A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n2-165 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640 |
Resumo: | Esta pesquisa que explorou as perspectivas de professores e pais de alunos da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, escola especializada em educação especial vinculada à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC-AM, sobre a estimulação precoce com uso das artes criativas como estímulos visuais e globais nos alunos com baixa visão. O estudo investigou as experiências e formação pessoais dos participantes nas artes, bem como as suas opiniões sobre a pedagogia das artes. Desta forma, este ensaio dissertativo analisa como a arte potencializa a autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce na Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021, além de especificamente investigar como a arte contribui para o desenvolvimento da autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce; desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem das crianças com baixa visão; e, elaborar estratégias de intervenção para orientar os pais e familiares das crianças com baixa visão para confeccionar materiais adaptados e a realização dos estímulos em suas residências. Assim foram realizadas entrevistas em profundidade com os participantes destacaram a importante influência que as próprias interações dos participantes com as artes tiveram sobre seu papel como facilitadores da educação em artes criativas para alunos dom baixa visão. Os resultados deste estudo também identificam várias formas de abordar e facilitar as atividades de ensino e aprendizagem. A pesquisa não só revelou insights sobre o valor educacional que cada um dos entrevistados atribuiu às artes individuais, mas também o nível de confiança e preparação que eles sentiram na aplicação das técnicas de ensino das artes como estimulação precoce. Os participantes desta pesquisa identificaram uma série de questões que eles acreditavam comprometer a capacidade do uso de artes de forma eficaz na estimulação precoce de alunos com baixa visão. |
id |
VERACRUZ-0_b3637cad14fe2621cee5ed0ed4ce417b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57640 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021deficiente visualartesestimulação precoceEsta pesquisa que explorou as perspectivas de professores e pais de alunos da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, escola especializada em educação especial vinculada à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC-AM, sobre a estimulação precoce com uso das artes criativas como estímulos visuais e globais nos alunos com baixa visão. O estudo investigou as experiências e formação pessoais dos participantes nas artes, bem como as suas opiniões sobre a pedagogia das artes. Desta forma, este ensaio dissertativo analisa como a arte potencializa a autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce na Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021, além de especificamente investigar como a arte contribui para o desenvolvimento da autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce; desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem das crianças com baixa visão; e, elaborar estratégias de intervenção para orientar os pais e familiares das crianças com baixa visão para confeccionar materiais adaptados e a realização dos estímulos em suas residências. Assim foram realizadas entrevistas em profundidade com os participantes destacaram a importante influência que as próprias interações dos participantes com as artes tiveram sobre seu papel como facilitadores da educação em artes criativas para alunos dom baixa visão. Os resultados deste estudo também identificam várias formas de abordar e facilitar as atividades de ensino e aprendizagem. A pesquisa não só revelou insights sobre o valor educacional que cada um dos entrevistados atribuiu às artes individuais, mas também o nível de confiança e preparação que eles sentiram na aplicação das técnicas de ensino das artes como estimulação precoce. Os participantes desta pesquisa identificaram uma série de questões que eles acreditavam comprometer a capacidade do uso de artes de forma eficaz na estimulação precoce de alunos com baixa visão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5764010.34117/bjdv9n2-165Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8725-8746Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8725-8746Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8725-87462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640/42087de Menezes, Maria Eliete Frotainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57640Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:23.613517Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 |
title |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 |
spellingShingle |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 de Menezes, Maria Eliete Frota deficiente visual artes estimulação precoce de Menezes, Maria Eliete Frota deficiente visual artes estimulação precoce |
title_short |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 |
title_full |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 |
title_fullStr |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 |
title_full_unstemmed |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 |
title_sort |
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021 |
author |
de Menezes, Maria Eliete Frota |
author_facet |
de Menezes, Maria Eliete Frota de Menezes, Maria Eliete Frota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Menezes, Maria Eliete Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
deficiente visual artes estimulação precoce |
topic |
deficiente visual artes estimulação precoce |
description |
Esta pesquisa que explorou as perspectivas de professores e pais de alunos da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, escola especializada em educação especial vinculada à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC-AM, sobre a estimulação precoce com uso das artes criativas como estímulos visuais e globais nos alunos com baixa visão. O estudo investigou as experiências e formação pessoais dos participantes nas artes, bem como as suas opiniões sobre a pedagogia das artes. Desta forma, este ensaio dissertativo analisa como a arte potencializa a autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce na Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021, além de especificamente investigar como a arte contribui para o desenvolvimento da autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce; desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem das crianças com baixa visão; e, elaborar estratégias de intervenção para orientar os pais e familiares das crianças com baixa visão para confeccionar materiais adaptados e a realização dos estímulos em suas residências. Assim foram realizadas entrevistas em profundidade com os participantes destacaram a importante influência que as próprias interações dos participantes com as artes tiveram sobre seu papel como facilitadores da educação em artes criativas para alunos dom baixa visão. Os resultados deste estudo também identificam várias formas de abordar e facilitar as atividades de ensino e aprendizagem. A pesquisa não só revelou insights sobre o valor educacional que cada um dos entrevistados atribuiu às artes individuais, mas também o nível de confiança e preparação que eles sentiram na aplicação das técnicas de ensino das artes como estimulação precoce. Os participantes desta pesquisa identificaram uma série de questões que eles acreditavam comprometer a capacidade do uso de artes de forma eficaz na estimulação precoce de alunos com baixa visão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640 10.34117/bjdv9n2-165 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640/42087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8725-8746 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8725-8746 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8725-8746 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183711440896000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-165 |