As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875 |
Resumo: | A transposição das fronteiras de educação superior, facilitada pelas TIC, pode trazer uma contribuição significativa para a qualidade da educação, mas para isso, segundo a UNESCO, as IES precisam saber como aproveitar o potencial das TIC para qualificar suas ações. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, têm se consolidado como um espaço privilegiado para a produção e socialização do conhecimento a partir de suas ações de pesquisa em todas as áreas. Estes cursos são avaliados também pelo grau de internacionalização dos seus programas e de suas produções. Mas, de que maneira estes cursos têm se apropriado das TIC para ampliar a sua internacionalização acadêmica? Para responder esta questão, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados o Documento de Área 2013 – Educação e as Propostas Pedagógicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área de Educação - PPGEdu ofertados no RS. Em cada proposta, destacamos as ações desenvolvidas por meio das TIC e seus objetivos. Desta maneira foi possível perceber como os diferentes PPGEdu estão se apropriando do potencial destas tecnologias para qualificar seus Projetos Pedagógicos e, principalmente, como as tem adotado como estratégia e ampliação da sua Internacionalização. |
id |
VERACRUZ-0_b76a1fbed2b47825016fb32f90daaf9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51875 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensuinternacionalizaçãoprogramas de pós-graduaçãoeducação superiortecnologias da informação e da comunicaçãoA transposição das fronteiras de educação superior, facilitada pelas TIC, pode trazer uma contribuição significativa para a qualidade da educação, mas para isso, segundo a UNESCO, as IES precisam saber como aproveitar o potencial das TIC para qualificar suas ações. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, têm se consolidado como um espaço privilegiado para a produção e socialização do conhecimento a partir de suas ações de pesquisa em todas as áreas. Estes cursos são avaliados também pelo grau de internacionalização dos seus programas e de suas produções. Mas, de que maneira estes cursos têm se apropriado das TIC para ampliar a sua internacionalização acadêmica? Para responder esta questão, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados o Documento de Área 2013 – Educação e as Propostas Pedagógicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área de Educação - PPGEdu ofertados no RS. Em cada proposta, destacamos as ações desenvolvidas por meio das TIC e seus objetivos. Desta maneira foi possível perceber como os diferentes PPGEdu estão se apropriando do potencial destas tecnologias para qualificar seus Projetos Pedagógicos e, principalmente, como as tem adotado como estratégia e ampliação da sua Internacionalização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5187510.34117/bjdv8n9-074Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61526-61535Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61526-61535Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61526-615352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875/38858Copyright (c) 2022 Joice Nunes Lanzarini, Felipe Gustsack, Claudio José de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLanzarini, Joice NunesGustsack, FelipeOliveira, Claudio José de2022-09-08T16:58:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51875Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:37.439425Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu |
title |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu |
spellingShingle |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu Lanzarini, Joice Nunes internacionalização programas de pós-graduação educação superior tecnologias da informação e da comunicação |
title_short |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu |
title_full |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu |
title_fullStr |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu |
title_full_unstemmed |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu |
title_sort |
As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu |
author |
Lanzarini, Joice Nunes |
author_facet |
Lanzarini, Joice Nunes Gustsack, Felipe Oliveira, Claudio José de |
author_role |
author |
author2 |
Gustsack, Felipe Oliveira, Claudio José de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanzarini, Joice Nunes Gustsack, Felipe Oliveira, Claudio José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
internacionalização programas de pós-graduação educação superior tecnologias da informação e da comunicação |
topic |
internacionalização programas de pós-graduação educação superior tecnologias da informação e da comunicação |
description |
A transposição das fronteiras de educação superior, facilitada pelas TIC, pode trazer uma contribuição significativa para a qualidade da educação, mas para isso, segundo a UNESCO, as IES precisam saber como aproveitar o potencial das TIC para qualificar suas ações. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, têm se consolidado como um espaço privilegiado para a produção e socialização do conhecimento a partir de suas ações de pesquisa em todas as áreas. Estes cursos são avaliados também pelo grau de internacionalização dos seus programas e de suas produções. Mas, de que maneira estes cursos têm se apropriado das TIC para ampliar a sua internacionalização acadêmica? Para responder esta questão, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados o Documento de Área 2013 – Educação e as Propostas Pedagógicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área de Educação - PPGEdu ofertados no RS. Em cada proposta, destacamos as ações desenvolvidas por meio das TIC e seus objetivos. Desta maneira foi possível perceber como os diferentes PPGEdu estão se apropriando do potencial destas tecnologias para qualificar seus Projetos Pedagógicos e, principalmente, como as tem adotado como estratégia e ampliação da sua Internacionalização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875 10.34117/bjdv8n9-074 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875/38858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joice Nunes Lanzarini, Felipe Gustsack, Claudio José de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joice Nunes Lanzarini, Felipe Gustsack, Claudio José de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61526-61535 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61526-61535 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61526-61535 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645610450944000 |