Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468 |
Resumo: | Este estudo, cujo tema “Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo” tem por objetivo discutir e problematizar a formação de professores em um grupo de alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública do sudoeste do Goiás. A hipótese inicialmente levantada é que há uma relação entre os baixos resultados dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no que tange a aprendizagem Matemática, com a metodologia utilizada pelos docentes. Acredita-se, que uma formação focada e embasada na Pesquisa em Educação Matemática, pode estreitar o distanciamento existente entre teoria (planejamento pedagógico) e a prática (prática docente, calcada em técnicas e estratégias de ensino difenciadas), e como resultado, podemos ter um melhoramento no desempenho escolar em Matemática de alunos. |
id |
VERACRUZ-0_b86e14dabc8f25b28b95ade756e62ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3468 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogueFormação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática.Este estudo, cujo tema “Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo” tem por objetivo discutir e problematizar a formação de professores em um grupo de alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública do sudoeste do Goiás. A hipótese inicialmente levantada é que há uma relação entre os baixos resultados dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no que tange a aprendizagem Matemática, com a metodologia utilizada pelos docentes. Acredita-se, que uma formação focada e embasada na Pesquisa em Educação Matemática, pode estreitar o distanciamento existente entre teoria (planejamento pedagógico) e a prática (prática docente, calcada em técnicas e estratégias de ensino difenciadas), e como resultado, podemos ter um melhoramento no desempenho escolar em Matemática de alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/346810.34117/bjdv5n9-205Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16675-16688Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16675-16688Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16675-166882525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468/3289Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPurificação, Marcelo Máximo2019-10-01T19:29:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3468Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:17.702546Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue |
title |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue |
spellingShingle |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue Purificação, Marcelo Máximo Formação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática. |
title_short |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue |
title_full |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue |
title_fullStr |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue |
title_full_unstemmed |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue |
title_sort |
Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo/Challenges and prospects of research in mathematic education, in context of initial training of teachers pedagogue |
author |
Purificação, Marcelo Máximo |
author_facet |
Purificação, Marcelo Máximo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Purificação, Marcelo Máximo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática. |
topic |
Formação inicial. Pesquisa em Educação Matemática. Planejamento e Prática. |
description |
Este estudo, cujo tema “Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo” tem por objetivo discutir e problematizar a formação de professores em um grupo de alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública do sudoeste do Goiás. A hipótese inicialmente levantada é que há uma relação entre os baixos resultados dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no que tange a aprendizagem Matemática, com a metodologia utilizada pelos docentes. Acredita-se, que uma formação focada e embasada na Pesquisa em Educação Matemática, pode estreitar o distanciamento existente entre teoria (planejamento pedagógico) e a prática (prática docente, calcada em técnicas e estratégias de ensino difenciadas), e como resultado, podemos ter um melhoramento no desempenho escolar em Matemática de alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468 10.34117/bjdv5n9-205 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3468/3289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16675-16688 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16675-16688 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16675-16688 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645424266838016 |