Estratégias utilizadas para a gestão do conhecimento em observatórios: uma revisão de escopo/ Strategies used for knowledge management in observatories: a scoping review
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39112 |
Resumo: | A presente revisão de escopo visa identificar as estratégias adotadas pelos autores para a gestão do conhecimento em Observatórios. Observatórios, de acordo com a literatura, são espaços destinados a análise e interpretação de diferentes informações, disponibilizando-as de forma estruturada para organizações, instuições de educação e de pesquisa como suporte a tomada de decisão. Para esta revisão, a busca foi realizada no Banco Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da Universiade Federal de Santa Catarina, e não foram considerados outros estudos advindos de bases de dados científicas e no formato de artigos. Todos os estudos que possuíam o termo observatório no título foram considerados para verificação da elegibilidade. Os dados foram coletados e discutidos por dois revisores independentes. Os 56 estudos incluídos apresentaram informações que contribuem com a criação do conhecimento em universidades, institutos de pesquisa e organizações. As medidas descritas pela maioria dos estudos estão relacionadas a informações que possam subsidiar a tomada de decisão, a partir do uso da tecnologia e com resultados disponibilizados em plataformas digitais. |
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Estratégias utilizadas para a gestão do conhecimento em observatórios: uma revisão de escopo/ Strategies used for knowledge management in observatories: a scoping reviewObservatórios. Informação. Gestão do conhecimento. Organizações. Universidades.A presente revisão de escopo visa identificar as estratégias adotadas pelos autores para a gestão do conhecimento em Observatórios. Observatórios, de acordo com a literatura, são espaços destinados a análise e interpretação de diferentes informações, disponibilizando-as de forma estruturada para organizações, instuições de educação e de pesquisa como suporte a tomada de decisão. Para esta revisão, a busca foi realizada no Banco Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da Universiade Federal de Santa Catarina, e não foram considerados outros estudos advindos de bases de dados científicas e no formato de artigos. Todos os estudos que possuíam o termo observatório no título foram considerados para verificação da elegibilidade. Os dados foram coletados e discutidos por dois revisores independentes. Os 56 estudos incluídos apresentaram informações que contribuem com a criação do conhecimento em universidades, institutos de pesquisa e organizações. As medidas descritas pela maioria dos estudos estão relacionadas a informações que possam subsidiar a tomada de decisão, a partir do uso da tecnologia e com resultados disponibilizados em plataformas digitais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3911210.34117/bjdv7n11-081Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 109253-109264Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 109253-109264Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 109253-1092642525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39112/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanto, Cleunisse Aparecida Rauen de LucaBastos, Rogério Cid2021-12-01T11:17:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39112Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:34.415388Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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