Análise do Atendimento e Satisfação dos Paciente Submetido ao Procedimento Cirúrgico Oftalmológico em um Hospital Público de Goiás/Patient Satisfaction Undergoing Ophthalmic Surgical Procedure at a Public Hospital in Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Tainara Sardeiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Victor Augusto de, Sousa, Andréa Cristina de, Siqueira, Sue Christine, Vieira, Lorena Tassara Quirino, Faria, Isabela Cristina de Franco, Vieira, Juliane Gonçalves, Guimarães, Jackeline Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-861
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14239
Resumo: Analisar a satisfação do paciente submetido ao procedimento oftalmológico quanto a admissão, atendimento ambulatorial e questões voltadas ao centro cirúrgico. Estudo transversal realizado com 114 pacientes com mais de 18 anos, com indicação cirúrgica, durante o mês de maio de 2020. A pesquisa foi composta por 2 etapas, entrevista e digitação em bancos de dados Excel®. A entrevista foi realizada após a admissão do paciente no bloco cirúrgico, seguindo as etapas: aceite do termo de consentimento livre e esclarecido pelo paciente ou responsável legal; coleta dos dados sócios demográficos, aplicação do instrumento de satisfação e ligação no pós-operatório mediato. O percentual de satisfação geral foi de 77,80%, sendo que 24,50% tem nível de escolaridade médio completo, e 26,02% são do sexo masculino. No atributo de admissão do paciente na Instituição Hospitalar, foi avaliado a satisfação dos usuários conforme o atendimento dos funcionários, as orientações recebidas na recepção e o tempo do atendimento. Considerando satisfeitos com este atendimento um percentual total de 93,43%, sendo 38,57% são do nível de escolaridade fundamental incompleto, e 56,22% são do sexo feminino. O nível de satisfação dos usuários foi de 91,07% com a assistência do serviço oftalmológico oferecido pela instituição hospitalar. A idade avançada, ensino fundamental incompleto gerou mais chances de satisfação com relação à pesquisa. A insatisfação da assistência oftalmológica foi associada ao tempo de espera para a consulta e o tempo entre o agendamento e o dia da cirurgia.
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Satisfação do paciente.
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