A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz, Djalma Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50593
Resumo: Este é um trabalho de natureza teórica, apresentamos considerações sobre educação matemática inclusiva no sistema prisional, tomando como marco balizador as três narrativas descritas por Skovsmose (2019), sobre um possível funcionamento social da educação matemática e os conceitos de macroinclusão e microexclusão elaborado por Faustino et al (2018). Concluiu-se que a educação matemática no sistema prisional atualmente não é capaz de desenvolver competências críticas para os seus envolvidos na busca de soluções para os seus problemas e conflitos. Ou seja, a educação matemática dentro do sistema prisional não proporciona a inclusão verdadeira, de acordo com a narrativa 3, proposta por Skovsmose (2019), uma educação emancipadora, capaz de tornar o educando nesse ambiente de ensino aprendizagem um cidadão crítico, socialmente, politicamente e economicamente.
id VERACRUZ-0_b8ab693bc8a818f0b54b986055f43ddd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50593
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversiesA educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversieseducação matemática inclusivaeducação matemática inclusivaeducação matemática no sistema prisionaleducação matemática no sistema prisionaleducação de jovens e adultoseducação de jovens e adultosEste é um trabalho de natureza teórica, apresentamos considerações sobre educação matemática inclusiva no sistema prisional, tomando como marco balizador as três narrativas descritas por Skovsmose (2019), sobre um possível funcionamento social da educação matemática e os conceitos de macroinclusão e microexclusão elaborado por Faustino et al (2018). Concluiu-se que a educação matemática no sistema prisional atualmente não é capaz de desenvolver competências críticas para os seus envolvidos na busca de soluções para os seus problemas e conflitos. Ou seja, a educação matemática dentro do sistema prisional não proporciona a inclusão verdadeira, de acordo com a narrativa 3, proposta por Skovsmose (2019), uma educação emancipadora, capaz de tornar o educando nesse ambiente de ensino aprendizagem um cidadão crítico, socialmente, politicamente e economicamente.Este é um trabalho de natureza teórica, apresentamos considerações sobre educação matemática inclusiva no sistema prisional, tomando como marco balizador as três narrativas descritas por Skovsmose (2019), sobre um possível funcionamento social da educação matemática e os conceitos de macroinclusão e microexclusão elaborado por Faustino et al (2018). Concluiu-se que a educação matemática no sistema prisional atualmente não é capaz de desenvolver competências críticas para os seus envolvidos na busca de soluções para os seus problemas e conflitos. Ou seja, a educação matemática dentro do sistema prisional não proporciona a inclusão verdadeira, de acordo com a narrativa 3, proposta por Skovsmose (2019), uma educação emancipadora, capaz de tornar o educando nesse ambiente de ensino aprendizagem um cidadão crítico, socialmente, politicamente e economicamente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5059310.34117/bjdv8n7-298Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53122-53139Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53122-53139Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53122-531392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50593/37997Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Djalma Machado2022-07-27T18:39:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50593Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:07.446342Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
title A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
spellingShingle A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
da Cruz, Djalma Machado
educação matemática inclusiva
educação matemática inclusiva
educação matemática no sistema prisional
educação matemática no sistema prisional
educação de jovens e adultos
educação de jovens e adultos
title_short A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
title_full A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
title_fullStr A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
title_full_unstemmed A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
title_sort A educação matemática inclusiva no sistema prisional e suas controvérsias: Inclusive mathematics education in the prison system and its controversies
author da Cruz, Djalma Machado
author_facet da Cruz, Djalma Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz, Djalma Machado
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática inclusiva
educação matemática inclusiva
educação matemática no sistema prisional
educação matemática no sistema prisional
educação de jovens e adultos
educação de jovens e adultos
topic educação matemática inclusiva
educação matemática inclusiva
educação matemática no sistema prisional
educação matemática no sistema prisional
educação de jovens e adultos
educação de jovens e adultos
description Este é um trabalho de natureza teórica, apresentamos considerações sobre educação matemática inclusiva no sistema prisional, tomando como marco balizador as três narrativas descritas por Skovsmose (2019), sobre um possível funcionamento social da educação matemática e os conceitos de macroinclusão e microexclusão elaborado por Faustino et al (2018). Concluiu-se que a educação matemática no sistema prisional atualmente não é capaz de desenvolver competências críticas para os seus envolvidos na busca de soluções para os seus problemas e conflitos. Ou seja, a educação matemática dentro do sistema prisional não proporciona a inclusão verdadeira, de acordo com a narrativa 3, proposta por Skovsmose (2019), uma educação emancipadora, capaz de tornar o educando nesse ambiente de ensino aprendizagem um cidadão crítico, socialmente, politicamente e economicamente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50593
10.34117/bjdv8n7-298
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50593
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50593/37997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53122-53139
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53122-53139
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53122-53139
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645605754372096