Epistemologia da didática e o projeto PIBIC/AF “Net-ativismo e formação de educadores sociais para o desenvolvimento sustentável”: Epistemology of didactics and the PIBIC/AF project “Net-activism and training social educators for sustainable development”
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50582 |
Resumo: | O Manifesto da cidadania digital é uma das principais referências orientadoras das reflexões e proposições fundantes neste texto, o qual apresenta síntese do projeto PIBIC-AF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ações Afirmativas) com vigência entre os anos de 2021 e 2022. Sua temática central de investigação é o ‘Net-Ativismo e a formação de educadores sociais para a sustentabilidade ambiental’ como caminho de formação didático-científica da bolsista-educadora aprovada pelo programa. O Net-Ativismo, ou ativismo digital, é caminho para o acompanhamento e prevenção relativos não apenas à reflexão sobre desastres naturais e ambientais, mas é modo formativo de uma verdadeira cultura ecológica para a sustentabilidade. A concepção de pesquisa é de natureza qualitativa, com base na fenomenologia e está organizada em três etapas, tendo uma delas destacada no presente texto, a Exploratória. Um dos eixos introdutórios é a consideração da natureza didático-epistemológica do processo de orientação do educador-bolsista ao longo do desenvolvimento do projeto. Os resultados apontam para a inclusão e melhoria didático-formativa do bolsista no campo do ativismo digital, com destaque para a formação sócioecológica (sustentabilidade ambiental) e a participação cidadã no mundo digital, que inclui as redes sociais. O estudo mobiliza o iniciante em pesquisa a fim de fazer-se multiplicador e profissional de relevância, na educação e na ciência brasileiras, considerando a construção de um conhecimento que inclua a participação efetiva no mundo digital. |
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Epistemologia da didática e o projeto PIBIC/AF “Net-ativismo e formação de educadores sociais para o desenvolvimento sustentável”: Epistemology of didactics and the PIBIC/AF project “Net-activism and training social educators for sustainable development”Epistemologia da didática e o projeto PIBIC/AF “Net-ativismo e formação de educadores sociais para o desenvolvimento sustentável”: Epistemology of didactics and the PIBIC/AF project “Net-activism and training social educators for sustainable development”sustentabilidade ambientaliniciação científicaeducadores sociaisepistemologia da didáticasustentabilidade ambientaliniciação científicaeducadores sociaisepistemologia da didáticaO Manifesto da cidadania digital é uma das principais referências orientadoras das reflexões e proposições fundantes neste texto, o qual apresenta síntese do projeto PIBIC-AF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ações Afirmativas) com vigência entre os anos de 2021 e 2022. Sua temática central de investigação é o ‘Net-Ativismo e a formação de educadores sociais para a sustentabilidade ambiental’ como caminho de formação didático-científica da bolsista-educadora aprovada pelo programa. O Net-Ativismo, ou ativismo digital, é caminho para o acompanhamento e prevenção relativos não apenas à reflexão sobre desastres naturais e ambientais, mas é modo formativo de uma verdadeira cultura ecológica para a sustentabilidade. A concepção de pesquisa é de natureza qualitativa, com base na fenomenologia e está organizada em três etapas, tendo uma delas destacada no presente texto, a Exploratória. Um dos eixos introdutórios é a consideração da natureza didático-epistemológica do processo de orientação do educador-bolsista ao longo do desenvolvimento do projeto. Os resultados apontam para a inclusão e melhoria didático-formativa do bolsista no campo do ativismo digital, com destaque para a formação sócioecológica (sustentabilidade ambiental) e a participação cidadã no mundo digital, que inclui as redes sociais. O estudo mobiliza o iniciante em pesquisa a fim de fazer-se multiplicador e profissional de relevância, na educação e na ciência brasileiras, considerando a construção de um conhecimento que inclua a participação efetiva no mundo digital.O Manifesto da cidadania digital é uma das principais referências orientadoras das reflexões e proposições fundantes neste texto, o qual apresenta síntese do projeto PIBIC-AF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ações Afirmativas) com vigência entre os anos de 2021 e 2022. Sua temática central de investigação é o ‘Net-Ativismo e a formação de educadores sociais para a sustentabilidade ambiental’ como caminho de formação didático-científica da bolsista-educadora aprovada pelo programa. O Net-Ativismo, ou ativismo digital, é caminho para o acompanhamento e prevenção relativos não apenas à reflexão sobre desastres naturais e ambientais, mas é modo formativo de uma verdadeira cultura ecológica para a sustentabilidade. A concepção de pesquisa é de natureza qualitativa, com base na fenomenologia e está organizada em três etapas, tendo uma delas destacada no presente texto, a Exploratória. Um dos eixos introdutórios é a consideração da natureza didático-epistemológica do processo de orientação do educador-bolsista ao longo do desenvolvimento do projeto. 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O Manifesto da cidadania digital é uma das principais referências orientadoras das reflexões e proposições fundantes neste texto, o qual apresenta síntese do projeto PIBIC-AF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ações Afirmativas) com vigência entre os anos de 2021 e 2022. Sua temática central de investigação é o ‘Net-Ativismo e a formação de educadores sociais para a sustentabilidade ambiental’ como caminho de formação didático-científica da bolsista-educadora aprovada pelo programa. O Net-Ativismo, ou ativismo digital, é caminho para o acompanhamento e prevenção relativos não apenas à reflexão sobre desastres naturais e ambientais, mas é modo formativo de uma verdadeira cultura ecológica para a sustentabilidade. A concepção de pesquisa é de natureza qualitativa, com base na fenomenologia e está organizada em três etapas, tendo uma delas destacada no presente texto, a Exploratória. Um dos eixos introdutórios é a consideração da natureza didático-epistemológica do processo de orientação do educador-bolsista ao longo do desenvolvimento do projeto. Os resultados apontam para a inclusão e melhoria didático-formativa do bolsista no campo do ativismo digital, com destaque para a formação sócioecológica (sustentabilidade ambiental) e a participação cidadã no mundo digital, que inclui as redes sociais. O estudo mobiliza o iniciante em pesquisa a fim de fazer-se multiplicador e profissional de relevância, na educação e na ciência brasileiras, considerando a construção de um conhecimento que inclua a participação efetiva no mundo digital. |
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