Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Denucci, Moniki Aguiar Mozzer, Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral, de Siqueira Barreto, Patrícia Helena Ribeiro Caixão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36383
Resumo: O artigo trata-se de um estudo que mostra o comprometimento da audição decorrente da otite média interferindo na linguagem na primeira infância. Destacamos, tendo por base um referencial que aborda de forma ampliada o problema e suas implicações na aprendizagem do indivíduo, justificando a realização deste trabalho. O objetivo geral tem como base oportunizar um aprofundamento na doença otológica, e os objetivos específicos, observar as consequências que a privação auditiva altera na aquisição da linguagem e da fala em crianças na fase pré-escolar e ressaltar a importância da avaliação auditiva precocemente. A metodologia trata-se de uma revisão bibliográfica, onde diversos autores renomados foram pesquisados em sites, livros, artigos e revistas acadêmicas. Concluímos que, esta doença otológica é considerada na população pediátrica de maior prevalência e sem a devida atenção e tratamento das áreas de saúde e afins poderá complicar-se levando a criança a surdez e o seu comprometimento com a aprendizagem, sociabilidade e comunicação. Isto serve de alerta para reforçarmos a importância de realizar precocemente a avaliação auditiva.
id VERACRUZ-0_c13761db4cc0f8501bcc162e43d2bd87
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36383
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite mediaOtite MédiaLinguagemPrimeira InfânciaAprendizagem.O artigo trata-se de um estudo que mostra o comprometimento da audição decorrente da otite média interferindo na linguagem na primeira infância. Destacamos, tendo por base um referencial que aborda de forma ampliada o problema e suas implicações na aprendizagem do indivíduo, justificando a realização deste trabalho. O objetivo geral tem como base oportunizar um aprofundamento na doença otológica, e os objetivos específicos, observar as consequências que a privação auditiva altera na aquisição da linguagem e da fala em crianças na fase pré-escolar e ressaltar a importância da avaliação auditiva precocemente. A metodologia trata-se de uma revisão bibliográfica, onde diversos autores renomados foram pesquisados em sites, livros, artigos e revistas acadêmicas. Concluímos que, esta doença otológica é considerada na população pediátrica de maior prevalência e sem a devida atenção e tratamento das áreas de saúde e afins poderá complicar-se levando a criança a surdez e o seu comprometimento com a aprendizagem, sociabilidade e comunicação. Isto serve de alerta para reforçarmos a importância de realizar precocemente a avaliação auditiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3638310.34117/bjdv7n9-416Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92413-92424Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92413-92424Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92413-924242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36383/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWilliams, Elizabeth Matilda OliveiraDenucci, Moniki Aguiar MozzerRodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabralde Siqueira Barreto, Patrícia Helena Ribeiro Caixão2022-06-02T12:31:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36383Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:51.613508Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
title Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
spellingShingle Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Otite Média
Linguagem
Primeira Infância
Aprendizagem.
title_short Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
title_full Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
title_fullStr Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
title_full_unstemmed Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
title_sort Linguagem: primeira infância x implicações da otite média / Language: early childhood x implications of otite media
author Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
author_facet Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
de Siqueira Barreto, Patrícia Helena Ribeiro Caixão
author_role author
author2 Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
de Siqueira Barreto, Patrícia Helena Ribeiro Caixão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
de Siqueira Barreto, Patrícia Helena Ribeiro Caixão
dc.subject.por.fl_str_mv Otite Média
Linguagem
Primeira Infância
Aprendizagem.
topic Otite Média
Linguagem
Primeira Infância
Aprendizagem.
description O artigo trata-se de um estudo que mostra o comprometimento da audição decorrente da otite média interferindo na linguagem na primeira infância. Destacamos, tendo por base um referencial que aborda de forma ampliada o problema e suas implicações na aprendizagem do indivíduo, justificando a realização deste trabalho. O objetivo geral tem como base oportunizar um aprofundamento na doença otológica, e os objetivos específicos, observar as consequências que a privação auditiva altera na aquisição da linguagem e da fala em crianças na fase pré-escolar e ressaltar a importância da avaliação auditiva precocemente. A metodologia trata-se de uma revisão bibliográfica, onde diversos autores renomados foram pesquisados em sites, livros, artigos e revistas acadêmicas. Concluímos que, esta doença otológica é considerada na população pediátrica de maior prevalência e sem a devida atenção e tratamento das áreas de saúde e afins poderá complicar-se levando a criança a surdez e o seu comprometimento com a aprendizagem, sociabilidade e comunicação. Isto serve de alerta para reforçarmos a importância de realizar precocemente a avaliação auditiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36383
10.34117/bjdv7n9-416
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36383
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36383/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92413-92424
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92413-92424
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92413-92424
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645558560063488