Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Oscar Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fontes, Adriana da Silva, da Silva, Débora Ferreira, Braga, Wladimir Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33595
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compartilhar o relato de uma experiência, sobre capacitação continuada de professores, ofertada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão, aos seus docentes, sobre o uso do software OBS Studio, tendo em vista o período de aulas remotas emergenciais. A capacitação iniciou-se, com uma oficina realizada através de uma Live no Google Meet, durante a qual foi trabalhado sobre como utilizar o OBS Studio, para produzir vídeo aulas. Após a realização da oficina introdutória foi aplicado um questionário, o qual indicou que a ferramenta é uma ótima opção para contribuir, em atividades realizadas de forma assíncrona, no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, corroborou com a necessidade de uma constante atualização dos profissionais da educação para se manterem conectados às novas formas de ensino. 
id VERACRUZ-0_b25cf06a2efe87bcc04fb94ceebbf902
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33595
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activitiesCapacitaçãoVídeo aulaOBS StudioEnsino Remoto.O presente trabalho tem por objetivo compartilhar o relato de uma experiência, sobre capacitação continuada de professores, ofertada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão, aos seus docentes, sobre o uso do software OBS Studio, tendo em vista o período de aulas remotas emergenciais. A capacitação iniciou-se, com uma oficina realizada através de uma Live no Google Meet, durante a qual foi trabalhado sobre como utilizar o OBS Studio, para produzir vídeo aulas. Após a realização da oficina introdutória foi aplicado um questionário, o qual indicou que a ferramenta é uma ótima opção para contribuir, em atividades realizadas de forma assíncrona, no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, corroborou com a necessidade de uma constante atualização dos profissionais da educação para se manterem conectados às novas formas de ensino. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3359510.34117/bjdv7n7-609Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75120-75128Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75120-75128Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75120-751282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33595/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Oscar RodriguesFontes, Adriana da Silvada Silva, Débora FerreiraBraga, Wladimir Sérgio2021-09-14T13:00:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33595Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:39.878875Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
title Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
spellingShingle Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
dos Santos, Oscar Rodrigues
Capacitação
Vídeo aula
OBS Studio
Ensino Remoto.
title_short Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
title_full Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
title_fullStr Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
title_full_unstemmed Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
title_sort Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
author dos Santos, Oscar Rodrigues
author_facet dos Santos, Oscar Rodrigues
Fontes, Adriana da Silva
da Silva, Débora Ferreira
Braga, Wladimir Sérgio
author_role author
author2 Fontes, Adriana da Silva
da Silva, Débora Ferreira
Braga, Wladimir Sérgio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Oscar Rodrigues
Fontes, Adriana da Silva
da Silva, Débora Ferreira
Braga, Wladimir Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação
Vídeo aula
OBS Studio
Ensino Remoto.
topic Capacitação
Vídeo aula
OBS Studio
Ensino Remoto.
description O presente trabalho tem por objetivo compartilhar o relato de uma experiência, sobre capacitação continuada de professores, ofertada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão, aos seus docentes, sobre o uso do software OBS Studio, tendo em vista o período de aulas remotas emergenciais. A capacitação iniciou-se, com uma oficina realizada através de uma Live no Google Meet, durante a qual foi trabalhado sobre como utilizar o OBS Studio, para produzir vídeo aulas. Após a realização da oficina introdutória foi aplicado um questionário, o qual indicou que a ferramenta é uma ótima opção para contribuir, em atividades realizadas de forma assíncrona, no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, corroborou com a necessidade de uma constante atualização dos profissionais da educação para se manterem conectados às novas formas de ensino. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33595
10.34117/bjdv7n7-609
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33595
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33595/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75120-75128
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75120-75128
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75120-75128
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645549011730432