Epistemologia da didática e o projeto PIBIC/AF “Net-ativismo e formação de educadores sociais para o desenvolvimento sustentável”: Epistemology of didactics and the PIBIC/AF project “Net-activism and training social educators for sustainable development”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Katia Alves dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Emanuela Galdino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50582
Resumo: O Manifesto da cidadania digital é uma das principais referências orientadoras das reflexões e proposições fundantes neste texto, o qual apresenta síntese do projeto PIBIC-AF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ações Afirmativas) com vigência entre os anos de 2021 e 2022. Sua temática central de investigação é o ‘Net-Ativismo e a formação de educadores sociais para a sustentabilidade ambiental’ como caminho de formação didático-científica da bolsista-educadora aprovada pelo programa.  O Net-Ativismo, ou ativismo digital, é caminho para o acompanhamento e prevenção relativos não apenas à reflexão sobre desastres naturais e ambientais, mas é modo formativo de uma verdadeira cultura ecológica para a sustentabilidade. A concepção de pesquisa é de natureza qualitativa, com base na fenomenologia e está organizada em três etapas, tendo uma delas destacada no presente texto, a Exploratória. Um dos eixos introdutórios é a consideração da natureza didático-epistemológica do processo de orientação do educador-bolsista ao longo do desenvolvimento do projeto. Os resultados apontam para a inclusão e melhoria didático-formativa do bolsista no campo do ativismo digital, com destaque para a formação sócioecológica (sustentabilidade ambiental) e a participação cidadã no mundo digital, que inclui as redes sociais. O estudo mobiliza o iniciante em pesquisa a fim de fazer-se multiplicador e profissional de relevância, na educação e na ciência brasileiras, considerando a construção de um conhecimento que inclua a participação efetiva no mundo digital.
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Sua temática central de investigação é o ‘Net-Ativismo e a formação de educadores sociais para a sustentabilidade ambiental’ como caminho de formação didático-científica da bolsista-educadora aprovada pelo programa.  O Net-Ativismo, ou ativismo digital, é caminho para o acompanhamento e prevenção relativos não apenas à reflexão sobre desastres naturais e ambientais, mas é modo formativo de uma verdadeira cultura ecológica para a sustentabilidade. A concepção de pesquisa é de natureza qualitativa, com base na fenomenologia e está organizada em três etapas, tendo uma delas destacada no presente texto, a Exploratória. Um dos eixos introdutórios é a consideração da natureza didático-epistemológica do processo de orientação do educador-bolsista ao longo do desenvolvimento do projeto. 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