O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic view
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39286 |
Resumo: | Este artigo aborda um olhar hermenêutico dialético sobre o conceito de flor pelos licenciandos em Ciências Biológicas. Flor é uma estrutura reprodutiva das angiospermas, formada por folhas modificadas, que possui coloração atrativa e formas diferenciadas para atrair polinizadores. O conteúdo de flor é abordado no segundo ano do Ensino Médio, quando é trabalhado o tema Angiosperma, no ensino da Botânica. Considerando a amplitude de percepções que pode existir do conceito de flor, apresentado pelo sujeito, entendemos que é importante compreendermos, a partir do senso comum, as percepções dos indivíduos. Assim, buscou-se analisar as percepções sobre o conceito de flor dos licenciandos do primeiro período de Ciências Biológicas de uma universidade pública de Pernambuco. Utilizamos para coleta dos dados a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CDH), que é representada por círculos e desenvolvida em diferentes momentos. No primeiro momento, cada aluno é entrevistado individualmente, para responder um conceito. No segundo, os participantes mostram suas respostas sobre o assunto aos demais e podem reconstruir seus argumentos. O terceiro e último momento consiste em uma única resposta para o grupo, em conjunto, para reconstrução do conceito final. Na análise final dos dados realizou-se uma síntese seguindo o método CHD. Utilizou-se a técnica de triangulação, em que diferentes saberes possibilitam verificar e validar a pesquisa para chegar à compreensão da realidade pesquisada. Percebemos, por fim, que a maioria dos participantes aponta o conceito de flor de maneira consideravelmente correta, porém, vaga, pois poderiam ter utilizado mais argumentos sobre flor. |
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O conceito de flor por licenciandos em Ciências Biológicas: um olhar hermenêutico dialético/ The concept of the flower by licensees in Biological Sciences: a dialetic hermeneutic viewEnsino de BotânicaPercepção dos licenciandosCírculo Hermenêutico Dialético.Este artigo aborda um olhar hermenêutico dialético sobre o conceito de flor pelos licenciandos em Ciências Biológicas. Flor é uma estrutura reprodutiva das angiospermas, formada por folhas modificadas, que possui coloração atrativa e formas diferenciadas para atrair polinizadores. O conteúdo de flor é abordado no segundo ano do Ensino Médio, quando é trabalhado o tema Angiosperma, no ensino da Botânica. Considerando a amplitude de percepções que pode existir do conceito de flor, apresentado pelo sujeito, entendemos que é importante compreendermos, a partir do senso comum, as percepções dos indivíduos. Assim, buscou-se analisar as percepções sobre o conceito de flor dos licenciandos do primeiro período de Ciências Biológicas de uma universidade pública de Pernambuco. Utilizamos para coleta dos dados a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CDH), que é representada por círculos e desenvolvida em diferentes momentos. No primeiro momento, cada aluno é entrevistado individualmente, para responder um conceito. No segundo, os participantes mostram suas respostas sobre o assunto aos demais e podem reconstruir seus argumentos. O terceiro e último momento consiste em uma única resposta para o grupo, em conjunto, para reconstrução do conceito final. Na análise final dos dados realizou-se uma síntese seguindo o método CHD. Utilizou-se a técnica de triangulação, em que diferentes saberes possibilitam verificar e validar a pesquisa para chegar à compreensão da realidade pesquisada. Percebemos, por fim, que a maioria dos participantes aponta o conceito de flor de maneira consideravelmente correta, porém, vaga, pois poderiam ter utilizado mais argumentos sobre flor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3928610.34117/bjdv7n11-056Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 102533-102546Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 102533-102546Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 102533-1025462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39286/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Caio Henrique de MouraSilva, Crislaine Maria daLindozo, Camila Ingrid da SilvaSantos, Josefa Gomes dosLima, Tália Cristina de2021-12-01T11:17:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:38.121494Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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