Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Emelly Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807
Resumo: A procura pela criação de tecnologias sustentáveis e a adoção de estratégias ecologicamente corretas constituem apenas algumas das maneiras pelas quais a Engenharia Mecânica pode desempenhar um papel essencial na busca pelo equilíbrio entre o progresso tecnológico e a preservação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos quanto às aulas de educação ambiental no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nas faculdades de engenharia é comum que a disciplina de Meio Ambiente seja introduzida no início do curso, abordando apenas os conceitos ambientais anteriormente adquiridos durante o ensino médio. Os resultados obtidos revelaram que a maior porcentagem dos estudantes iniciantes (29,9 %) e residentes (36,4 %) no curso, consideram ter sido pouco influenciados pela disciplina. Essa observação demonstra a necessidade de estabelecer uma conexão, entre o estudo técnico e ambiental, que possa enriquecer a experiência educacional dos alunos. Conclui-se que a disciplina de Meio Ambiente, quando estrategicamente posicionada, pode influenciar uma nova geração de engenheiros dedicados à sustentabilidade, fortalecendo a sensibilização ambiental ao longo da formação acadêmica.
id VERACRUZ-0_ae5c8f5dfa2439a846bfc04c66d3d3e1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66807
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveismeio ambienteconscientizaçãoEngenharia MecânicaA procura pela criação de tecnologias sustentáveis e a adoção de estratégias ecologicamente corretas constituem apenas algumas das maneiras pelas quais a Engenharia Mecânica pode desempenhar um papel essencial na busca pelo equilíbrio entre o progresso tecnológico e a preservação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos quanto às aulas de educação ambiental no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nas faculdades de engenharia é comum que a disciplina de Meio Ambiente seja introduzida no início do curso, abordando apenas os conceitos ambientais anteriormente adquiridos durante o ensino médio. Os resultados obtidos revelaram que a maior porcentagem dos estudantes iniciantes (29,9 %) e residentes (36,4 %) no curso, consideram ter sido pouco influenciados pela disciplina. Essa observação demonstra a necessidade de estabelecer uma conexão, entre o estudo técnico e ambiental, que possa enriquecer a experiência educacional dos alunos. Conclui-se que a disciplina de Meio Ambiente, quando estrategicamente posicionada, pode influenciar uma nova geração de engenheiros dedicados à sustentabilidade, fortalecendo a sensibilização ambiental ao longo da formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6680710.34117/bjdv10n1-138Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2253-2265Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2253-2265Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2253-22652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807/47632Mendes, Emelly Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-02T13:18:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66807Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:56.295415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
title Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
spellingShingle Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
Mendes, Emelly Silva
meio ambiente
conscientização
Engenharia Mecânica
title_short Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
title_full Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
title_fullStr Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
title_full_unstemmed Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
title_sort Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
author Mendes, Emelly Silva
author_facet Mendes, Emelly Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Emelly Silva
dc.subject.por.fl_str_mv meio ambiente
conscientização
Engenharia Mecânica
topic meio ambiente
conscientização
Engenharia Mecânica
description A procura pela criação de tecnologias sustentáveis e a adoção de estratégias ecologicamente corretas constituem apenas algumas das maneiras pelas quais a Engenharia Mecânica pode desempenhar um papel essencial na busca pelo equilíbrio entre o progresso tecnológico e a preservação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos quanto às aulas de educação ambiental no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nas faculdades de engenharia é comum que a disciplina de Meio Ambiente seja introduzida no início do curso, abordando apenas os conceitos ambientais anteriormente adquiridos durante o ensino médio. Os resultados obtidos revelaram que a maior porcentagem dos estudantes iniciantes (29,9 %) e residentes (36,4 %) no curso, consideram ter sido pouco influenciados pela disciplina. Essa observação demonstra a necessidade de estabelecer uma conexão, entre o estudo técnico e ambiental, que possa enriquecer a experiência educacional dos alunos. Conclui-se que a disciplina de Meio Ambiente, quando estrategicamente posicionada, pode influenciar uma nova geração de engenheiros dedicados à sustentabilidade, fortalecendo a sensibilização ambiental ao longo da formação acadêmica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807
10.34117/bjdv10n1-138
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807
identifier_str_mv 10.34117/bjdv10n1-138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807/47632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2253-2265
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2253-2265
Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2253-2265
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645642273128448