Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n2-197 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055 |
Resumo: | A partir de 2020 muitas mudanças foram implementadas no setor da educação superior em função da pandemia por Covid-19, sendo necessárias adaptações no processo de ensino-aprendizagem para minimizar perdas na qualidade do processo. Deste modo, os projetos de monitoria mostram-se como ferramentas importantes nesse quesito e, para garantir sua eficiência é necessário a manutenção de um diálogo entre professor e aluno. Deste modo, este estudo visa relatar a experiência a partir da execução de um projeto de monitoria de uma disciplina, e analisar, a partir de perspectivas diferentes, a importância da monitoria, assim como o papel do diálogo, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das percepções de alunos-monitores, professor e alunos-discentes. A perspectiva dos alunos-discentes fora coletada a partir de um questionário online enviado após o término do período letivo. Os professores e alunos discentes evidenciaram diversos problemas inerentes a mudança no formato educacional, tais como: problemas de conexão, falta de participação nas aulas e certo descaso em relação as atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que as metodologias empregadas foram capazes de contornar as problemáticas e garantir a satisfação dos alunos, assim como o êxito do projeto de monitoria. Por fim, é possível determinar que o diálogo entre alunos-discentes e professor, mediado, na sua maior parte, pelos alunos-monitores, foi necessário durante o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_a6c261234c6f57669a7a1cc478f9c53c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44055 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience reportComunicaçãoEnsino-aprendizagemParasitologiaEnsino Remoto.A partir de 2020 muitas mudanças foram implementadas no setor da educação superior em função da pandemia por Covid-19, sendo necessárias adaptações no processo de ensino-aprendizagem para minimizar perdas na qualidade do processo. Deste modo, os projetos de monitoria mostram-se como ferramentas importantes nesse quesito e, para garantir sua eficiência é necessário a manutenção de um diálogo entre professor e aluno. Deste modo, este estudo visa relatar a experiência a partir da execução de um projeto de monitoria de uma disciplina, e analisar, a partir de perspectivas diferentes, a importância da monitoria, assim como o papel do diálogo, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das percepções de alunos-monitores, professor e alunos-discentes. A perspectiva dos alunos-discentes fora coletada a partir de um questionário online enviado após o término do período letivo. Os professores e alunos discentes evidenciaram diversos problemas inerentes a mudança no formato educacional, tais como: problemas de conexão, falta de participação nas aulas e certo descaso em relação as atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que as metodologias empregadas foram capazes de contornar as problemáticas e garantir a satisfação dos alunos, assim como o êxito do projeto de monitoria. Por fim, é possível determinar que o diálogo entre alunos-discentes e professor, mediado, na sua maior parte, pelos alunos-monitores, foi necessário durante o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4405510.34117/bjdv8n2-197Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11430-11439Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11430-11439Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11430-114392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Francisco Daniel QueirozDuarte, Gabriel da SilvaSilva, Alessandra Ribeiro Moraes daArruda, José Eduardo Gomes2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44055Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.200427Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report |
title |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report |
spellingShingle |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report Brito, Francisco Daniel Queiroz Comunicação Ensino-aprendizagem Parasitologia Ensino Remoto. Brito, Francisco Daniel Queiroz Comunicação Ensino-aprendizagem Parasitologia Ensino Remoto. |
title_short |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report |
title_full |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report |
title_fullStr |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report |
title_full_unstemmed |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report |
title_sort |
Diálogo como ferramenta fundamental na execução do projeto de monitoria: um relato de experiência / Dialogue as a fundamental tool in the execution of the monitoring project: an experience report |
author |
Brito, Francisco Daniel Queiroz |
author_facet |
Brito, Francisco Daniel Queiroz Brito, Francisco Daniel Queiroz Duarte, Gabriel da Silva Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da Arruda, José Eduardo Gomes Duarte, Gabriel da Silva Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da Arruda, José Eduardo Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Gabriel da Silva Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da Arruda, José Eduardo Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Francisco Daniel Queiroz Duarte, Gabriel da Silva Silva, Alessandra Ribeiro Moraes da Arruda, José Eduardo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ensino-aprendizagem Parasitologia Ensino Remoto. |
topic |
Comunicação Ensino-aprendizagem Parasitologia Ensino Remoto. |
description |
A partir de 2020 muitas mudanças foram implementadas no setor da educação superior em função da pandemia por Covid-19, sendo necessárias adaptações no processo de ensino-aprendizagem para minimizar perdas na qualidade do processo. Deste modo, os projetos de monitoria mostram-se como ferramentas importantes nesse quesito e, para garantir sua eficiência é necessário a manutenção de um diálogo entre professor e aluno. Deste modo, este estudo visa relatar a experiência a partir da execução de um projeto de monitoria de uma disciplina, e analisar, a partir de perspectivas diferentes, a importância da monitoria, assim como o papel do diálogo, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das percepções de alunos-monitores, professor e alunos-discentes. A perspectiva dos alunos-discentes fora coletada a partir de um questionário online enviado após o término do período letivo. Os professores e alunos discentes evidenciaram diversos problemas inerentes a mudança no formato educacional, tais como: problemas de conexão, falta de participação nas aulas e certo descaso em relação as atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que as metodologias empregadas foram capazes de contornar as problemáticas e garantir a satisfação dos alunos, assim como o êxito do projeto de monitoria. Por fim, é possível determinar que o diálogo entre alunos-discentes e professor, mediado, na sua maior parte, pelos alunos-monitores, foi necessário durante o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055 10.34117/bjdv8n2-197 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44055/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11430-11439 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11430-11439 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11430-11439 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183689642049536 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-197 |