Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment Areas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-844 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14235 |
Resumo: | A teoria da complexidade procura estudar sistemas dinâmicos e seus componentes. Sem precisar de uma liderança central, esses conseguem se agregar e fazer parte de uma organização coerente. O crescimento de trabalhos sob a luz desta teoria contribui para compreender o ensino e a aprendizagem de línguas a partir de um novo prisma. Esta pesquisa teve como objetivo expor aspectos que evidenciem a relação do paradigma da complexidade com as trajetórias de aprendizagem de línguas estrangeiras. Por essa razão, o foco foi voltado para dois elementos presentes nas bases teóricas do estudo: emergência e bacias atratoras. Esta pesquisa, a qual está embasada em autores como Larsen-Freeman (1997), Martins e Braga (2007), Carson e Mynard (2012) e Paiva (2014), procura expor momentos da trajetória de aprendizagem de duas estudantes de inglês. Para coletar dados e consolidar a investigação, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro, prática cujo objetivo é promover a autonomia do estudante e elevar seu grau de motivação. Para esta discussão, foram explorados dados qualitativos tais como entrevistas, narrativas e relatos orais. Os resultados mostraram que se tornou evidente que a compreensão de um sistema de aprendizagem nos permite constatar de maneira holística a relação da aquisição de segunda língua com o paradigma da complexidade. |
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Aprendizagem e o Paradigma da Complexidade: A relação entre Aconselhamento Linguageiro, Emergência e Bacias Atratoras / Learning and the Complexity Paradigm: The relationship between Language Counseling, Emergency and Catchment AreasBacia atratoraEmergênciaParadigma da complexidade.A teoria da complexidade procura estudar sistemas dinâmicos e seus componentes. Sem precisar de uma liderança central, esses conseguem se agregar e fazer parte de uma organização coerente. O crescimento de trabalhos sob a luz desta teoria contribui para compreender o ensino e a aprendizagem de línguas a partir de um novo prisma. Esta pesquisa teve como objetivo expor aspectos que evidenciem a relação do paradigma da complexidade com as trajetórias de aprendizagem de línguas estrangeiras. Por essa razão, o foco foi voltado para dois elementos presentes nas bases teóricas do estudo: emergência e bacias atratoras. Esta pesquisa, a qual está embasada em autores como Larsen-Freeman (1997), Martins e Braga (2007), Carson e Mynard (2012) e Paiva (2014), procura expor momentos da trajetória de aprendizagem de duas estudantes de inglês. Para coletar dados e consolidar a investigação, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro, prática cujo objetivo é promover a autonomia do estudante e elevar seu grau de motivação. Para esta discussão, foram explorados dados qualitativos tais como entrevistas, narrativas e relatos orais. Os resultados mostraram que se tornou evidente que a compreensão de um sistema de aprendizagem nos permite constatar de maneira holística a relação da aquisição de segunda língua com o paradigma da complexidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1423510.34117/bjdv6n7-844Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 53528-53537Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 53528-53537Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 53528-535372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14235/11854Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isabelly Raiane Silva dos2020-08-11T15:17:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14235Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:31.962139Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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A teoria da complexidade procura estudar sistemas dinâmicos e seus componentes. Sem precisar de uma liderança central, esses conseguem se agregar e fazer parte de uma organização coerente. O crescimento de trabalhos sob a luz desta teoria contribui para compreender o ensino e a aprendizagem de línguas a partir de um novo prisma. Esta pesquisa teve como objetivo expor aspectos que evidenciem a relação do paradigma da complexidade com as trajetórias de aprendizagem de línguas estrangeiras. Por essa razão, o foco foi voltado para dois elementos presentes nas bases teóricas do estudo: emergência e bacias atratoras. Esta pesquisa, a qual está embasada em autores como Larsen-Freeman (1997), Martins e Braga (2007), Carson e Mynard (2012) e Paiva (2014), procura expor momentos da trajetória de aprendizagem de duas estudantes de inglês. Para coletar dados e consolidar a investigação, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro, prática cujo objetivo é promover a autonomia do estudante e elevar seu grau de motivação. Para esta discussão, foram explorados dados qualitativos tais como entrevistas, narrativas e relatos orais. Os resultados mostraram que se tornou evidente que a compreensão de um sistema de aprendizagem nos permite constatar de maneira holística a relação da aquisição de segunda língua com o paradigma da complexidade. |
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