Pesquisa e extensão universitária como sustentação do ensino / Investigación y extensión universitaria como apoyo a la enseñanza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3095 |
Resumo: | A legislação brasileira define que uma instituição de educação superior para ser considerada uma universidade deve garantir a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão universitária. Mas, como, na prática, as universidades brasileiras têm conseguido o entrelace desse tripé? O princípio a partir do qual as universidades existem, a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, as tem sustentado equitativamente? Três décadas da promulgação da Constituição Federal aos nossos dias, as Instituições de Ensino Superior desenvolveram mecanismos para viabilizar e harmonizar esses três percursos do cotidiano acadêmico em um só. No locus dessa discussão, apresenta-se o Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitária (Nupe), do Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Campus I, da Universidade do Estado da Bahia, cuja finalidade regimental é estruturar e coordenar as atividades de Pesquisa e Extensão, bem como, incentivar e divulgar a produção cientifica. O Nupe/DCET-I foi criado no ano de 2012 e desde então tem ampliado suas ações por meio do apoio às pesquisas e às atividades de Extensão do citado Departamento. Suas atividades são entendidas, legalmente, como a interação da universidade com a sociedade, a promoção e estímulo às atividades sócioculturais, a socialização do conhecimento acadêmico e a presença da Universidade no contexto histórico da sociedade, propiciando o exercício permanente da cidadania. A discussão é entender se o Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Exatas e da Terra – I tem atendido à sua finalidade precípua de ser um espaço em que a teia formada pela Pesquisa e pela Extensão universitária dão sustentação ao Ensino. Deseja-se refletir sobre o Nupe/DCET - I, no sentido de perceber se o Nupe tem sido agente do ser/fazer-se instituição universitária para a Universidade do Estado da Bahia consolidar-se como tal. O trabalho, aqui apresentado, foi realizado a partir de pesquisa documental, bibliográfica e chega a conclusões de que o Nupe vem desenvolvendo seu papel institucional, mas que ainda há uma longa caminhada a ser perseguida em seu cotidiano no sentido de que ao entrelaçar a Pesquisa e a Extensão sustenta a Universidade apoiando o Ensino, de graduação e de Pós-graduação. |
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