Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabelly Raiane Silva dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-844
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14235
Resumo: A teoria da complexidade procura estudar sistemas dinâmicos e seus componentes. Sem precisar de uma liderança central, esses conseguem se agregar e fazer parte de uma organização coerente. O crescimento de trabalhos sob a luz desta teoria contribui para compreender o ensino e a aprendizagem de línguas a partir de um novo prisma. Esta pesquisa teve como objetivo expor aspectos que evidenciem a relação do paradigma da complexidade com as trajetórias de aprendizagem de línguas estrangeiras. Por essa razão, o foco foi voltado para dois elementos presentes nas bases teóricas do estudo: emergência e bacias atratoras. Esta pesquisa, a qual está embasada em autores como Larsen-Freeman (1997), Martins e Braga (2007), Carson e Mynard (2012) e Paiva (2014), procura expor momentos da trajetória de aprendizagem de duas estudantes de inglês. Para coletar dados e consolidar a investigação, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro, prática cujo objetivo é promover a autonomia do estudante e elevar seu grau de motivação. Para esta discussão, foram explorados dados qualitativos tais como entrevistas, narrativas e relatos orais. Os resultados mostraram que se tornou evidente que a compreensão de um sistema de aprendizagem nos permite constatar de maneira holística a relação da aquisição de segunda língua com o paradigma da complexidade.
id VERACRUZ-0_a83dbeaeb43ba2270b8c088d8eb7251c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14235
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment AreasBacia atratoraEmergênciaParadigma da complexidade.A teoria da complexidade procura estudar sistemas dinâmicos e seus componentes. Sem precisar de uma liderança central, esses conseguem se agregar e fazer parte de uma organização coerente. O crescimento de trabalhos sob a luz desta teoria contribui para compreender o ensino e a aprendizagem de línguas a partir de um novo prisma. Esta pesquisa teve como objetivo expor aspectos que evidenciem a relação do paradigma da complexidade com as trajetórias de aprendizagem de línguas estrangeiras. Por essa razão, o foco foi voltado para dois elementos presentes nas bases teóricas do estudo: emergência e bacias atratoras. Esta pesquisa, a qual está embasada em autores como Larsen-Freeman (1997), Martins e Braga (2007), Carson e Mynard (2012) e Paiva (2014), procura expor momentos da trajetória de aprendizagem de duas estudantes de inglês. Para coletar dados e consolidar a investigação, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro, prática cujo objetivo é promover a autonomia do estudante e elevar seu grau de motivação. Para esta discussão, foram explorados dados qualitativos tais como entrevistas, narrativas e relatos orais. Os resultados mostraram que se tornou evidente que a compreensão de um sistema de aprendizagem nos permite constatar de maneira holística a relação da aquisição de segunda língua com o paradigma da complexidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1423510.34117/bjdv6n7-844Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 53528-53537Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 53528-53537Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 53528-535372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14235/11854Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isabelly Raiane Silva dos2020-08-11T15:17:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14235Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:31.962139Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
title Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
spellingShingle Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
Santos, Isabelly Raiane Silva dos
Bacia atratora
Emergência
Paradigma da complexidade.
Santos, Isabelly Raiane Silva dos
Bacia atratora
Emergência
Paradigma da complexidade.
title_short Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
title_full Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
title_fullStr Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
title_full_unstemmed Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
title_sort Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
author Santos, Isabelly Raiane Silva dos
author_facet Santos, Isabelly Raiane Silva dos
Santos, Isabelly Raiane Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isabelly Raiane Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Bacia atratora
Emergência
Paradigma da complexidade.
topic Bacia atratora
Emergência
Paradigma da complexidade.
description A teoria da complexidade procura estudar sistemas dinâmicos e seus componentes. Sem precisar de uma liderança central, esses conseguem se agregar e fazer parte de uma organização coerente. O crescimento de trabalhos sob a luz desta teoria contribui para compreender o ensino e a aprendizagem de línguas a partir de um novo prisma. Esta pesquisa teve como objetivo expor aspectos que evidenciem a relação do paradigma da complexidade com as trajetórias de aprendizagem de línguas estrangeiras. Por essa razão, o foco foi voltado para dois elementos presentes nas bases teóricas do estudo: emergência e bacias atratoras. Esta pesquisa, a qual está embasada em autores como Larsen-Freeman (1997), Martins e Braga (2007), Carson e Mynard (2012) e Paiva (2014), procura expor momentos da trajetória de aprendizagem de duas estudantes de inglês. Para coletar dados e consolidar a investigação, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro, prática cujo objetivo é promover a autonomia do estudante e elevar seu grau de motivação. Para esta discussão, foram explorados dados qualitativos tais como entrevistas, narrativas e relatos orais. Os resultados mostraram que se tornou evidente que a compreensão de um sistema de aprendizagem nos permite constatar de maneira holística a relação da aquisição de segunda língua com o paradigma da complexidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14235
10.34117/bjdv6n7-844
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14235
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14235/11854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 53528-53537
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 53528-53537
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 53528-53537
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183783035568128
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-844