Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125 |
Resumo: | As salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do ar em sala de aula de escola pública comparando com ambiente externo por meio da investigação sobre a massa e composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho. Os dados indicaram a presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µg m3 em MP2,5 e 47,1 µg m3 em MP10 no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP10 foi de 29,5 µg m3 . Como fontes de material particulado foram sugeridas as fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação. Foram determinados os íons sulfato, nitrato, cloreto e fosfato indicando fonte interna e a influência de fontes de combustão no entorno da edificação. |
id |
VERACRUZ-0_beb662f076c8d4b0eccfc1a2a24ef226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28125 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public schoolaerossol atmosféricoambientes internosíonsAs salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do ar em sala de aula de escola pública comparando com ambiente externo por meio da investigação sobre a massa e composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho. Os dados indicaram a presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µg m3 em MP2,5 e 47,1 µg m3 em MP10 no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP10 foi de 29,5 µg m3 . Como fontes de material particulado foram sugeridas as fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação. Foram determinados os íons sulfato, nitrato, cloreto e fosfato indicando fonte interna e a influência de fontes de combustão no entorno da edificação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2812510.34117/bjdv7n4-317Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37971-37985Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37971-37985Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37971-379852525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125/22269Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Débora Rejane FernandesSouza, JanaínaBrugin, PriscilaAmador, Ismael RodriguesSolci, Maria Cristina2021-07-28T18:56:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28125Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:06.781557Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school |
title |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school |
spellingShingle |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school dos Santos, Débora Rejane Fernandes aerossol atmosférico ambientes internos íons |
title_short |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school |
title_full |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school |
title_fullStr |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school |
title_full_unstemmed |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school |
title_sort |
Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública / Air quality in internal and external environment in relation to the coarse and fine particulate matter in public school |
author |
dos Santos, Débora Rejane Fernandes |
author_facet |
dos Santos, Débora Rejane Fernandes Souza, Janaína Brugin, Priscila Amador, Ismael Rodrigues Solci, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Janaína Brugin, Priscila Amador, Ismael Rodrigues Solci, Maria Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Débora Rejane Fernandes Souza, Janaína Brugin, Priscila Amador, Ismael Rodrigues Solci, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aerossol atmosférico ambientes internos íons |
topic |
aerossol atmosférico ambientes internos íons |
description |
As salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do ar em sala de aula de escola pública comparando com ambiente externo por meio da investigação sobre a massa e composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho. Os dados indicaram a presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µg m3 em MP2,5 e 47,1 µg m3 em MP10 no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP10 foi de 29,5 µg m3 . Como fontes de material particulado foram sugeridas as fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação. Foram determinados os íons sulfato, nitrato, cloreto e fosfato indicando fonte interna e a influência de fontes de combustão no entorno da edificação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125 10.34117/bjdv7n4-317 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28125/22269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 37971-37985 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 37971-37985 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 37971-37985 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645525760606208 |