Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv.v7i5.29695 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29695 |
Resumo: | Este artigo é resultado de estudos bibliográficos sobre a educação como direito humano e sua importância para a emancipação social. Pretendemos destacar a relevância da gestão do saber no mundo contemporâneo e a importância da educação para o desenvolvimento social, visto que a sociedade contemporânea se estrutura em função dos conhecimentos e das tecnologias. Daremos enfoque à educação, não apenas como direito humano, mas também como instrumento ou mecanismo eficaz de gestão do conhecimento e seu papel para a formação de cidadãos conscientes dos caminhos necessários para a construção da sua emancipação social. Outro destaque importante neste artigo é o papel da educação como impulsionadora da transformação de mentalidades para o exercício pleno da cidadania. |
id |
VERACRUZ-0_b716cf9ea2923abb310337435fd0f446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29695 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerationsEducação. Direitos Humanos. Emancipação social. Cidadania.Este artigo é resultado de estudos bibliográficos sobre a educação como direito humano e sua importância para a emancipação social. Pretendemos destacar a relevância da gestão do saber no mundo contemporâneo e a importância da educação para o desenvolvimento social, visto que a sociedade contemporânea se estrutura em função dos conhecimentos e das tecnologias. Daremos enfoque à educação, não apenas como direito humano, mas também como instrumento ou mecanismo eficaz de gestão do conhecimento e seu papel para a formação de cidadãos conscientes dos caminhos necessários para a construção da sua emancipação social. Outro destaque importante neste artigo é o papel da educação como impulsionadora da transformação de mentalidades para o exercício pleno da cidadania.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2969510.34117/bjdv.v7i5.29695Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 47856-47866Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 47856-47866Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 47856-478662525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29695/2341610.34117/bjd.v7i5.29695.g23416Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Cristiane Regina DouradoSantos, Carine de MirandaAlves, Valdirene de Oliveirade Jesus, Ana Lucia Paranhosdos Santos, Iracema Paixão2022-02-25T21:44:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29695Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:48.740279Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations |
title |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations |
spellingShingle |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Educação. Direitos Humanos. Emancipação social. Cidadania. Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Educação. Direitos Humanos. Emancipação social. Cidadania. |
title_short |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations |
title_full |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations |
title_fullStr |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations |
title_full_unstemmed |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations |
title_sort |
Educação, direitos humanos e emancipação social: algumas considerações / Education, human rights and social emancipation: some considerations |
author |
Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado |
author_facet |
Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Santos, Carine de Miranda Alves, Valdirene de Oliveira de Jesus, Ana Lucia Paranhos dos Santos, Iracema Paixão Santos, Carine de Miranda Alves, Valdirene de Oliveira de Jesus, Ana Lucia Paranhos dos Santos, Iracema Paixão |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Carine de Miranda Alves, Valdirene de Oliveira de Jesus, Ana Lucia Paranhos dos Santos, Iracema Paixão |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado Santos, Carine de Miranda Alves, Valdirene de Oliveira de Jesus, Ana Lucia Paranhos dos Santos, Iracema Paixão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Direitos Humanos. Emancipação social. Cidadania. |
topic |
Educação. Direitos Humanos. Emancipação social. Cidadania. |
description |
Este artigo é resultado de estudos bibliográficos sobre a educação como direito humano e sua importância para a emancipação social. Pretendemos destacar a relevância da gestão do saber no mundo contemporâneo e a importância da educação para o desenvolvimento social, visto que a sociedade contemporânea se estrutura em função dos conhecimentos e das tecnologias. Daremos enfoque à educação, não apenas como direito humano, mas também como instrumento ou mecanismo eficaz de gestão do conhecimento e seu papel para a formação de cidadãos conscientes dos caminhos necessários para a construção da sua emancipação social. Outro destaque importante neste artigo é o papel da educação como impulsionadora da transformação de mentalidades para o exercício pleno da cidadania. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29695 10.34117/bjdv.v7i5.29695 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29695 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29695/23416 10.34117/bjd.v7i5.29695.g23416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 47856-47866 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 47856-47866 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 47856-47866 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183814554714112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29695 |