Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Ademir Círico
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Galvão, Carlos Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755
Resumo: Este estudo objetiva analisar os processos seletivos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade das IES públicas do Brasil referente as seleções 2019/2020 a fim de identificar se houveram aprovação de estudantes com formação de mestrado em áreas interdisciplinares nos programas de pós-graduação a nível de Doutorado em Contabilidade,  dado a importância da formação interdisciplinar  para a construção de novos saberes nas Ciências Contábeis (Da Silva, 2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados 5 programas de pós-graduação por meio da busca realizada no portal da Capes. Quanto aos resultados obtidos, preliminarmente constata-se que foram identificados baixos níveis de aprovação de alunos com formação de mestrado em áreas interdisciplinares em processos seletivos do doutorado em Ciências Contábeis e baixo incentivo por parte dos programas analisados para a inclusão desses alunos no doutorado.
id VERACRUZ-0_b2dba5789ebb86f87bd8304bdf06463b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22755
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in BrazilInterdisciplinaridadePós-graduaçãoCiências Contábeis.Este estudo objetiva analisar os processos seletivos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade das IES públicas do Brasil referente as seleções 2019/2020 a fim de identificar se houveram aprovação de estudantes com formação de mestrado em áreas interdisciplinares nos programas de pós-graduação a nível de Doutorado em Contabilidade,  dado a importância da formação interdisciplinar  para a construção de novos saberes nas Ciências Contábeis (Da Silva, 2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados 5 programas de pós-graduação por meio da busca realizada no portal da Capes. Quanto aos resultados obtidos, preliminarmente constata-se que foram identificados baixos níveis de aprovação de alunos com formação de mestrado em áreas interdisciplinares em processos seletivos do doutorado em Ciências Contábeis e baixo incentivo por parte dos programas analisados para a inclusão desses alunos no doutorado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2275510.34117/bjdv7n1-131Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1918-1936Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1918-1936Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1918-19362525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755/18239Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Ademir CíricoGalvão, Carlos Rafael2021-09-21T10:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22755Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:34.763720Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
title Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
spellingShingle Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
Junior, Ademir Círico
Interdisciplinaridade
Pós-graduação
Ciências Contábeis.
title_short Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
title_full Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
title_fullStr Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
title_full_unstemmed Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
title_sort Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
author Junior, Ademir Círico
author_facet Junior, Ademir Círico
Galvão, Carlos Rafael
author_role author
author2 Galvão, Carlos Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Ademir Círico
Galvão, Carlos Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Pós-graduação
Ciências Contábeis.
topic Interdisciplinaridade
Pós-graduação
Ciências Contábeis.
description Este estudo objetiva analisar os processos seletivos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade das IES públicas do Brasil referente as seleções 2019/2020 a fim de identificar se houveram aprovação de estudantes com formação de mestrado em áreas interdisciplinares nos programas de pós-graduação a nível de Doutorado em Contabilidade,  dado a importância da formação interdisciplinar  para a construção de novos saberes nas Ciências Contábeis (Da Silva, 2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados 5 programas de pós-graduação por meio da busca realizada no portal da Capes. Quanto aos resultados obtidos, preliminarmente constata-se que foram identificados baixos níveis de aprovação de alunos com formação de mestrado em áreas interdisciplinares em processos seletivos do doutorado em Ciências Contábeis e baixo incentivo por parte dos programas analisados para a inclusão desses alunos no doutorado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755
10.34117/bjdv7n1-131
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755/18239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1918-1936
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1918-1936
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1918-1936
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645503428034560