A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50593 |
Resumo: | Este é um trabalho de natureza teórica, apresentamos considerações sobre educação matemática inclusiva no sistema prisional, tomando como marco balizador as três narrativas descritas por Skovsmose (2019), sobre um possível funcionamento social da educação matemática e os conceitos de macroinclusão e microexclusão elaborado por Faustino et al (2018). Concluiu-se que a educação matemática no sistema prisional atualmente não é capaz de desenvolver competências críticas para os seus envolvidos na busca de soluções para os seus problemas e conflitos. Ou seja, a educação matemática dentro do sistema prisional não proporciona a inclusão verdadeira, de acordo com a narrativa 3, proposta por Skovsmose (2019), uma educação emancipadora, capaz de tornar o educando nesse ambiente de ensino aprendizagem um cidadão crítico, socialmente, politicamente e economicamente. |
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