Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vanderlei Balbino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Adrielle Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4289
Resumo: O presente ensaio teórico se originou das nossas ações de pesquisa e Extensão junto a Universidade Federal de Goiás, atuando em dez cursos de formação de professores. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: em que a formação docente pode contribuir para a redução das desigualdades na ciência, quando essa se refere a escolarização dos estudantes com deficiência nos diversos níveis do ensino? Assim, os objetivos que buscamos alcançar foram: apontar as contribuições da formação docente para a redução das desigualdades sócio educacionais nas ciências; discutir as razões pelas quais, a ciência ainda não se faz presente para todas as pessoas; identificar as causas políticas, nas quais a produção das ciências ainda não se configura para indígenas, quilombolas, despossuídos sociais e pessoas com deficiência nos diferentes níveis escolares.  A metodologia utilizada versou sobre a pesquisa qualitativa, apoiando-nos em referenciais bibliográficos e documentos oficiais. As bases teóricas nos permitiram aferir que são grandes os desafios que a universidade tem pela frente para reduzir as desigualdades sociais envolvendo negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências. Os resultados nos mostraram que é veemente a necessidade de formação de professores para a redução das desigualdades. Consideramos relevante investir nos cursos de formação de professores nas universidades. 
id VERACRUZ-0_ac3676e3d781a1856b4d46ec99e0b309
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4289
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidadFormação docente. Construção da ciência. Desigualdade social.O presente ensaio teórico se originou das nossas ações de pesquisa e Extensão junto a Universidade Federal de Goiás, atuando em dez cursos de formação de professores. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: em que a formação docente pode contribuir para a redução das desigualdades na ciência, quando essa se refere a escolarização dos estudantes com deficiência nos diversos níveis do ensino? Assim, os objetivos que buscamos alcançar foram: apontar as contribuições da formação docente para a redução das desigualdades sócio educacionais nas ciências; discutir as razões pelas quais, a ciência ainda não se faz presente para todas as pessoas; identificar as causas políticas, nas quais a produção das ciências ainda não se configura para indígenas, quilombolas, despossuídos sociais e pessoas com deficiência nos diferentes níveis escolares.  A metodologia utilizada versou sobre a pesquisa qualitativa, apoiando-nos em referenciais bibliográficos e documentos oficiais. As bases teóricas nos permitiram aferir que são grandes os desafios que a universidade tem pela frente para reduzir as desigualdades sociais envolvendo negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências. Os resultados nos mostraram que é veemente a necessidade de formação de professores para a redução das desigualdades. Consideramos relevante investir nos cursos de formação de professores nas universidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/428910.34117/bjdv5n11-4289Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 22918-22923Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 22918-22923Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 22918-229232525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4289/4035Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Vanderlei BalbinoLima, Adrielle Martins2021-02-15T12:36:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4289Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:44.248691Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
title Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
spellingShingle Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
Costa, Vanderlei Balbino
Formação docente. Construção da ciência. Desigualdade social.
title_short Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
title_full Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
title_fullStr Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
title_full_unstemmed Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
title_sort Contribuição da ciência e da formação docente para a redução das desigualdades sociais às pessoas com deficiência/Contribución de la ciencia y de la formación docente para reducir las desigualdades sociales para personas con discapacidad
author Costa, Vanderlei Balbino
author_facet Costa, Vanderlei Balbino
Lima, Adrielle Martins
author_role author
author2 Lima, Adrielle Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vanderlei Balbino
Lima, Adrielle Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Construção da ciência. Desigualdade social.
topic Formação docente. Construção da ciência. Desigualdade social.
description O presente ensaio teórico se originou das nossas ações de pesquisa e Extensão junto a Universidade Federal de Goiás, atuando em dez cursos de formação de professores. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: em que a formação docente pode contribuir para a redução das desigualdades na ciência, quando essa se refere a escolarização dos estudantes com deficiência nos diversos níveis do ensino? Assim, os objetivos que buscamos alcançar foram: apontar as contribuições da formação docente para a redução das desigualdades sócio educacionais nas ciências; discutir as razões pelas quais, a ciência ainda não se faz presente para todas as pessoas; identificar as causas políticas, nas quais a produção das ciências ainda não se configura para indígenas, quilombolas, despossuídos sociais e pessoas com deficiência nos diferentes níveis escolares.  A metodologia utilizada versou sobre a pesquisa qualitativa, apoiando-nos em referenciais bibliográficos e documentos oficiais. As bases teóricas nos permitiram aferir que são grandes os desafios que a universidade tem pela frente para reduzir as desigualdades sociais envolvendo negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências. Os resultados nos mostraram que é veemente a necessidade de formação de professores para a redução das desigualdades. Consideramos relevante investir nos cursos de formação de professores nas universidades. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4289
10.34117/bjdv5n11-4289
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4289
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-4289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4289/4035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 22918-22923
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 22918-22923
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 22918-22923
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645428173832192