Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Purificação, Marcelo Máximo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468
Resumo: Este estudo, cujo tema “Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo” tem por objetivo discutir e problematizar a formação de professores em um grupo de alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública do sudoeste do Goiás. A hipótese inicialmente levantada é que há uma relação entre os baixos resultados dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no que tange a aprendizagem Matemática, com a metodologia utilizada pelos docentes. Acredita-se, que uma formação focada e embasada na Pesquisa em Educação Matemática, pode estreitar o distanciamento existente entre teoria (planejamento pedagógico) e a prática (prática docente, calcada em técnicas e estratégias de ensino difenciadas), e como resultado, podemos ter um melhoramento no desempenho escolar em Matemática de alunos.
id VERACRUZ-0_b86e14dabc8f25b28b95ade756e62ad9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3468
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogueFormação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática.Este estudo, cujo tema “Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo” tem por objetivo discutir e problematizar a formação de professores em um grupo de alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública do sudoeste do Goiás. A hipótese inicialmente levantada é que há uma relação entre os baixos resultados dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no que tange a aprendizagem Matemática, com a metodologia utilizada pelos docentes. Acredita-se, que uma formação focada e embasada na Pesquisa em Educação Matemática, pode estreitar o distanciamento existente entre teoria (planejamento pedagógico) e a prática (prática docente, calcada em técnicas e estratégias de ensino difenciadas), e como resultado, podemos ter um melhoramento no desempenho escolar em Matemática de alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/346810.34117/bjdv5n9-205Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16675-16688Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16675-16688Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16675-166882525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468/3289Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPurificação, Marcelo Máximo2019-10-01T19:29:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3468Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:17.702546Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
title Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
spellingShingle Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
Purificação, Marcelo Máximo
Formação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática.
title_short Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
title_full Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
title_fullStr Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
title_full_unstemmed Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
title_sort Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
author Purificação, Marcelo Máximo
author_facet Purificação, Marcelo Máximo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Purificação, Marcelo Máximo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática.
topic Formação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática.
description Este estudo, cujo tema “Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo” tem por objetivo discutir e problematizar a formação de professores em um grupo de alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública do sudoeste do Goiás. A hipótese inicialmente levantada é que há uma relação entre os baixos resultados dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no que tange a aprendizagem Matemática, com a metodologia utilizada pelos docentes. Acredita-se, que uma formação focada e embasada na Pesquisa em Educação Matemática, pode estreitar o distanciamento existente entre teoria (planejamento pedagógico) e a prática (prática docente, calcada em técnicas e estratégias de ensino difenciadas), e como resultado, podemos ter um melhoramento no desempenho escolar em Matemática de alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468
10.34117/bjdv5n9-205
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468/3289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16675-16688
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16675-16688
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16675-16688
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645424266838016