Transtornos mentais e o impacto acadêmico em estudantes de medicina submetidos ao método de aprendizado baseado em problemas / Mental disorders and the academic impact on medical students submitted to the problem-based learning method
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n8-488 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34785 |
Resumo: | Introdução: A saúde mental dos estudantes de medicina é motivo de preocupação devido a fatores estressantes como carga horaria intensa, bastante conteúdo teórico prático e metodologia de ensino diferente do habitual. O PBL traz o discente como centro do processo ensino-aprendizagem contribuindo para sua formação. No entanto, os alunos estão sujeitos a desenvolver transtornos mentais comuns como TAG, depressão, TDAH e fobia social. Objetivo: Reconhecer a presença de transtornos mentais comuns em estudantes de Medicina que estão sujeitos ao método de ensino e aprendizagem baseada em problemas, no estado de Sergipe. Método: Estudo clínico, não experimental, exploratório, transversal, descritivo e de abordagem analítica quantitativa. Obtivemos uma amostra de 323 estudantes de medicina do estado de Sergipe, submetidos ao método PBL. Resultados: Em relação ao total de entrevistados, cerca de 37% da amostra acreditavam possuir algum tipo de transtorno psíquico. A respeito dos que realmente foram diagnosticados por especialistas da área, tem-se TAG (8,35%), TDAH (2,17%), Depressão (2,17%) e cerca de 31% dos estudantes foram diagnosticados com algum grau de Fobia Social. Além disso, o sexo feminino prevaleceu em todos os transtornos abordados, exceto TDAH. Com relação a desistência do curso, constatou-se que os alunos com sintomas depressivos são os que mais pensaram nesta possibilidade; já em relação a sentir-se humilhado ou envergonhado prevaleceu a fobia social. Conclusão: Com base nas constatações desse estudo, transtornos psíquicos como TAG, depressão, TDAH e fobia social mostraram-se presentes na vida dos acadêmicos de medicina e por isso merecem atenção. |
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Transtornos mentais e o impacto acadêmico em estudantes de medicina submetidos ao método de aprendizado baseado em problemas / Mental disorders and the academic impact on medical students submitted to the problem-based learning methodTranstornos MentaisEstudantes De MedicinaAprendizagem Baseada Em Problemas.Introdução: A saúde mental dos estudantes de medicina é motivo de preocupação devido a fatores estressantes como carga horaria intensa, bastante conteúdo teórico prático e metodologia de ensino diferente do habitual. O PBL traz o discente como centro do processo ensino-aprendizagem contribuindo para sua formação. No entanto, os alunos estão sujeitos a desenvolver transtornos mentais comuns como TAG, depressão, TDAH e fobia social. Objetivo: Reconhecer a presença de transtornos mentais comuns em estudantes de Medicina que estão sujeitos ao método de ensino e aprendizagem baseada em problemas, no estado de Sergipe. Método: Estudo clínico, não experimental, exploratório, transversal, descritivo e de abordagem analítica quantitativa. Obtivemos uma amostra de 323 estudantes de medicina do estado de Sergipe, submetidos ao método PBL. Resultados: Em relação ao total de entrevistados, cerca de 37% da amostra acreditavam possuir algum tipo de transtorno psíquico. A respeito dos que realmente foram diagnosticados por especialistas da área, tem-se TAG (8,35%), TDAH (2,17%), Depressão (2,17%) e cerca de 31% dos estudantes foram diagnosticados com algum grau de Fobia Social. Além disso, o sexo feminino prevaleceu em todos os transtornos abordados, exceto TDAH. Com relação a desistência do curso, constatou-se que os alunos com sintomas depressivos são os que mais pensaram nesta possibilidade; já em relação a sentir-se humilhado ou envergonhado prevaleceu a fobia social. Conclusão: Com base nas constatações desse estudo, transtornos psíquicos como TAG, depressão, TDAH e fobia social mostraram-se presentes na vida dos acadêmicos de medicina e por isso merecem atenção.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3478510.34117/bjdv7n8-488Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83040-83056Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83040-83056Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83040-830562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34785/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Danilo José de Andrade SantosBomfim Neto, RaulSilveira, Kamila Maria de Andrade Santosdos Santos Júnior, Eusébio LinoFerro Neto, Paulo MilhomemPimentel, Déborah2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34785Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:13.083983Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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