Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Carolina Souza da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Mariana Oliveira do Couto, Costa, Fernanda Valentim, Oliveira, Vivian Oliveira Sousa, Lima, Luciana Aguiar Velasco, Souza, Inês Leoneza de, Vieira, Uliana Pontes, Almeida, Maria Fernanda Larcher de, Capelli, Jane de Carlos Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554
Resumo: A paralisação das atividades presenciais nas universidades devido a pandemia da Covid-19 levou muitos projetos extensionistas a mudarem sua forma de interagir com a sociedade. Uma delas foi a utilização de plataformas virtuais com ofertas de, por exemplo, cursos e minicursos. O projeto Saudi nas Escolas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé teve que se reinventar e passar do presencial ao remoto, na busca de manter ativas suas ações e diálogo com a sociedade. O estudo visa descrever as experiências da equipe de um projeto extensionista em três ações voltadas à promoção da saúde auditiva em Macaé. Um relato de experiências foi realizado a partir da abordagem de educadoras (equipe do Projeto Saudi nas Escolas), que planejaram e realizaram três ações educativas: (a) minicurso; (b) sala de espera em unidade de saúde, ambos presenciais; (c) minicurso oferecido de forma remota. Realizaram-se reuniões virtuais para a construção da prática dialógica, tendo como questão norteadora: Como vocês perceberam as ações do projeto tanto no formato presencial como remoto? No minicurso presencial, participaram 63 agentes comunitários de saúde. Na sala de espera, 11 usuários (mães, cuidadores e gestantes = 9; profissionais de saúde = 2), e no minicurso remoto, 13 professores. Na análise dos relatos observaram-se três ideias centrais: Sentimentos; Reinvenção e Adesão do remoto. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas educadoras permitiram constatar que tanto a ação presencial como a remota foram importantes e enriquecedoras, onde sentimentos, reinvenção e adesão ao remoto foram fundamentais para ressignificar o projeto como também a equipe.
id VERACRUZ-0_ae96277b8bb764cace85b24fcc40ff2c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28554
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de JaneiroRelações Comunidade-InstituiçãoPerda AuditivaPromoção da Saúde.A paralisação das atividades presenciais nas universidades devido a pandemia da Covid-19 levou muitos projetos extensionistas a mudarem sua forma de interagir com a sociedade. Uma delas foi a utilização de plataformas virtuais com ofertas de, por exemplo, cursos e minicursos. O projeto Saudi nas Escolas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé teve que se reinventar e passar do presencial ao remoto, na busca de manter ativas suas ações e diálogo com a sociedade. O estudo visa descrever as experiências da equipe de um projeto extensionista em três ações voltadas à promoção da saúde auditiva em Macaé. Um relato de experiências foi realizado a partir da abordagem de educadoras (equipe do Projeto Saudi nas Escolas), que planejaram e realizaram três ações educativas: (a) minicurso; (b) sala de espera em unidade de saúde, ambos presenciais; (c) minicurso oferecido de forma remota. Realizaram-se reuniões virtuais para a construção da prática dialógica, tendo como questão norteadora: Como vocês perceberam as ações do projeto tanto no formato presencial como remoto? No minicurso presencial, participaram 63 agentes comunitários de saúde. Na sala de espera, 11 usuários (mães, cuidadores e gestantes = 9; profissionais de saúde = 2), e no minicurso remoto, 13 professores. Na análise dos relatos observaram-se três ideias centrais: Sentimentos; Reinvenção e Adesão do remoto. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas educadoras permitiram constatar que tanto a ação presencial como a remota foram importantes e enriquecedoras, onde sentimentos, reinvenção e adesão ao remoto foram fundamentais para ressignificar o projeto como também a equipe.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2855410.34117/bjdv7n4-496Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40636-40651Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40636-40651Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40636-406512525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554/22560Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana Carolina Souza daSilva, Mariana Oliveira do CoutoCosta, Fernanda ValentimOliveira, Vivian Oliveira SousaLima, Luciana Aguiar VelascoSouza, Inês Leoneza deVieira, Uliana PontesAlmeida, Maria Fernanda Larcher deCapelli, Jane de Carlos Santana2021-07-28T18:56:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28554Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:17.861128Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
title Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
spellingShingle Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
Costa, Ana Carolina Souza da
Relações Comunidade-Instituição
Perda Auditiva
Promoção da Saúde.
title_short Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
title_full Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
title_fullStr Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
title_sort Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
author Costa, Ana Carolina Souza da
author_facet Costa, Ana Carolina Souza da
Silva, Mariana Oliveira do Couto
Costa, Fernanda Valentim
Oliveira, Vivian Oliveira Sousa
Lima, Luciana Aguiar Velasco
Souza, Inês Leoneza de
Vieira, Uliana Pontes
Almeida, Maria Fernanda Larcher de
Capelli, Jane de Carlos Santana
author_role author
author2 Silva, Mariana Oliveira do Couto
Costa, Fernanda Valentim
Oliveira, Vivian Oliveira Sousa
Lima, Luciana Aguiar Velasco
Souza, Inês Leoneza de
Vieira, Uliana Pontes
Almeida, Maria Fernanda Larcher de
Capelli, Jane de Carlos Santana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Carolina Souza da
Silva, Mariana Oliveira do Couto
Costa, Fernanda Valentim
Oliveira, Vivian Oliveira Sousa
Lima, Luciana Aguiar Velasco
Souza, Inês Leoneza de
Vieira, Uliana Pontes
Almeida, Maria Fernanda Larcher de
Capelli, Jane de Carlos Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Comunidade-Instituição
Perda Auditiva
Promoção da Saúde.
topic Relações Comunidade-Instituição
Perda Auditiva
Promoção da Saúde.
description A paralisação das atividades presenciais nas universidades devido a pandemia da Covid-19 levou muitos projetos extensionistas a mudarem sua forma de interagir com a sociedade. Uma delas foi a utilização de plataformas virtuais com ofertas de, por exemplo, cursos e minicursos. O projeto Saudi nas Escolas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé teve que se reinventar e passar do presencial ao remoto, na busca de manter ativas suas ações e diálogo com a sociedade. O estudo visa descrever as experiências da equipe de um projeto extensionista em três ações voltadas à promoção da saúde auditiva em Macaé. Um relato de experiências foi realizado a partir da abordagem de educadoras (equipe do Projeto Saudi nas Escolas), que planejaram e realizaram três ações educativas: (a) minicurso; (b) sala de espera em unidade de saúde, ambos presenciais; (c) minicurso oferecido de forma remota. Realizaram-se reuniões virtuais para a construção da prática dialógica, tendo como questão norteadora: Como vocês perceberam as ações do projeto tanto no formato presencial como remoto? No minicurso presencial, participaram 63 agentes comunitários de saúde. Na sala de espera, 11 usuários (mães, cuidadores e gestantes = 9; profissionais de saúde = 2), e no minicurso remoto, 13 professores. Na análise dos relatos observaram-se três ideias centrais: Sentimentos; Reinvenção e Adesão do remoto. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas educadoras permitiram constatar que tanto a ação presencial como a remota foram importantes e enriquecedoras, onde sentimentos, reinvenção e adesão ao remoto foram fundamentais para ressignificar o projeto como também a equipe.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554
10.34117/bjdv7n4-496
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554/22560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40636-40651
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40636-40651
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40636-40651
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645527662723072