Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n8-151 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos do método materialista histórico-dialético e suas contribuições para a pesquisa em educação. Desde modo, buscou-se estudar e compreender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana e às ações do ser humano perante a realidade. O procedimento utilizado foi estudo bibliográfico de autores que discutem a questão do método materialista histórico-dialético, buscando sistematizar considerações relevantes para a pesquisa em educação e formação de pesquisadores críticos nesta área. Concluiu-se que a formação do profissional crítico na educação, a partir das contribuições do método materialista histórico-dialético, subsidia a compreensão do real pelo sujeito na sociedade em que está inserido, auxiliando assim, na superação de práticas alienantes. |
id |
VERACRUZ-0_bce21b63746c7f134fa47c35af6373df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62572 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educaçãomaterialismo histórico-dialéticopesquisa em educaçãometodologia científicaEste trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos do método materialista histórico-dialético e suas contribuições para a pesquisa em educação. Desde modo, buscou-se estudar e compreender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana e às ações do ser humano perante a realidade. O procedimento utilizado foi estudo bibliográfico de autores que discutem a questão do método materialista histórico-dialético, buscando sistematizar considerações relevantes para a pesquisa em educação e formação de pesquisadores críticos nesta área. Concluiu-se que a formação do profissional crítico na educação, a partir das contribuições do método materialista histórico-dialético, subsidia a compreensão do real pelo sujeito na sociedade em que está inserido, auxiliando assim, na superação de práticas alienantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6257210.34117/bjdv9n8-151Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 25447-25458Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 25447-25458Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 25447-254582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572/45037Tomás, Débora NogueiraMeyer, Karyninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62572Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:24.976458Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação |
title |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação |
spellingShingle |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação Tomás, Débora Nogueira materialismo histórico-dialético pesquisa em educação metodologia científica Tomás, Débora Nogueira materialismo histórico-dialético pesquisa em educação metodologia científica |
title_short |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação |
title_full |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação |
title_fullStr |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação |
title_sort |
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação |
author |
Tomás, Débora Nogueira |
author_facet |
Tomás, Débora Nogueira Tomás, Débora Nogueira Meyer, Karyn Meyer, Karyn |
author_role |
author |
author2 |
Meyer, Karyn |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Débora Nogueira Meyer, Karyn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
materialismo histórico-dialético pesquisa em educação metodologia científica |
topic |
materialismo histórico-dialético pesquisa em educação metodologia científica |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos do método materialista histórico-dialético e suas contribuições para a pesquisa em educação. Desde modo, buscou-se estudar e compreender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana e às ações do ser humano perante a realidade. O procedimento utilizado foi estudo bibliográfico de autores que discutem a questão do método materialista histórico-dialético, buscando sistematizar considerações relevantes para a pesquisa em educação e formação de pesquisadores críticos nesta área. Concluiu-se que a formação do profissional crítico na educação, a partir das contribuições do método materialista histórico-dialético, subsidia a compreensão do real pelo sujeito na sociedade em que está inserido, auxiliando assim, na superação de práticas alienantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572 10.34117/bjdv9n8-151 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n8-151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572/45037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 25447-25458 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 25447-25458 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 25447-25458 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219049543663616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n8-151 |