O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Juliana Suzette Cardoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Porto, Iris Maria Ribeiro, Sales, Allana Ribeiro Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento através de um laboratório de experiências realizado com o 2° ano do Ensino Fundamental. Esta subárea da psicologia tem sido aplicada à educação com resultados promissores. Neste estudo, determinados comportamentos desejados dos alunos foram fortalecidos através do princípio do reforçamento positivo, em diferentes esquemas de reforçamento e teve-se como resultado a manutenção dos mesmos. Este repertório comportamemtal foi adquirido por reforçamento positivo no início das atividades e passou a ser mantido sem a presença do estímulo reforçador, atendendo aos quesitos propostos pela pesquisa. O estudo é caracterizado como qualitativo e o laboratório foi realizado em sala de aula. Constata-se que a Análise do Comportamento aplicada ao ensino é uma forma eficaz de modelar a aprendizagem, pois produz resultados com boas perspectivas para professores que queiram manter comportamentos adequados dos alunos.
id VERACRUZ-0_b143f6907b0b350e748669f59662e0d9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36724
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experimentsEnsinoAprendizagemAnálise do Comportamento AplicadaPsicologia.O presente trabalho objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento através de um laboratório de experiências realizado com o 2° ano do Ensino Fundamental. Esta subárea da psicologia tem sido aplicada à educação com resultados promissores. Neste estudo, determinados comportamentos desejados dos alunos foram fortalecidos através do princípio do reforçamento positivo, em diferentes esquemas de reforçamento e teve-se como resultado a manutenção dos mesmos. Este repertório comportamemtal foi adquirido por reforçamento positivo no início das atividades e passou a ser mantido sem a presença do estímulo reforçador, atendendo aos quesitos propostos pela pesquisa. O estudo é caracterizado como qualitativo e o laboratório foi realizado em sala de aula. Constata-se que a Análise do Comportamento aplicada ao ensino é uma forma eficaz de modelar a aprendizagem, pois produz resultados com boas perspectivas para professores que queiram manter comportamentos adequados dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3672410.34117/bjdv7n9-550Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 94389-94402Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 94389-94402Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 94389-944022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Juliana Suzette CardosoPorto, Iris Maria RibeiroSales, Allana Ribeiro Porto2022-06-02T12:31:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36724Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:59.225827Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
title O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
spellingShingle O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
Mendonça, Juliana Suzette Cardoso
Ensino
Aprendizagem
Análise do Comportamento Aplicada
Psicologia.
title_short O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
title_full O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
title_fullStr O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
title_full_unstemmed O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
title_sort O ensino pelas lentes da análise do comportamento: Um laboratório de experiências / Teaching through the lens of behavior analysis: A laboratory of experiments
author Mendonça, Juliana Suzette Cardoso
author_facet Mendonça, Juliana Suzette Cardoso
Porto, Iris Maria Ribeiro
Sales, Allana Ribeiro Porto
author_role author
author2 Porto, Iris Maria Ribeiro
Sales, Allana Ribeiro Porto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Juliana Suzette Cardoso
Porto, Iris Maria Ribeiro
Sales, Allana Ribeiro Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Análise do Comportamento Aplicada
Psicologia.
topic Ensino
Aprendizagem
Análise do Comportamento Aplicada
Psicologia.
description O presente trabalho objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento através de um laboratório de experiências realizado com o 2° ano do Ensino Fundamental. Esta subárea da psicologia tem sido aplicada à educação com resultados promissores. Neste estudo, determinados comportamentos desejados dos alunos foram fortalecidos através do princípio do reforçamento positivo, em diferentes esquemas de reforçamento e teve-se como resultado a manutenção dos mesmos. Este repertório comportamemtal foi adquirido por reforçamento positivo no início das atividades e passou a ser mantido sem a presença do estímulo reforçador, atendendo aos quesitos propostos pela pesquisa. O estudo é caracterizado como qualitativo e o laboratório foi realizado em sala de aula. Constata-se que a Análise do Comportamento aplicada ao ensino é uma forma eficaz de modelar a aprendizagem, pois produz resultados com boas perspectivas para professores que queiram manter comportamentos adequados dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724
10.34117/bjdv7n9-550
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36724/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 94389-94402
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 94389-94402
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 94389-94402
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645560123490304