Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Débora Nogueira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Meyer, Karyn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n8-151
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos do método materialista histórico-dialético e suas contribuições para a pesquisa em educação. Desde modo, buscou-se estudar e compreender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana e às ações do ser humano perante a realidade. O procedimento utilizado foi estudo bibliográfico de autores que discutem a questão do método materialista histórico-dialético, buscando sistematizar considerações relevantes para a pesquisa em educação e formação de pesquisadores críticos nesta área. Concluiu-se que a formação do profissional crítico na educação, a partir das contribuições do método materialista histórico-dialético, subsidia a compreensão do real pelo sujeito na sociedade em que está inserido, auxiliando assim, na superação de práticas alienantes.
id VERACRUZ-0_bce21b63746c7f134fa47c35af6373df
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62572
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educaçãomaterialismo histórico-dialéticopesquisa em educaçãometodologia científicaEste trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos do método materialista histórico-dialético e suas contribuições para a pesquisa em educação. Desde modo, buscou-se estudar e compreender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana e às ações do ser humano perante a realidade. O procedimento utilizado foi estudo bibliográfico de autores que discutem a questão do método materialista histórico-dialético, buscando sistematizar considerações relevantes para a pesquisa em educação e formação de pesquisadores críticos nesta área. Concluiu-se que a formação do profissional crítico na educação, a partir das contribuições do método materialista histórico-dialético, subsidia a compreensão do real pelo sujeito na sociedade em que está inserido, auxiliando assim, na superação de práticas alienantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6257210.34117/bjdv9n8-151Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 25447-25458Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 25447-25458Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 25447-254582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572/45037Tomás, Débora NogueiraMeyer, Karyninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62572Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:24.976458Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
title Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
spellingShingle Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
Tomás, Débora Nogueira
materialismo histórico-dialético
pesquisa em educação
metodologia científica
Tomás, Débora Nogueira
materialismo histórico-dialético
pesquisa em educação
metodologia científica
title_short Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
title_full Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
title_fullStr Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
title_full_unstemmed Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
title_sort Considerações sobre o método materialista histórico-dialético na pesquisa em educação
author Tomás, Débora Nogueira
author_facet Tomás, Débora Nogueira
Tomás, Débora Nogueira
Meyer, Karyn
Meyer, Karyn
author_role author
author2 Meyer, Karyn
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Débora Nogueira
Meyer, Karyn
dc.subject.por.fl_str_mv materialismo histórico-dialético
pesquisa em educação
metodologia científica
topic materialismo histórico-dialético
pesquisa em educação
metodologia científica
description Este trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos do método materialista histórico-dialético e suas contribuições para a pesquisa em educação. Desde modo, buscou-se estudar e compreender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana e às ações do ser humano perante a realidade. O procedimento utilizado foi estudo bibliográfico de autores que discutem a questão do método materialista histórico-dialético, buscando sistematizar considerações relevantes para a pesquisa em educação e formação de pesquisadores críticos nesta área. Concluiu-se que a formação do profissional crítico na educação, a partir das contribuições do método materialista histórico-dialético, subsidia a compreensão do real pelo sujeito na sociedade em que está inserido, auxiliando assim, na superação de práticas alienantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572
10.34117/bjdv9n8-151
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n8-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62572/45037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 25447-25458
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 25447-25458
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 25447-25458
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219049543663616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n8-151