A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Menezes, Maria Eliete Frota
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n2-165
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640
Resumo: Esta pesquisa que explorou as perspectivas de professores e pais de alunos da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, escola especializada em educação especial vinculada à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC-AM, sobre a estimulação precoce com uso das artes criativas como estímulos visuais e globais nos alunos com baixa visão. O estudo investigou as experiências e formação pessoais dos participantes nas artes, bem como as suas opiniões sobre a pedagogia das artes. Desta forma, este ensaio dissertativo analisa como a arte potencializa a autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce na Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021, além de especificamente investigar como a arte contribui para o desenvolvimento da autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce; desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem das crianças com baixa visão; e, elaborar estratégias de intervenção para orientar os pais e familiares das crianças com baixa visão para confeccionar materiais adaptados e a realização dos estímulos em suas residências. Assim foram realizadas entrevistas em profundidade com os participantes destacaram a importante influência que as próprias interações dos participantes com as artes tiveram sobre seu papel como facilitadores da educação em artes criativas para alunos dom baixa visão. Os resultados deste estudo também identificam várias formas de abordar e facilitar as atividades de ensino e aprendizagem. A pesquisa não só revelou insights sobre o valor educacional que cada um dos entrevistados atribuiu às artes individuais, mas também o nível de confiança e preparação que eles sentiram na aplicação das técnicas de ensino das artes como estimulação precoce. Os participantes desta pesquisa identificaram uma série de questões que eles acreditavam comprometer a capacidade do uso de artes de forma eficaz na estimulação precoce de alunos com baixa visão.
id VERACRUZ-0_b3637cad14fe2621cee5ed0ed4ce417b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57640
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021deficiente visualartesestimulação precoceEsta pesquisa que explorou as perspectivas de professores e pais de alunos da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, escola especializada em educação especial vinculada à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC-AM, sobre a estimulação precoce com uso das artes criativas como estímulos visuais e globais nos alunos com baixa visão. O estudo investigou as experiências e formação pessoais dos participantes nas artes, bem como as suas opiniões sobre a pedagogia das artes. Desta forma, este ensaio dissertativo analisa como a arte potencializa a autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce na Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021, além de especificamente investigar como a arte contribui para o desenvolvimento da autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce; desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem das crianças com baixa visão; e, elaborar estratégias de intervenção para orientar os pais e familiares das crianças com baixa visão para confeccionar materiais adaptados e a realização dos estímulos em suas residências. Assim foram realizadas entrevistas em profundidade com os participantes destacaram a importante influência que as próprias interações dos participantes com as artes tiveram sobre seu papel como facilitadores da educação em artes criativas para alunos dom baixa visão. Os resultados deste estudo também identificam várias formas de abordar e facilitar as atividades de ensino e aprendizagem. A pesquisa não só revelou insights sobre o valor educacional que cada um dos entrevistados atribuiu às artes individuais, mas também o nível de confiança e preparação que eles sentiram na aplicação das técnicas de ensino das artes como estimulação precoce. Os participantes desta pesquisa identificaram uma série de questões que eles acreditavam comprometer a capacidade do uso de artes de forma eficaz na estimulação precoce de alunos com baixa visão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5764010.34117/bjdv9n2-165Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8725-8746Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8725-8746Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8725-87462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640/42087de Menezes, Maria Eliete Frotainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57640Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:23.613517Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
title A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
spellingShingle A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
de Menezes, Maria Eliete Frota
deficiente visual
artes
estimulação precoce
de Menezes, Maria Eliete Frota
deficiente visual
artes
estimulação precoce
title_short A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
title_full A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
title_fullStr A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
title_full_unstemmed A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
title_sort A arte como estímulo dos resíduos visuais para alunos da estimulação precoce da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
author de Menezes, Maria Eliete Frota
author_facet de Menezes, Maria Eliete Frota
de Menezes, Maria Eliete Frota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Menezes, Maria Eliete Frota
dc.subject.por.fl_str_mv deficiente visual
artes
estimulação precoce
topic deficiente visual
artes
estimulação precoce
description Esta pesquisa que explorou as perspectivas de professores e pais de alunos da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira, escola especializada em educação especial vinculada à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC-AM, sobre a estimulação precoce com uso das artes criativas como estímulos visuais e globais nos alunos com baixa visão. O estudo investigou as experiências e formação pessoais dos participantes nas artes, bem como as suas opiniões sobre a pedagogia das artes. Desta forma, este ensaio dissertativo analisa como a arte potencializa a autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce na Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021, além de especificamente investigar como a arte contribui para o desenvolvimento da autonomia dos alunos com baixa visão da estimulação precoce; desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem das crianças com baixa visão; e, elaborar estratégias de intervenção para orientar os pais e familiares das crianças com baixa visão para confeccionar materiais adaptados e a realização dos estímulos em suas residências. Assim foram realizadas entrevistas em profundidade com os participantes destacaram a importante influência que as próprias interações dos participantes com as artes tiveram sobre seu papel como facilitadores da educação em artes criativas para alunos dom baixa visão. Os resultados deste estudo também identificam várias formas de abordar e facilitar as atividades de ensino e aprendizagem. A pesquisa não só revelou insights sobre o valor educacional que cada um dos entrevistados atribuiu às artes individuais, mas também o nível de confiança e preparação que eles sentiram na aplicação das técnicas de ensino das artes como estimulação precoce. Os participantes desta pesquisa identificaram uma série de questões que eles acreditavam comprometer a capacidade do uso de artes de forma eficaz na estimulação precoce de alunos com baixa visão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640
10.34117/bjdv9n2-165
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n2-165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57640/42087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 8725-8746
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 8725-8746
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 8725-8746
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183711440896000
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n2-165