Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4289 |
Resumo: | O presente ensaio teórico se originou das nossas ações de pesquisa e Extensão junto a Universidade Federal de Goiás, atuando em dez cursos de formação de professores. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: em que a formação docente pode contribuir para a redução das desigualdades na ciência, quando essa se refere a escolarização dos estudantes com deficiência nos diversos níveis do ensino? Assim, os objetivos que buscamos alcançar foram: apontar as contribuições da formação docente para a redução das desigualdades sócio educacionais nas ciências; discutir as razões pelas quais, a ciência ainda não se faz presente para todas as pessoas; identificar as causas políticas, nas quais a produção das ciências ainda não se configura para indígenas, quilombolas, despossuídos sociais e pessoas com deficiência nos diferentes níveis escolares. A metodologia utilizada versou sobre a pesquisa qualitativa, apoiando-nos em referenciais bibliográficos e documentos oficiais. As bases teóricas nos permitiram aferir que são grandes os desafios que a universidade tem pela frente para reduzir as desigualdades sociais envolvendo negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências. Os resultados nos mostraram que é veemente a necessidade de formação de professores para a redução das desigualdades. Consideramos relevante investir nos cursos de formação de professores nas universidades. |
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Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidadFormação docente. Construção da ciência. Desigualdade social.O presente ensaio teórico se originou das nossas ações de pesquisa e Extensão junto a Universidade Federal de Goiás, atuando em dez cursos de formação de professores. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: em que a formação docente pode contribuir para a redução das desigualdades na ciência, quando essa se refere a escolarização dos estudantes com deficiência nos diversos níveis do ensino? Assim, os objetivos que buscamos alcançar foram: apontar as contribuições da formação docente para a redução das desigualdades sócio educacionais nas ciências; discutir as razões pelas quais, a ciência ainda não se faz presente para todas as pessoas; identificar as causas políticas, nas quais a produção das ciências ainda não se configura para indígenas, quilombolas, despossuídos sociais e pessoas com deficiência nos diferentes níveis escolares. A metodologia utilizada versou sobre a pesquisa qualitativa, apoiando-nos em referenciais bibliográficos e documentos oficiais. As bases teóricas nos permitiram aferir que são grandes os desafios que a universidade tem pela frente para reduzir as desigualdades sociais envolvendo negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências. Os resultados nos mostraram que é veemente a necessidade de formação de professores para a redução das desigualdades. Consideramos relevante investir nos cursos de formação de professores nas universidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/428910.34117/bjdv5n11-4289Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 22918-22923Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 22918-22923Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 22918-229232525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4289/4035Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Vanderlei BalbinoLima, Adrielle Martins2021-02-15T12:36:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4289Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:44.248691Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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