O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento através de um laboratório de experiências realizado com o 2° ano do Ensino Fundamental. Esta subárea da psicologia tem sido aplicada à educação com resultados promissores. Neste estudo, determinados comportamentos desejados dos alunos foram fortalecidos através do princípio do reforçamento positivo, em diferentes esquemas de reforçamento e teve-se como resultado a manutenção dos mesmos. Este repertório comportamemtal foi adquirido por reforçamento positivo no início das atividades e passou a ser mantido sem a presença do estímulo reforçador, atendendo aos quesitos propostos pela pesquisa. O estudo é caracterizado como qualitativo e o laboratório foi realizado em sala de aula. Constata-se que a Análise do Comportamento aplicada ao ensino é uma forma eficaz de modelar a aprendizagem, pois produz resultados com boas perspectivas para professores que queiram manter comportamentos adequados dos alunos. |
id |
VERACRUZ-0_b143f6907b0b350e748669f59662e0d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36724 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experimentsEnsinoAprendizagemAnálise do Comportamento AplicadaPsicologia.O presente trabalho objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento através de um laboratório de experiências realizado com o 2° ano do Ensino Fundamental. Esta subárea da psicologia tem sido aplicada à educação com resultados promissores. Neste estudo, determinados comportamentos desejados dos alunos foram fortalecidos através do princípio do reforçamento positivo, em diferentes esquemas de reforçamento e teve-se como resultado a manutenção dos mesmos. Este repertório comportamemtal foi adquirido por reforçamento positivo no início das atividades e passou a ser mantido sem a presença do estímulo reforçador, atendendo aos quesitos propostos pela pesquisa. O estudo é caracterizado como qualitativo e o laboratório foi realizado em sala de aula. Constata-se que a Análise do Comportamento aplicada ao ensino é uma forma eficaz de modelar a aprendizagem, pois produz resultados com boas perspectivas para professores que queiram manter comportamentos adequados dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3672410.34117/bjdv7n9-550Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 94389-94402Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 94389-94402Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 94389-944022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Juliana Suzette CardosoPorto, Iris Maria RibeiroSales, Allana Ribeiro Porto2022-06-02T12:31:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36724Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:59.225827Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments |
title |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments |
spellingShingle |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments Mendonça, Juliana Suzette Cardoso Ensino Aprendizagem Análise do Comportamento Aplicada Psicologia. |
title_short |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments |
title_full |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments |
title_fullStr |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments |
title_full_unstemmed |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments |
title_sort |
O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments |
author |
Mendonça, Juliana Suzette Cardoso |
author_facet |
Mendonça, Juliana Suzette Cardoso Porto, Iris Maria Ribeiro Sales, Allana Ribeiro Porto |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Iris Maria Ribeiro Sales, Allana Ribeiro Porto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Juliana Suzette Cardoso Porto, Iris Maria Ribeiro Sales, Allana Ribeiro Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Análise do Comportamento Aplicada Psicologia. |
topic |
Ensino Aprendizagem Análise do Comportamento Aplicada Psicologia. |
description |
O presente trabalho objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento através de um laboratório de experiências realizado com o 2° ano do Ensino Fundamental. Esta subárea da psicologia tem sido aplicada à educação com resultados promissores. Neste estudo, determinados comportamentos desejados dos alunos foram fortalecidos através do princípio do reforçamento positivo, em diferentes esquemas de reforçamento e teve-se como resultado a manutenção dos mesmos. Este repertório comportamemtal foi adquirido por reforçamento positivo no início das atividades e passou a ser mantido sem a presença do estímulo reforçador, atendendo aos quesitos propostos pela pesquisa. O estudo é caracterizado como qualitativo e o laboratório foi realizado em sala de aula. Constata-se que a Análise do Comportamento aplicada ao ensino é uma forma eficaz de modelar a aprendizagem, pois produz resultados com boas perspectivas para professores que queiram manter comportamentos adequados dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724 10.34117/bjdv7n9-550 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 94389-94402 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 94389-94402 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 94389-94402 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645560123490304 |