Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Débora Rejane Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Janaína, Brugin, Priscila, Amador, Ismael Rodrigues, Solci, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125
Resumo: As salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do ar em sala de aula de escola pública comparando com ambiente externo por meio da investigação sobre a massa e composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho. Os dados indicaram a presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µg m3 em MP2,5 e 47,1 µg m3  em MP10 no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP10 foi de 29,5 µg m3 . Como fontes de material particulado foram sugeridas as fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação. Foram determinados os íons sulfato, nitrato, cloreto e fosfato indicando fonte interna e a influência de fontes de combustão no entorno da edificação.
id VERACRUZ-0_beb662f076c8d4b0eccfc1a2a24ef226
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28125
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public schoolaerossol atmosféricoambientes internosíonsAs salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do ar em sala de aula de escola pública comparando com ambiente externo por meio da investigação sobre a massa e composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho. Os dados indicaram a presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µg m3 em MP2,5 e 47,1 µg m3  em MP10 no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP10 foi de 29,5 µg m3 . Como fontes de material particulado foram sugeridas as fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação. Foram determinados os íons sulfato, nitrato, cloreto e fosfato indicando fonte interna e a influência de fontes de combustão no entorno da edificação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2812510.34117/bjdv7n4-317Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37971-37985Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37971-37985Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37971-379852525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125/22269Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Débora Rejane FernandesSouza, JanaínaBrugin, PriscilaAmador, Ismael RodriguesSolci, Maria Cristina2021-07-28T18:56:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28125Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:06.781557Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
title Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
spellingShingle Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
dos Santos, Débora Rejane Fernandes
aerossol atmosférico
ambientes internos
íons
title_short Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
title_full Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
title_fullStr Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
title_full_unstemmed Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
title_sort Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
author dos Santos, Débora Rejane Fernandes
author_facet dos Santos, Débora Rejane Fernandes
Souza, Janaína
Brugin, Priscila
Amador, Ismael Rodrigues
Solci, Maria Cristina
author_role author
author2 Souza, Janaína
Brugin, Priscila
Amador, Ismael Rodrigues
Solci, Maria Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Débora Rejane Fernandes
Souza, Janaína
Brugin, Priscila
Amador, Ismael Rodrigues
Solci, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv aerossol atmosférico
ambientes internos
íons
topic aerossol atmosférico
ambientes internos
íons
description As salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do ar em sala de aula de escola pública comparando com ambiente externo por meio da investigação sobre a massa e composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho. Os dados indicaram a presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µg m3 em MP2,5 e 47,1 µg m3  em MP10 no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP10 foi de 29,5 µg m3 . Como fontes de material particulado foram sugeridas as fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação. Foram determinados os íons sulfato, nitrato, cloreto e fosfato indicando fonte interna e a influência de fontes de combustão no entorno da edificação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125
10.34117/bjdv7n4-317
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125/22269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37971-37985
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37971-37985
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37971-37985
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645525760606208