Análise das políticas públicas do audiovisual: um estudo de caso sobre a distribuição e exibição de filmes no Brasil e Portugal: Analysis of audiovisual public policies: a case study on film distribution and exhibition in Brazil and Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Renata Faria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Medonça, Leandro José Luz Riodades
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52035
Resumo: Este artigo é fruto da tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A finalidade deste é apresentar uma reflexão sobre os arranjos do audiovisual e as principais políticas públ icas desenvolvidas para o cinema. A análise teve como foco entender a organização das empresas que compõem os setores de distribuição e exibição de filmes no Brasil e em Portugal. A pesquisa de natureza qualitativa, com finalidade exploratória, utilizou como metodologia o Estudo de Caso, que levou à percepção de que ainda há necessidade de maior divulgação e desenvolvimento de estratégias e Políticas Públicas que tragam benefícios mais concretos aos envolvidos, em específico ao setor de distribuição, haja vista, que boa parte dos incentivos é direcionada à produção de filmes, fazendo com que as distribuidoras assumam alguns riscos da cadeia produtiva do audiovisual, sem maiores garantias e apoio dos órgãos reguladores. Assim, o estudo teve como resultado a análise das distribuidoras e exibidoras de filmes de dois países de língua portuguesa no ano de 2016, possibilitada por uma pesquisa com os gestores das principais empresas dos setores, que implicou a realização de 13 entrevistas, sendo 8 em Lisboa e 5 nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, a fim de verificar a realidade e os impactos da Economia Criativa sobre estas.
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