes nesse quesito e, para garantir sua eficiência é necessário a manutenção de um diálogo entre professor e aluno. Deste modo, este estudo visa relatar a experiência a partir da execução de um projeto de monitoria de uma disciplina, e analisar, a partir de perspectivas diferentes, a importância da monitoria, assim como o papel do diálogo, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das percepções de alunos-monitores, professor e alunos-discentes. A perspectiva dos alunos-discentes fora coletada a partir de um questionário online enviado após o término do período letivo. Os professores e alunos discentes evidenciaram diversos problemas inerentes a mudança no formato educacional, tais como: problemas de conexão, falta de participação nas aulas e certo descaso em relação as atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que as metodologias empregadas foram capazes de contornar as problemáticas e garantir a satisfação dos alunos, assim como o êxito do projeto de monitoria. Por fim, é possível determinar que o diálogo entre alunos-discentes e professor, mediado, na sua maior parte, pelos alunos-monitores, foi necessário durante o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055
10.34117/bjdv8n2-197
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11430-11439
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11430-11439
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11430-11439
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183689642049536
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n2-197