Implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no Espírito Santo: projetos de intervenção como uma construção coletiva e aplicada / Implementation of laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08 in Espírito Santo: intervention projects as a collective and applied construction
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n1-311 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23049 |
Resumo: | Este texto analisa o curso de extensão na modalidade a distância: “Fazer valer a implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no Espírito Santo: superando o racismo institucional e na sociedade”, ofertado em parceria entre os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas dos campi Vitória e Colatina do Ifes e o Centro da Cultura Negra do Estado do Espírito Santo como ferramenta possível para cumprimento da legislação sobre educação para as relações étnico-raciais. O curso de formação teve como público-alvo professores e profissionais da Educação capixabas, em todas as redes e níveis de ensino. A metodologia empregada no curso foi a pesquisa-ação a partir da necessidade de adaptação do currículo escolar para atendimento à legislação vigente, em especial as Leis nº. 10.639/2003 e 11.645/2008 com foco na educação para as relações étnico-raciais. O material didático foi produzido em ambiente virtual de aprendizagem a partir de obras de Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, António Nóvoa e Ademar Hengemühle. Houve participantes de onze municípios capixabas, que resultaram em onze projetos de intervenção que efetivamente contribuíram para a adaptação do currículo escolar em atendimento à demanda legal. Diante da participação dos docentes e dos produtos oriundos do curso, conclui-se que este modelo de formação docente contribui para a aplicação da legislação sobre educação para as relações étnico-raciais no currículo escolar. |
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Implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no Espírito Santo: projetos de intervenção como uma construção coletiva e aplicada / Implementation of laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08 in Espírito Santo: intervention projects as a collective and applied constructionEducaçãoFormação docenteRelações étnico-raciaisEstudos afro-brasileiros e indígenasLeis nº 10.639/03 e 11.645/08. Este texto analisa o curso de extensão na modalidade a distância: “Fazer valer a implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no Espírito Santo: superando o racismo institucional e na sociedade”, ofertado em parceria entre os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas dos campi Vitória e Colatina do Ifes e o Centro da Cultura Negra do Estado do Espírito Santo como ferramenta possível para cumprimento da legislação sobre educação para as relações étnico-raciais. O curso de formação teve como público-alvo professores e profissionais da Educação capixabas, em todas as redes e níveis de ensino. A metodologia empregada no curso foi a pesquisa-ação a partir da necessidade de adaptação do currículo escolar para atendimento à legislação vigente, em especial as Leis nº. 10.639/2003 e 11.645/2008 com foco na educação para as relações étnico-raciais. O material didático foi produzido em ambiente virtual de aprendizagem a partir de obras de Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, António Nóvoa e Ademar Hengemühle. Houve participantes de onze municípios capixabas, que resultaram em onze projetos de intervenção que efetivamente contribuíram para a adaptação do currículo escolar em atendimento à demanda legal. Diante da participação dos docentes e dos produtos oriundos do curso, conclui-se que este modelo de formação docente contribui para a aplicação da legislação sobre educação para as relações étnico-raciais no currículo escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2304910.34117/bjdv7n1-311Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021)2525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23049/18522Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rosane Rosa DiasJacob, AlexandreMedeiros, Ilalzina Maria da Conceição2021-09-21T10:44:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23049Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:46.425692Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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