Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807 |
Resumo: | A procura pela criação de tecnologias sustentáveis e a adoção de estratégias ecologicamente corretas constituem apenas algumas das maneiras pelas quais a Engenharia Mecânica pode desempenhar um papel essencial na busca pelo equilíbrio entre o progresso tecnológico e a preservação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos quanto às aulas de educação ambiental no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nas faculdades de engenharia é comum que a disciplina de Meio Ambiente seja introduzida no início do curso, abordando apenas os conceitos ambientais anteriormente adquiridos durante o ensino médio. Os resultados obtidos revelaram que a maior porcentagem dos estudantes iniciantes (29,9 %) e residentes (36,4 %) no curso, consideram ter sido pouco influenciados pela disciplina. Essa observação demonstra a necessidade de estabelecer uma conexão, entre o estudo técnico e ambiental, que possa enriquecer a experiência educacional dos alunos. Conclui-se que a disciplina de Meio Ambiente, quando estrategicamente posicionada, pode influenciar uma nova geração de engenheiros dedicados à sustentabilidade, fortalecendo a sensibilização ambiental ao longo da formação acadêmica. |
id |
VERACRUZ-0_ae5c8f5dfa2439a846bfc04c66d3d3e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66807 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveismeio ambienteconscientizaçãoEngenharia MecânicaA procura pela criação de tecnologias sustentáveis e a adoção de estratégias ecologicamente corretas constituem apenas algumas das maneiras pelas quais a Engenharia Mecânica pode desempenhar um papel essencial na busca pelo equilíbrio entre o progresso tecnológico e a preservação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos quanto às aulas de educação ambiental no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nas faculdades de engenharia é comum que a disciplina de Meio Ambiente seja introduzida no início do curso, abordando apenas os conceitos ambientais anteriormente adquiridos durante o ensino médio. Os resultados obtidos revelaram que a maior porcentagem dos estudantes iniciantes (29,9 %) e residentes (36,4 %) no curso, consideram ter sido pouco influenciados pela disciplina. Essa observação demonstra a necessidade de estabelecer uma conexão, entre o estudo técnico e ambiental, que possa enriquecer a experiência educacional dos alunos. Conclui-se que a disciplina de Meio Ambiente, quando estrategicamente posicionada, pode influenciar uma nova geração de engenheiros dedicados à sustentabilidade, fortalecendo a sensibilização ambiental ao longo da formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6680710.34117/bjdv10n1-138Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2253-2265Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2253-2265Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2253-22652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807/47632Mendes, Emelly Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-02T13:18:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66807Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:56.295415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis |
title |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis |
spellingShingle |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis Mendes, Emelly Silva meio ambiente conscientização Engenharia Mecânica |
title_short |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis |
title_full |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis |
title_fullStr |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis |
title_full_unstemmed |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis |
title_sort |
Meio ambiente na engenharia mecânica: desafios e oportunidades na formação de profissionais conscientes e sustentáveis |
author |
Mendes, Emelly Silva |
author_facet |
Mendes, Emelly Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Emelly Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
meio ambiente conscientização Engenharia Mecânica |
topic |
meio ambiente conscientização Engenharia Mecânica |
description |
A procura pela criação de tecnologias sustentáveis e a adoção de estratégias ecologicamente corretas constituem apenas algumas das maneiras pelas quais a Engenharia Mecânica pode desempenhar um papel essencial na busca pelo equilíbrio entre o progresso tecnológico e a preservação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos quanto às aulas de educação ambiental no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nas faculdades de engenharia é comum que a disciplina de Meio Ambiente seja introduzida no início do curso, abordando apenas os conceitos ambientais anteriormente adquiridos durante o ensino médio. Os resultados obtidos revelaram que a maior porcentagem dos estudantes iniciantes (29,9 %) e residentes (36,4 %) no curso, consideram ter sido pouco influenciados pela disciplina. Essa observação demonstra a necessidade de estabelecer uma conexão, entre o estudo técnico e ambiental, que possa enriquecer a experiência educacional dos alunos. Conclui-se que a disciplina de Meio Ambiente, quando estrategicamente posicionada, pode influenciar uma nova geração de engenheiros dedicados à sustentabilidade, fortalecendo a sensibilização ambiental ao longo da formação acadêmica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807 10.34117/bjdv10n1-138 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n1-138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66807/47632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2253-2265 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2253-2265 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2253-2265 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645642273128448 |