Avaliação do perfil psicopatológico de acadêmicos de medicina e sua correlação com níveis de cortisol / Evaluation of the psychopathological profile of medical students and its correlation with cortisol levels

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caroline Queiróz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Stachelski, Jakson Silvio, Lopes, Alexandre Martins Aprígio, Bortolossi, Júlio César, Gomes, Eriston Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29063
Resumo: Introdução: O curso de graduação em medicina possui uma carga horária elevada, além de inúmeras cobranças institucionais, sociais e responsabilidades que levam os acadêmicos à uma condição de estresse constante. Tais condições, podem dar origem a alterações de ordem hormonal e transtornos de ansiedade e depressão. O cortisol é um hormônio produzido pelo córtex das glândulas suprarrenais, regulando o fornecimento de substratos metabólicos para o corpo, bem como função anti-inflamatória, controle da pressão arterial e é liberado em situações de estresse físico ou psicológico, com o objetivo de recuperar a homeostase sistêmica. Objetivos: Neste presente trabalho, foram avaliados os níveis de cortisol salivar e sua possível relação com os níveis de ansiedade e depressão em acadêmicos do curso de medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), durante a semana de avaliação institucional. Métodos: Amostras de saliva de 92 acadêmicos do curso de medicina foram coletadas utilizando swabs de alta absorção, identificados de forma numérica e devidamente acomodados em bolsa térmica para o envio a um laboratório para análise dos níveis de cortisol. Os níveis de ansiedade e depressão foram também avaliados a partir dos Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck (BDI). Resultados: Os níveis de cortisol salivar, em média, se mantiveram dentro dos valores de referência, porém, quando avaliado individualmente, foram observados indivíduos com níveis preocupantes, tanto abaixo quanto acima dos níveis normais, chegando até a níveis considerados patológicos. A análise dos níveis de ansiedade indicou que 57,6% dos acadêmicos analisados apresentaram algum grau de ansiedade, sendo que 10,8% foram classificados como graves. A análise dos níveis de depressão indicou que aproximadamente 35,8% dos acadêmicos apresentaram algum grau de depressão, e 3,3% em nível severo (especificamente no sexo feminino). Análises estatísticas utilizando a correlação de Spearman, indicaram correlação significativa entre ansiedade/cortisol (p = 0,0348) e ansiedade/depressão (p ? 0,0001). Conclusão: Os dados observados no presente trabalho indicam que, a rotina desses estudantes, associada a fatores pessoais e psicológicos podem ocasionar alteração na cortisolemia e consequentemente transtornos de ansiedade e quadros de depressão. Assim, é do interesse tanto da sociedade civil quanto institucional, o acompanhamento da saúde física e mental desses futuros profissionais, tendo em vista que o estresse, bem como os altos níveis de cortisol por períodos prolongados, desencadeiam malefícios ao organismo e ao aprendizado propriamente dito, podendo resultar em episódios de ansiedade, depressão, evasão institucional e, em casos extremos, até mesmo ao suicídio.
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