Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seno, Marilia Piazzi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15363
Resumo: A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem caracterizada como uma condição neurobiológica que acarreta comprometimento na leitura, escrita e ortografia. Atinge entre 5 e 17% da população escolar e seus sinais evidenciam-se nos primeiros anos do Ensino Fundamental I. Quando os professores são capazes de identificar o transtorno, podem intervir precocemente, minimizando as lacunas pedagógicas. Este foi um estudo transversal, caracterizado como explorato?rio, com ana?lise generalizada descritiva e quantitativa. Teve como objetivo verificar e classificar as dúvidas de 39 professores de duas escolas municipais, sobre a dislexia, discutindo o espaço que o tema ocupa no contexto da inclusão. Constatou-se a falta de conhecimento dos participantes sobre o tema, provavelmente advinda de falhas na própria formação acadêmica, uma vez que não só as instituições escolares parecem ignorar a presença dos transtornos de aprendizagem nas salas de aula como também o sistema de ensino, que prega a inclusão, mas restringe seu público alvo.
id VERACRUZ-0_be86b97415937f4172e5f3006640b72b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15363
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubtsEducaçãoDislexiaDocentes.A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem caracterizada como uma condição neurobiológica que acarreta comprometimento na leitura, escrita e ortografia. Atinge entre 5 e 17% da população escolar e seus sinais evidenciam-se nos primeiros anos do Ensino Fundamental I. Quando os professores são capazes de identificar o transtorno, podem intervir precocemente, minimizando as lacunas pedagógicas. Este foi um estudo transversal, caracterizado como explorato?rio, com ana?lise generalizada descritiva e quantitativa. Teve como objetivo verificar e classificar as dúvidas de 39 professores de duas escolas municipais, sobre a dislexia, discutindo o espaço que o tema ocupa no contexto da inclusão. Constatou-se a falta de conhecimento dos participantes sobre o tema, provavelmente advinda de falhas na própria formação acadêmica, uma vez que não só as instituições escolares parecem ignorar a presença dos transtornos de aprendizagem nas salas de aula como também o sistema de ensino, que prega a inclusão, mas restringe seu público alvo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1536310.34117/bjdv6n8-470Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60625-60641Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60625-60641Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60625-606412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15363/12662Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeno, Marilia Piazzi2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15363Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:05.305143Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
title Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
spellingShingle Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
Seno, Marilia Piazzi
Educação
Dislexia
Docentes.
title_short Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
title_full Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
title_fullStr Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
title_full_unstemmed Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
title_sort Dislexia: dúvidas dos professores do Ensino Fundamental I/Dyslexia: Elementary School teachers’ doubts
author Seno, Marilia Piazzi
author_facet Seno, Marilia Piazzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seno, Marilia Piazzi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dislexia
Docentes.
topic Educação
Dislexia
Docentes.
description A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem caracterizada como uma condição neurobiológica que acarreta comprometimento na leitura, escrita e ortografia. Atinge entre 5 e 17% da população escolar e seus sinais evidenciam-se nos primeiros anos do Ensino Fundamental I. Quando os professores são capazes de identificar o transtorno, podem intervir precocemente, minimizando as lacunas pedagógicas. Este foi um estudo transversal, caracterizado como explorato?rio, com ana?lise generalizada descritiva e quantitativa. Teve como objetivo verificar e classificar as dúvidas de 39 professores de duas escolas municipais, sobre a dislexia, discutindo o espaço que o tema ocupa no contexto da inclusão. Constatou-se a falta de conhecimento dos participantes sobre o tema, provavelmente advinda de falhas na própria formação acadêmica, uma vez que não só as instituições escolares parecem ignorar a presença dos transtornos de aprendizagem nas salas de aula como também o sistema de ensino, que prega a inclusão, mas restringe seu público alvo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15363
10.34117/bjdv6n8-470
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15363
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15363/12662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60625-60641
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60625-60641
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60625-60641
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645473182908416