Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Mestrando Sebastião Maurício
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41727
Resumo: O método hermenêutico surge como uma possibilidade de mudar meus próprios métodos, de rígidos para algo mais flexível, uma proposta de aula dialógica deixava ser impossível para o possível. Ao demonstrar o diálogo como método pedagógico que poderá corroborar na construção do conhecimento filosófico em sala de aula. O diálogo como uma tentativa de prática pedagógica, tem como objetivo deixar nos discentes uma marca, um conhecimento transformador.
id VERACRUZ-0_a8cc57d5305877b048aa245505607b5e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41727
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspectiveHermenêuticaDiálogoMétodo.O método hermenêutico surge como uma possibilidade de mudar meus próprios métodos, de rígidos para algo mais flexível, uma proposta de aula dialógica deixava ser impossível para o possível. Ao demonstrar o diálogo como método pedagógico que poderá corroborar na construção do conhecimento filosófico em sala de aula. O diálogo como uma tentativa de prática pedagógica, tem como objetivo deixar nos discentes uma marca, um conhecimento transformador.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4172710.34117/bjdv7n12-613Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119318-119325Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119318-119325Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119318-1193252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41727/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo, Mestrando Sebastião Maurício2022-04-12T00:07:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41727Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:38.878980Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
title Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
spellingShingle Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
de Melo, Mestrando Sebastião Maurício
Hermenêutica
Diálogo
Método.
title_short Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
title_full Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
title_fullStr Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
title_full_unstemmed Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
title_sort Diálogos filosóficos: Abordagem metodológica para o ensino de filosofia na perspectiva filosófica de Gadamer / Philosophical dialogues: Methodological approach for teaching philosophy from Gadamer's philosophical perspective
author de Melo, Mestrando Sebastião Maurício
author_facet de Melo, Mestrando Sebastião Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo, Mestrando Sebastião Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica
Diálogo
Método.
topic Hermenêutica
Diálogo
Método.
description O método hermenêutico surge como uma possibilidade de mudar meus próprios métodos, de rígidos para algo mais flexível, uma proposta de aula dialógica deixava ser impossível para o possível. Ao demonstrar o diálogo como método pedagógico que poderá corroborar na construção do conhecimento filosófico em sala de aula. O diálogo como uma tentativa de prática pedagógica, tem como objetivo deixar nos discentes uma marca, um conhecimento transformador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41727
10.34117/bjdv7n12-613
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41727
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41727/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119318-119325
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119318-119325
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119318-119325
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645574795165696