O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Caio Henrique de Moura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Crislaine Maria da, Lindozo, Camila Ingrid da Silva, Santos, Josefa Gomes dos, Lima, Tália Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39286
Resumo: Este artigo aborda um olhar hermenêutico dialético sobre o conceito de flor pelos licenciandos em Ciências Biológicas. Flor é uma estrutura reprodutiva das angiospermas, formada por folhas modificadas, que possui coloração atrativa e formas diferenciadas para atrair polinizadores. O conteúdo de flor é abordado no segundo ano do Ensino Médio, quando é trabalhado o tema Angiosperma, no ensino da Botânica. Considerando a amplitude de percepções que pode existir do conceito de flor, apresentado pelo sujeito, entendemos que é importante compreendermos, a partir do senso comum, as percepções dos indivíduos. Assim, buscou-se analisar as percepções sobre o conceito de flor dos licenciandos do primeiro período de Ciências Biológicas de uma universidade pública de Pernambuco. Utilizamos para coleta dos dados a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CDH), que é representada por círculos e desenvolvida em diferentes momentos. No primeiro momento, cada aluno é entrevistado individualmente, para responder um conceito. No segundo, os participantes mostram suas respostas sobre o assunto aos demais e podem reconstruir seus argumentos. O terceiro e último momento consiste em uma única resposta para o grupo, em conjunto, para reconstrução do conceito final. Na análise final dos dados realizou-se uma síntese seguindo o método CHD. Utilizou-se a técnica de triangulação, em que diferentes saberes possibilitam verificar e validar a pesquisa para chegar à compreensão da realidade pesquisada. Percebemos, por fim, que a maioria dos participantes aponta o conceito de flor de maneira consideravelmente correta, porém, vaga, pois poderiam ter utilizado mais argumentos sobre flor.
id VERACRUZ-0_b8591229e7acb242a59c734a2e11d0a2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39286
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic viewEnsino de BotânicaPercepção dos licenciandosCírculo Hermenêutico Dialético.Este artigo aborda um olhar hermenêutico dialético sobre o conceito de flor pelos licenciandos em Ciências Biológicas. Flor é uma estrutura reprodutiva das angiospermas, formada por folhas modificadas, que possui coloração atrativa e formas diferenciadas para atrair polinizadores. O conteúdo de flor é abordado no segundo ano do Ensino Médio, quando é trabalhado o tema Angiosperma, no ensino da Botânica. Considerando a amplitude de percepções que pode existir do conceito de flor, apresentado pelo sujeito, entendemos que é importante compreendermos, a partir do senso comum, as percepções dos indivíduos. Assim, buscou-se analisar as percepções sobre o conceito de flor dos licenciandos do primeiro período de Ciências Biológicas de uma universidade pública de Pernambuco. Utilizamos para coleta dos dados a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CDH), que é representada por círculos e desenvolvida em diferentes momentos. No primeiro momento, cada aluno é entrevistado individualmente, para responder um conceito. No segundo, os participantes mostram suas respostas sobre o assunto aos demais e podem reconstruir seus argumentos. O terceiro e último momento consiste em uma única resposta para o grupo, em conjunto, para reconstrução do conceito final. Na análise final dos dados realizou-se uma síntese seguindo o método CHD. Utilizou-se a técnica de triangulação, em que diferentes saberes possibilitam verificar e validar a pesquisa para chegar à compreensão da realidade pesquisada. Percebemos, por fim, que a maioria dos participantes aponta o conceito de flor de maneira consideravelmente correta, porém, vaga, pois poderiam ter utilizado mais argumentos sobre flor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3928610.34117/bjdv7n11-056Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 102533-102546Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 102533-102546Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 102533-1025462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39286/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Caio Henrique de MouraSilva, Crislaine Maria daLindozo, Camila Ingrid da SilvaSantos, Josefa Gomes dosLima, Tália Cristina de2021-12-01T11:17:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:38.121494Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
title O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
spellingShingle O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
Santana, Caio Henrique de Moura
Ensino de Botânica
Percepção dos licenciandos
Círculo Hermenêutico Dialético.
title_short O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
title_full O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
title_fullStr O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
title_full_unstemmed O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
title_sort O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
author Santana, Caio Henrique de Moura
author_facet Santana, Caio Henrique de Moura
Silva, Crislaine Maria da
Lindozo, Camila Ingrid da Silva
Santos, Josefa Gomes dos
Lima, Tália Cristina de
author_role author
author2 Silva, Crislaine Maria da
Lindozo, Camila Ingrid da Silva
Santos, Josefa Gomes dos
Lima, Tália Cristina de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Caio Henrique de Moura
Silva, Crislaine Maria da
Lindozo, Camila Ingrid da Silva
Santos, Josefa Gomes dos
Lima, Tália Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Botânica
Percepção dos licenciandos
Círculo Hermenêutico Dialético.
topic Ensino de Botânica
Percepção dos licenciandos
Círculo Hermenêutico Dialético.
description Este artigo aborda um olhar hermenêutico dialético sobre o conceito de flor pelos licenciandos em Ciências Biológicas. Flor é uma estrutura reprodutiva das angiospermas, formada por folhas modificadas, que possui coloração atrativa e formas diferenciadas para atrair polinizadores. O conteúdo de flor é abordado no segundo ano do Ensino Médio, quando é trabalhado o tema Angiosperma, no ensino da Botânica. Considerando a amplitude de percepções que pode existir do conceito de flor, apresentado pelo sujeito, entendemos que é importante compreendermos, a partir do senso comum, as percepções dos indivíduos. Assim, buscou-se analisar as percepções sobre o conceito de flor dos licenciandos do primeiro período de Ciências Biológicas de uma universidade pública de Pernambuco. Utilizamos para coleta dos dados a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CDH), que é representada por círculos e desenvolvida em diferentes momentos. No primeiro momento, cada aluno é entrevistado individualmente, para responder um conceito. No segundo, os participantes mostram suas respostas sobre o assunto aos demais e podem reconstruir seus argumentos. O terceiro e último momento consiste em uma única resposta para o grupo, em conjunto, para reconstrução do conceito final. Na análise final dos dados realizou-se uma síntese seguindo o método CHD. Utilizou-se a técnica de triangulação, em que diferentes saberes possibilitam verificar e validar a pesquisa para chegar à compreensão da realidade pesquisada. Percebemos, por fim, que a maioria dos participantes aponta o conceito de flor de maneira consideravelmente correta, porém, vaga, pois poderiam ter utilizado mais argumentos sobre flor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39286
10.34117/bjdv7n11-056
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39286
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39286/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 102533-102546
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 102533-102546
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 102533-102546
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645565671505920