O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960 |
Resumo: | A educação, de um modo geral, tem passado por diversas transformações. Assim, de maneira significativa, novas metodologias de aprendizagens foram sendo incorporadas aos mais diversos tipos de ensino, (presencial, semipresencial, à distância, remoto, híbrido etc.). Este artigo, de maneira sucinta, trata de conhecer a plataforma de aprendizagem e-learning, Moodle, utilizada por inúmeras instituições, públicas e privadas, ao redor do mundo. Objetiva-se descrever o seu papel e sua funcionalidade em contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em diversos tipos de ambientes educacionais. Nesse contexto, será explorado o funcionamento da plataforma Moodle assim como, explicitar suas principais ferramentas, que favorecem a aprendizagem mediada por tecnologia. Para além disso, se apresenta também um estudo de caso, com o intuito de refletir sobre as possíveis aplicações dessa plataforma, que torna a aprendizagem flexível e personalizável. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, analisando artigos científicos e o sítio eletrônico da própria plataforma. No tocante da pesquisa, ainda são apresentados dados de seu uso, em diversos países, sendo, portanto, constituída a plataforma de e-learning mais confiável, flexível e adaptável que se conhece em todo o mundo. |
id |
VERACRUZ-0_b91f8c0cd38e25a51f741d250baa4ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46960 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizablee-learning 1Moodle LMS 2personalização da aprendizagem 3.A educação, de um modo geral, tem passado por diversas transformações. Assim, de maneira significativa, novas metodologias de aprendizagens foram sendo incorporadas aos mais diversos tipos de ensino, (presencial, semipresencial, à distância, remoto, híbrido etc.). Este artigo, de maneira sucinta, trata de conhecer a plataforma de aprendizagem e-learning, Moodle, utilizada por inúmeras instituições, públicas e privadas, ao redor do mundo. Objetiva-se descrever o seu papel e sua funcionalidade em contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em diversos tipos de ambientes educacionais. Nesse contexto, será explorado o funcionamento da plataforma Moodle assim como, explicitar suas principais ferramentas, que favorecem a aprendizagem mediada por tecnologia. Para além disso, se apresenta também um estudo de caso, com o intuito de refletir sobre as possíveis aplicações dessa plataforma, que torna a aprendizagem flexível e personalizável. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, analisando artigos científicos e o sítio eletrônico da própria plataforma. No tocante da pesquisa, ainda são apresentados dados de seu uso, em diversos países, sendo, portanto, constituída a plataforma de e-learning mais confiável, flexível e adaptável que se conhece em todo o mundo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4696010.34117/bjdv8n4-455Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 29715-29726Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 29715-29726Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 29715-297262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana-Mendes, Helano da SilvaSantos, Telma Cedraz dos2022-06-22T19:46:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46960Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:40.923738Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable |
title |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable |
spellingShingle |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable Santana-Mendes, Helano da Silva e-learning 1 Moodle LMS 2 personalização da aprendizagem 3. |
title_short |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable |
title_full |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable |
title_fullStr |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable |
title_full_unstemmed |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable |
title_sort |
O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable |
author |
Santana-Mendes, Helano da Silva |
author_facet |
Santana-Mendes, Helano da Silva Santos, Telma Cedraz dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Telma Cedraz dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana-Mendes, Helano da Silva Santos, Telma Cedraz dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-learning 1 Moodle LMS 2 personalização da aprendizagem 3. |
topic |
e-learning 1 Moodle LMS 2 personalização da aprendizagem 3. |
description |
A educação, de um modo geral, tem passado por diversas transformações. Assim, de maneira significativa, novas metodologias de aprendizagens foram sendo incorporadas aos mais diversos tipos de ensino, (presencial, semipresencial, à distância, remoto, híbrido etc.). Este artigo, de maneira sucinta, trata de conhecer a plataforma de aprendizagem e-learning, Moodle, utilizada por inúmeras instituições, públicas e privadas, ao redor do mundo. Objetiva-se descrever o seu papel e sua funcionalidade em contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em diversos tipos de ambientes educacionais. Nesse contexto, será explorado o funcionamento da plataforma Moodle assim como, explicitar suas principais ferramentas, que favorecem a aprendizagem mediada por tecnologia. Para além disso, se apresenta também um estudo de caso, com o intuito de refletir sobre as possíveis aplicações dessa plataforma, que torna a aprendizagem flexível e personalizável. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, analisando artigos científicos e o sítio eletrônico da própria plataforma. No tocante da pesquisa, ainda são apresentados dados de seu uso, em diversos países, sendo, portanto, constituída a plataforma de e-learning mais confiável, flexível e adaptável que se conhece em todo o mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960 10.34117/bjdv8n4-455 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 29715-29726 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 29715-29726 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 29715-29726 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645593116934144 |