Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Milena Fabiani
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Cristina Vitorino, Panizzon, Andressa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41087
Resumo: O concreto de alta resistência (CAR) apresenta uma microestrutura mais densa, devido à baixa relação água/cimento, presença de adições minerais e elevado consumo de cimento, dessa forma, sua matriz torna-se menos permeável e mais resistente. Essas particularidades que o fazem tão vantajoso também trazem prejuízos, uma vez que o concreto torna-se mais suscetível ao desenvolvimento de fissuração frágil se comparado ao concreto convencional.  Quando exposto a altas temperaturas, o compósito tende a sofrer alterações físicas, químicas e mecânicas que comprometem a estabilidade e a resistência mecânica dos elementos estruturais. Nesse contexto, será agregado ao CAR (fck de 55 MPa), fibras de Politereftalato de Etileno (PET), com o intuito de retardar o risco de colapso da estrutura pela formação de uma rede de canais que facilitam a fuga do vapor d´água, reduzindo a poro-pressão no interior do elemento estrutural. Através do ensaio de resistência à compressão de corpos de prova submetidos a diferentes temperaturas e tempos de exposição, sem e com adição (teor fixo de 0,5 %), concluiu-se que o valor da resistência à compressão do concreto decresce a medida que ocorre aumento da temperatura e do tempo de exposição. Por outro lado, a adição elimina os danos apresentados pelos CP’s sem fibra nos corpos de prova sujeitos a 400 ºC e 800 ºC, indicando que o derretimento do PET aumentou a porosidade do material e minimizou os danos causados pela poro-pressão, sendo uma alternativa eficiente para redução do fenômeno spalling, além de contribuir para o reaproveitamento de resíduos por meio da redução do descarte inadequado deste material que ocasionaria impactos ambientais.
id VERACRUZ-0_aaa952c4dab095a91fe911b341f902e6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41087
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperaturesConcreto de Alta ResistênciaspallingFibras de Politereftalato de Etileno.O concreto de alta resistência (CAR) apresenta uma microestrutura mais densa, devido à baixa relação água/cimento, presença de adições minerais e elevado consumo de cimento, dessa forma, sua matriz torna-se menos permeável e mais resistente. Essas particularidades que o fazem tão vantajoso também trazem prejuízos, uma vez que o concreto torna-se mais suscetível ao desenvolvimento de fissuração frágil se comparado ao concreto convencional.  Quando exposto a altas temperaturas, o compósito tende a sofrer alterações físicas, químicas e mecânicas que comprometem a estabilidade e a resistência mecânica dos elementos estruturais. Nesse contexto, será agregado ao CAR (fck de 55 MPa), fibras de Politereftalato de Etileno (PET), com o intuito de retardar o risco de colapso da estrutura pela formação de uma rede de canais que facilitam a fuga do vapor d´água, reduzindo a poro-pressão no interior do elemento estrutural. Através do ensaio de resistência à compressão de corpos de prova submetidos a diferentes temperaturas e tempos de exposição, sem e com adição (teor fixo de 0,5 %), concluiu-se que o valor da resistência à compressão do concreto decresce a medida que ocorre aumento da temperatura e do tempo de exposição. Por outro lado, a adição elimina os danos apresentados pelos CP’s sem fibra nos corpos de prova sujeitos a 400 ºC e 800 ºC, indicando que o derretimento do PET aumentou a porosidade do material e minimizou os danos causados pela poro-pressão, sendo uma alternativa eficiente para redução do fenômeno spalling, além de contribuir para o reaproveitamento de resíduos por meio da redução do descarte inadequado deste material que ocasionaria impactos ambientais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4108710.34117/bjdv7n12-352Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 115460-115475Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 115460-115475Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 115460-1154752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41087/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Milena Fabianida Silva, Cristina VitorinoPanizzon, Andressa2022-04-12T00:06:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41087Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:23.612354Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
title Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
spellingShingle Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
Pinto, Milena Fabiani
Concreto de Alta Resistência
spalling
Fibras de Politereftalato de Etileno.
title_short Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
title_full Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
title_fullStr Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
title_full_unstemmed Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
title_sort Análise do concreto de alta resistência (CAR) com adição de fibras de politereftalato de etileno (PET) submetido a altas temperaturas / Analysis of high strength concrete (CAR) with added polyethylene terephthalate (PET) fibers submitted to high temperatures
author Pinto, Milena Fabiani
author_facet Pinto, Milena Fabiani
da Silva, Cristina Vitorino
Panizzon, Andressa
author_role author
author2 da Silva, Cristina Vitorino
Panizzon, Andressa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Milena Fabiani
da Silva, Cristina Vitorino
Panizzon, Andressa
dc.subject.por.fl_str_mv Concreto de Alta Resistência
spalling
Fibras de Politereftalato de Etileno.
topic Concreto de Alta Resistência
spalling
Fibras de Politereftalato de Etileno.
description O concreto de alta resistência (CAR) apresenta uma microestrutura mais densa, devido à baixa relação água/cimento, presença de adições minerais e elevado consumo de cimento, dessa forma, sua matriz torna-se menos permeável e mais resistente. Essas particularidades que o fazem tão vantajoso também trazem prejuízos, uma vez que o concreto torna-se mais suscetível ao desenvolvimento de fissuração frágil se comparado ao concreto convencional.  Quando exposto a altas temperaturas, o compósito tende a sofrer alterações físicas, químicas e mecânicas que comprometem a estabilidade e a resistência mecânica dos elementos estruturais. Nesse contexto, será agregado ao CAR (fck de 55 MPa), fibras de Politereftalato de Etileno (PET), com o intuito de retardar o risco de colapso da estrutura pela formação de uma rede de canais que facilitam a fuga do vapor d´água, reduzindo a poro-pressão no interior do elemento estrutural. Através do ensaio de resistência à compressão de corpos de prova submetidos a diferentes temperaturas e tempos de exposição, sem e com adição (teor fixo de 0,5 %), concluiu-se que o valor da resistência à compressão do concreto decresce a medida que ocorre aumento da temperatura e do tempo de exposição. Por outro lado, a adição elimina os danos apresentados pelos CP’s sem fibra nos corpos de prova sujeitos a 400 ºC e 800 ºC, indicando que o derretimento do PET aumentou a porosidade do material e minimizou os danos causados pela poro-pressão, sendo uma alternativa eficiente para redução do fenômeno spalling, além de contribuir para o reaproveitamento de resíduos por meio da redução do descarte inadequado deste material que ocasionaria impactos ambientais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41087
10.34117/bjdv7n12-352
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41087
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41087/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 115460-115475
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 115460-115475
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 115460-115475
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645573012586496