Educação inclusiva: as práticas pedagógicas e a relação professora/aluna surda no processo ensino aprendizagem de uma escola em Abaetetuba-PA / Inclusive education:pedagogical practices and the dealing teacher / student relationship in the teaching learning process of a school in Abaetetuba-PA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9287 |
Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiências em ambientes educacionais inclusivos é um assunto complexo, porque prevê mudanças de paradigmas e transformação de toda a escola, de suas práticas sociais, culturais e pedagógicas. A escola pode representar um espaço significativo para o desenvolvimento das crianças com deficiências, portanto, tem grande responsabilidade e papel fundamental na formação delas. Quando se trata de inclusão de alunos surdos e práticas pedagógicas é necessário considerar as especificidades destes sujeitos, suas diferenças linguísticas e culturais. Nessa perspectiva, essa pesquisa tem por objetivo identificar como ocorre a inclusão de pessoas surdas e quais metodologias utilizadas na relação professora-aluna surda de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, localizada na rodovia PA 481, Ramal do Itacupé/Abaetetuba,Pará – Amazônia.A metodologia utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, que se dá através do contato direto do pesquisador com situações e sujeitos pesquisados. Optou-se pelo estudo de caso, que segundo Yin (2001) “contribui, de forma inigualável, para a compreensão que temos dos fenômenos individuais, organizacionais, sociais e políticos. A coleta de dados foi feita através de observações diretas e entrevistas. Como resultado, identificou-se que a aluna surda se comunica em Libras, mas sentiu dificuldades em compreender alguns sinais específicos. Não há Atendimento Educacional Especializado(AEE) na escola. Tal atendimento é feito em uma escola polo na cidade de Abaetetuba e a aluna não participa por dificuldades sociais e econômicas. A professora regente não tem formação em Libras ou na área da educação especial ou inclusiva. Não participou de nenhuma formação continuada. Utiliza outros recursos visuais para se comunicar com a aluna, como gestos e pantomimas. A metodologia usada com a aluna surda no período observado, foi a mesma que a utilizada para todos os outros alunos. As atividades em sua maioria, foram feitas em língua portuguesa escrita, sem diferenciação de provas ou exercícios. A intérprete se posicionava ao lado da aluna e utilizava a Libras e outros recursos visuais, como imagens em papel. A relação da professora com a aluna era de respeito, amor e carinho. Os resultados apontam que há urgência em se implantar mudanças nas estruturas escolares e a formação continuada para profissionais da educação é uma estratégia que deve ser constante nas escolas regulares, pois mesmo que haja boa vontade e amor, nem sempre as práticas pedagógicas utilizadas, sem conhecimentos e habilidades específicas, favorecem o ensino aprendizagem da pessoa surda. |
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