As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanzarini, Joice Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gustsack, Felipe, Oliveira, Claudio José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875
Resumo: A transposição das fronteiras de educação superior, facilitada pelas TIC, pode trazer uma contribuição significativa para a qualidade da educação, mas para isso, segundo a UNESCO, as IES precisam saber como aproveitar o potencial das TIC para qualificar suas ações. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, têm se consolidado como um espaço privilegiado para a produção e socialização do conhecimento a partir de suas ações de pesquisa em todas as áreas. Estes cursos são avaliados também pelo grau de internacionalização dos seus programas e de suas produções. Mas, de que maneira estes cursos têm se apropriado das TIC para ampliar a sua internacionalização acadêmica? Para responder esta questão, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados o Documento de Área 2013 – Educação e as Propostas Pedagógicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área de Educação - PPGEdu ofertados no RS. Em cada proposta, destacamos as ações desenvolvidas por meio das TIC e seus objetivos. Desta maneira foi possível perceber como os diferentes PPGEdu estão se apropriando do potencial destas tecnologias para qualificar seus Projetos Pedagógicos e, principalmente, como as tem adotado como estratégia e ampliação da sua Internacionalização.
id VERACRUZ-0_b76a1fbed2b47825016fb32f90daaf9f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51875
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensuinternacionalizaçãoprogramas de pós-graduaçãoeducação superiortecnologias da informação e da comunicaçãoA transposição das fronteiras de educação superior, facilitada pelas TIC, pode trazer uma contribuição significativa para a qualidade da educação, mas para isso, segundo a UNESCO, as IES precisam saber como aproveitar o potencial das TIC para qualificar suas ações. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, têm se consolidado como um espaço privilegiado para a produção e socialização do conhecimento a partir de suas ações de pesquisa em todas as áreas. Estes cursos são avaliados também pelo grau de internacionalização dos seus programas e de suas produções. Mas, de que maneira estes cursos têm se apropriado das TIC para ampliar a sua internacionalização acadêmica? Para responder esta questão, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados o Documento de Área 2013 – Educação e as Propostas Pedagógicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área de Educação - PPGEdu ofertados no RS. Em cada proposta, destacamos as ações desenvolvidas por meio das TIC e seus objetivos. Desta maneira foi possível perceber como os diferentes PPGEdu estão se apropriando do potencial destas tecnologias para qualificar seus Projetos Pedagógicos e, principalmente, como as tem adotado como estratégia e ampliação da sua Internacionalização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5187510.34117/bjdv8n9-074Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61526-61535Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61526-61535Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61526-615352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875/38858Copyright (c) 2022 Joice Nunes Lanzarini, Felipe Gustsack, Claudio José de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLanzarini, Joice NunesGustsack, FelipeOliveira, Claudio José de2022-09-08T16:58:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51875Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:37.439425Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
title As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
spellingShingle As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
Lanzarini, Joice Nunes
internacionalização
programas de pós-graduação
educação superior
tecnologias da informação e da comunicação
title_short As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
title_full As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
title_fullStr As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
title_full_unstemmed As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
title_sort As TIC como estratégia de ampliação da internacionalização acadêmica da pós-graduação Stricto Sensu: ICT as a strategy for the expansion of the academic internationalization of the post-graduation Stricto Sensu
author Lanzarini, Joice Nunes
author_facet Lanzarini, Joice Nunes
Gustsack, Felipe
Oliveira, Claudio José de
author_role author
author2 Gustsack, Felipe
Oliveira, Claudio José de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanzarini, Joice Nunes
Gustsack, Felipe
Oliveira, Claudio José de
dc.subject.por.fl_str_mv internacionalização
programas de pós-graduação
educação superior
tecnologias da informação e da comunicação
topic internacionalização
programas de pós-graduação
educação superior
tecnologias da informação e da comunicação
description A transposição das fronteiras de educação superior, facilitada pelas TIC, pode trazer uma contribuição significativa para a qualidade da educação, mas para isso, segundo a UNESCO, as IES precisam saber como aproveitar o potencial das TIC para qualificar suas ações. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, têm se consolidado como um espaço privilegiado para a produção e socialização do conhecimento a partir de suas ações de pesquisa em todas as áreas. Estes cursos são avaliados também pelo grau de internacionalização dos seus programas e de suas produções. Mas, de que maneira estes cursos têm se apropriado das TIC para ampliar a sua internacionalização acadêmica? Para responder esta questão, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados o Documento de Área 2013 – Educação e as Propostas Pedagógicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área de Educação - PPGEdu ofertados no RS. Em cada proposta, destacamos as ações desenvolvidas por meio das TIC e seus objetivos. Desta maneira foi possível perceber como os diferentes PPGEdu estão se apropriando do potencial destas tecnologias para qualificar seus Projetos Pedagógicos e, principalmente, como as tem adotado como estratégia e ampliação da sua Internacionalização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875
10.34117/bjdv8n9-074
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51875/38858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Joice Nunes Lanzarini, Felipe Gustsack, Claudio José de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Joice Nunes Lanzarini, Felipe Gustsack, Claudio José de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61526-61535
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61526-61535
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61526-61535
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645610450944000