Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15363 |
Resumo: | A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem caracterizada como uma condição neurobiológica que acarreta comprometimento na leitura, escrita e ortografia. Atinge entre 5 e 17% da população escolar e seus sinais evidenciam-se nos primeiros anos do Ensino Fundamental I. Quando os professores são capazes de identificar o transtorno, podem intervir precocemente, minimizando as lacunas pedagógicas. Este foi um estudo transversal, caracterizado como explorato?rio, com ana?lise generalizada descritiva e quantitativa. Teve como objetivo verificar e classificar as dúvidas de 39 professores de duas escolas municipais, sobre a dislexia, discutindo o espaço que o tema ocupa no contexto da inclusão. Constatou-se a falta de conhecimento dos participantes sobre o tema, provavelmente advinda de falhas na própria formação acadêmica, uma vez que não só as instituições escolares parecem ignorar a presença dos transtornos de aprendizagem nas salas de aula como também o sistema de ensino, que prega a inclusão, mas restringe seu público alvo. |
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