Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar os processos seletivos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade das IES públicas do Brasil referente as seleções 2019/2020 a fim de identificar se houveram aprovação de estudantes com formação de mestrado em áreas interdisciplinares nos programas de pós-graduação a nível de Doutorado em Contabilidade, dado a importância da formação interdisciplinar para a construção de novos saberes nas Ciências Contábeis (Da Silva, 2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados 5 programas de pós-graduação por meio da busca realizada no portal da Capes. Quanto aos resultados obtidos, preliminarmente constata-se que foram identificados baixos níveis de aprovação de alunos com formação de mestrado em áreas interdisciplinares em processos seletivos do doutorado em Ciências Contábeis e baixo incentivo por parte dos programas analisados para a inclusão desses alunos no doutorado. |
id |
VERACRUZ-0_b2dba5789ebb86f87bd8304bdf06463b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22755 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in BrazilInterdisciplinaridadePós-graduaçãoCiências Contábeis.Este estudo objetiva analisar os processos seletivos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade das IES públicas do Brasil referente as seleções 2019/2020 a fim de identificar se houveram aprovação de estudantes com formação de mestrado em áreas interdisciplinares nos programas de pós-graduação a nível de Doutorado em Contabilidade, dado a importância da formação interdisciplinar para a construção de novos saberes nas Ciências Contábeis (Da Silva, 2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados 5 programas de pós-graduação por meio da busca realizada no portal da Capes. Quanto aos resultados obtidos, preliminarmente constata-se que foram identificados baixos níveis de aprovação de alunos com formação de mestrado em áreas interdisciplinares em processos seletivos do doutorado em Ciências Contábeis e baixo incentivo por parte dos programas analisados para a inclusão desses alunos no doutorado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2275510.34117/bjdv7n1-131Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1918-1936Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1918-1936Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1918-19362525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755/18239Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Ademir CíricoGalvão, Carlos Rafael2021-09-21T10:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22755Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:34.763720Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil |
title |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil |
spellingShingle |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil Junior, Ademir Círico Interdisciplinaridade Pós-graduação Ciências Contábeis. |
title_short |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil |
title_full |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil |
title_fullStr |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil |
title_full_unstemmed |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil |
title_sort |
Sim aos nossos ou sim a todos? Análise da formação acadêmica interdisciplinar em processos seletivos dos cursos de Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil/ Yes to ours or yes to everyone? Analysis of interdisciplinary academic training in selection processes of Doctoral courses in Accounting in Brazil |
author |
Junior, Ademir Círico |
author_facet |
Junior, Ademir Círico Galvão, Carlos Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Carlos Rafael |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Ademir Círico Galvão, Carlos Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Pós-graduação Ciências Contábeis. |
topic |
Interdisciplinaridade Pós-graduação Ciências Contábeis. |
description |
Este estudo objetiva analisar os processos seletivos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade das IES públicas do Brasil referente as seleções 2019/2020 a fim de identificar se houveram aprovação de estudantes com formação de mestrado em áreas interdisciplinares nos programas de pós-graduação a nível de Doutorado em Contabilidade, dado a importância da formação interdisciplinar para a construção de novos saberes nas Ciências Contábeis (Da Silva, 2012). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados 5 programas de pós-graduação por meio da busca realizada no portal da Capes. Quanto aos resultados obtidos, preliminarmente constata-se que foram identificados baixos níveis de aprovação de alunos com formação de mestrado em áreas interdisciplinares em processos seletivos do doutorado em Ciências Contábeis e baixo incentivo por parte dos programas analisados para a inclusão desses alunos no doutorado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755 10.34117/bjdv7n1-131 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22755/18239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1918-1936 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1918-1936 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1918-1936 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645503428034560 |