O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana-Mendes, Helano da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Telma Cedraz dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960
Resumo: A educação, de um modo geral, tem passado por diversas transformações. Assim, de maneira significativa, novas metodologias de aprendizagens foram sendo incorporadas aos mais diversos tipos de ensino, (presencial, semipresencial, à distância, remoto, híbrido etc.). Este artigo, de maneira sucinta, trata de conhecer a plataforma de aprendizagem e-learning, Moodle, utilizada por inúmeras instituições, públicas e privadas, ao redor do mundo. Objetiva-se descrever o seu papel e sua funcionalidade em contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em diversos tipos de ambientes educacionais. Nesse contexto, será explorado o funcionamento da plataforma Moodle assim como, explicitar suas principais ferramentas, que favorecem a aprendizagem mediada por tecnologia. Para além disso, se apresenta também um estudo de caso, com o intuito de refletir sobre as possíveis aplicações dessa plataforma, que torna a aprendizagem flexível e personalizável. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, analisando artigos científicos e o sítio eletrônico da própria plataforma. No tocante da pesquisa, ainda são apresentados dados de seu uso, em diversos países, sendo, portanto, constituída a plataforma de e-learning mais confiável, flexível e adaptável que se conhece em todo o mundo.
id VERACRUZ-0_b91f8c0cd38e25a51f741d250baa4ecb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46960
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizablee-learning 1Moodle LMS 2personalização da aprendizagem 3.A educação, de um modo geral, tem passado por diversas transformações. Assim, de maneira significativa, novas metodologias de aprendizagens foram sendo incorporadas aos mais diversos tipos de ensino, (presencial, semipresencial, à distância, remoto, híbrido etc.). Este artigo, de maneira sucinta, trata de conhecer a plataforma de aprendizagem e-learning, Moodle, utilizada por inúmeras instituições, públicas e privadas, ao redor do mundo. Objetiva-se descrever o seu papel e sua funcionalidade em contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em diversos tipos de ambientes educacionais. Nesse contexto, será explorado o funcionamento da plataforma Moodle assim como, explicitar suas principais ferramentas, que favorecem a aprendizagem mediada por tecnologia. Para além disso, se apresenta também um estudo de caso, com o intuito de refletir sobre as possíveis aplicações dessa plataforma, que torna a aprendizagem flexível e personalizável. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, analisando artigos científicos e o sítio eletrônico da própria plataforma. No tocante da pesquisa, ainda são apresentados dados de seu uso, em diversos países, sendo, portanto, constituída a plataforma de e-learning mais confiável, flexível e adaptável que se conhece em todo o mundo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4696010.34117/bjdv8n4-455Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 29715-29726Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 29715-29726Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 29715-297262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana-Mendes, Helano da SilvaSantos, Telma Cedraz dos2022-06-22T19:46:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46960Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:40.923738Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
title O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
spellingShingle O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
Santana-Mendes, Helano da Silva
e-learning 1
Moodle LMS 2
personalização da aprendizagem 3.
title_short O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
title_full O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
title_fullStr O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
title_full_unstemmed O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
title_sort O Moodle como plataforma de aprendizagem e-learning: flexível, adaptável e personalizável / Moodle as a learning platform e-learning: flexible, adaptable and customizable
author Santana-Mendes, Helano da Silva
author_facet Santana-Mendes, Helano da Silva
Santos, Telma Cedraz dos
author_role author
author2 Santos, Telma Cedraz dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana-Mendes, Helano da Silva
Santos, Telma Cedraz dos
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning 1
Moodle LMS 2
personalização da aprendizagem 3.
topic e-learning 1
Moodle LMS 2
personalização da aprendizagem 3.
description A educação, de um modo geral, tem passado por diversas transformações. Assim, de maneira significativa, novas metodologias de aprendizagens foram sendo incorporadas aos mais diversos tipos de ensino, (presencial, semipresencial, à distância, remoto, híbrido etc.). Este artigo, de maneira sucinta, trata de conhecer a plataforma de aprendizagem e-learning, Moodle, utilizada por inúmeras instituições, públicas e privadas, ao redor do mundo. Objetiva-se descrever o seu papel e sua funcionalidade em contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em diversos tipos de ambientes educacionais. Nesse contexto, será explorado o funcionamento da plataforma Moodle assim como, explicitar suas principais ferramentas, que favorecem a aprendizagem mediada por tecnologia. Para além disso, se apresenta também um estudo de caso, com o intuito de refletir sobre as possíveis aplicações dessa plataforma, que torna a aprendizagem flexível e personalizável. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, analisando artigos científicos e o sítio eletrônico da própria plataforma. No tocante da pesquisa, ainda são apresentados dados de seu uso, em diversos países, sendo, portanto, constituída a plataforma de e-learning mais confiável, flexível e adaptável que se conhece em todo o mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960
10.34117/bjdv8n4-455
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46960/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 29715-29726
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 29715-29726
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 29715-29726
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645593116934144