Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554 |
Resumo: | A paralisação das atividades presenciais nas universidades devido a pandemia da Covid-19 levou muitos projetos extensionistas a mudarem sua forma de interagir com a sociedade. Uma delas foi a utilização de plataformas virtuais com ofertas de, por exemplo, cursos e minicursos. O projeto Saudi nas Escolas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé teve que se reinventar e passar do presencial ao remoto, na busca de manter ativas suas ações e diálogo com a sociedade. O estudo visa descrever as experiências da equipe de um projeto extensionista em três ações voltadas à promoção da saúde auditiva em Macaé. Um relato de experiências foi realizado a partir da abordagem de educadoras (equipe do Projeto Saudi nas Escolas), que planejaram e realizaram três ações educativas: (a) minicurso; (b) sala de espera em unidade de saúde, ambos presenciais; (c) minicurso oferecido de forma remota. Realizaram-se reuniões virtuais para a construção da prática dialógica, tendo como questão norteadora: Como vocês perceberam as ações do projeto tanto no formato presencial como remoto? No minicurso presencial, participaram 63 agentes comunitários de saúde. Na sala de espera, 11 usuários (mães, cuidadores e gestantes = 9; profissionais de saúde = 2), e no minicurso remoto, 13 professores. Na análise dos relatos observaram-se três ideias centrais: Sentimentos; Reinvenção e Adesão do remoto. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas educadoras permitiram constatar que tanto a ação presencial como a remota foram importantes e enriquecedoras, onde sentimentos, reinvenção e adesão ao remoto foram fundamentais para ressignificar o projeto como também a equipe. |
id |
VERACRUZ-0_ae96277b8bb764cace85b24fcc40ff2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28554 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de JaneiroRelações Comunidade-InstituiçãoPerda AuditivaPromoção da Saúde.A paralisação das atividades presenciais nas universidades devido a pandemia da Covid-19 levou muitos projetos extensionistas a mudarem sua forma de interagir com a sociedade. Uma delas foi a utilização de plataformas virtuais com ofertas de, por exemplo, cursos e minicursos. O projeto Saudi nas Escolas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé teve que se reinventar e passar do presencial ao remoto, na busca de manter ativas suas ações e diálogo com a sociedade. O estudo visa descrever as experiências da equipe de um projeto extensionista em três ações voltadas à promoção da saúde auditiva em Macaé. Um relato de experiências foi realizado a partir da abordagem de educadoras (equipe do Projeto Saudi nas Escolas), que planejaram e realizaram três ações educativas: (a) minicurso; (b) sala de espera em unidade de saúde, ambos presenciais; (c) minicurso oferecido de forma remota. Realizaram-se reuniões virtuais para a construção da prática dialógica, tendo como questão norteadora: Como vocês perceberam as ações do projeto tanto no formato presencial como remoto? No minicurso presencial, participaram 63 agentes comunitários de saúde. Na sala de espera, 11 usuários (mães, cuidadores e gestantes = 9; profissionais de saúde = 2), e no minicurso remoto, 13 professores. Na análise dos relatos observaram-se três ideias centrais: Sentimentos; Reinvenção e Adesão do remoto. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas educadoras permitiram constatar que tanto a ação presencial como a remota foram importantes e enriquecedoras, onde sentimentos, reinvenção e adesão ao remoto foram fundamentais para ressignificar o projeto como também a equipe.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2855410.34117/bjdv7n4-496Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40636-40651Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40636-40651Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40636-406512525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554/22560Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana Carolina Souza daSilva, Mariana Oliveira do CoutoCosta, Fernanda ValentimOliveira, Vivian Oliveira SousaLima, Luciana Aguiar VelascoSouza, Inês Leoneza deVieira, Uliana PontesAlmeida, Maria Fernanda Larcher deCapelli, Jane de Carlos Santana2021-07-28T18:56:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28554Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:17.861128Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro |
title |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro Costa, Ana Carolina Souza da Relações Comunidade-Instituição Perda Auditiva Promoção da Saúde. |
title_short |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro |
title_full |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro |
title_sort |
Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ From in person to remote: hearing health promotion in Macaé, state of Rio de Janeiro |
author |
Costa, Ana Carolina Souza da |
author_facet |
Costa, Ana Carolina Souza da Silva, Mariana Oliveira do Couto Costa, Fernanda Valentim Oliveira, Vivian Oliveira Sousa Lima, Luciana Aguiar Velasco Souza, Inês Leoneza de Vieira, Uliana Pontes Almeida, Maria Fernanda Larcher de Capelli, Jane de Carlos Santana |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Mariana Oliveira do Couto Costa, Fernanda Valentim Oliveira, Vivian Oliveira Sousa Lima, Luciana Aguiar Velasco Souza, Inês Leoneza de Vieira, Uliana Pontes Almeida, Maria Fernanda Larcher de Capelli, Jane de Carlos Santana |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Carolina Souza da Silva, Mariana Oliveira do Couto Costa, Fernanda Valentim Oliveira, Vivian Oliveira Sousa Lima, Luciana Aguiar Velasco Souza, Inês Leoneza de Vieira, Uliana Pontes Almeida, Maria Fernanda Larcher de Capelli, Jane de Carlos Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Comunidade-Instituição Perda Auditiva Promoção da Saúde. |
topic |
Relações Comunidade-Instituição Perda Auditiva Promoção da Saúde. |
description |
A paralisação das atividades presenciais nas universidades devido a pandemia da Covid-19 levou muitos projetos extensionistas a mudarem sua forma de interagir com a sociedade. Uma delas foi a utilização de plataformas virtuais com ofertas de, por exemplo, cursos e minicursos. O projeto Saudi nas Escolas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé teve que se reinventar e passar do presencial ao remoto, na busca de manter ativas suas ações e diálogo com a sociedade. O estudo visa descrever as experiências da equipe de um projeto extensionista em três ações voltadas à promoção da saúde auditiva em Macaé. Um relato de experiências foi realizado a partir da abordagem de educadoras (equipe do Projeto Saudi nas Escolas), que planejaram e realizaram três ações educativas: (a) minicurso; (b) sala de espera em unidade de saúde, ambos presenciais; (c) minicurso oferecido de forma remota. Realizaram-se reuniões virtuais para a construção da prática dialógica, tendo como questão norteadora: Como vocês perceberam as ações do projeto tanto no formato presencial como remoto? No minicurso presencial, participaram 63 agentes comunitários de saúde. Na sala de espera, 11 usuários (mães, cuidadores e gestantes = 9; profissionais de saúde = 2), e no minicurso remoto, 13 professores. Na análise dos relatos observaram-se três ideias centrais: Sentimentos; Reinvenção e Adesão do remoto. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas educadoras permitiram constatar que tanto a ação presencial como a remota foram importantes e enriquecedoras, onde sentimentos, reinvenção e adesão ao remoto foram fundamentais para ressignificar o projeto como também a equipe. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554 10.34117/bjdv7n4-496 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28554/22560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40636-40651 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40636-40651 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40636-40651 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645527662723072 |