Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Martha Sousa Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, Rogério Soares, de Souza, Rodrigo Fernando, Lima dos Santos, Monyka Brito, Sousa, Elson Silva de, Costa Martins, Jesuino da Silva, Cajaiba, Reinaldo Lucas, de Sousa, Edeane Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873
Resumo: Dentre as diversas estratégias para o ensino, pode-se destacar o Role-Playing Game (RPG), que propiciam, de forma lúdica, a inserção de diferentes conteúdos, num cenário envolvente de aventura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização do RPG como uma estratégia de revisão de conteúdos de Biologia por estudantes da terceira série do Ensino Médio. Participaram 108 alunos de duas escolas públicas do município de Buriticupu-MA. Para tanto, os alunos tiveram orientações sobre o jogo e responderam um questionário aberto composto por cinco perguntas, cujas respostas foram categorizadas e quantificadas, o que torna a abordagem da pesquisa mista. As respostas mostram que os atributos mais citados foram a revisão, o estímulo à pesquisa, a promoção da interação pessoal e atividade em grupo. A produção de materiais alternativos para revisão de conteúdos com abordagem dinâmica, estimulante e, sobretudo, acessíveis às escolas com alunos de baixa renda, pode ser uma aliada na mitigação de desigualdades e servir de estímulo à continuidade aos estudos, uma vez que, no final do Ensino Médio, a concorrência nos vestibulares e ENEM é acirrada.  
id VERACRUZ-0_c2af33216ef08d8d30e993b400eccaa0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14873
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High SchoolEnsino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino.Dentre as diversas estratégias para o ensino, pode-se destacar o Role-Playing Game (RPG), que propiciam, de forma lúdica, a inserção de diferentes conteúdos, num cenário envolvente de aventura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização do RPG como uma estratégia de revisão de conteúdos de Biologia por estudantes da terceira série do Ensino Médio. Participaram 108 alunos de duas escolas públicas do município de Buriticupu-MA. Para tanto, os alunos tiveram orientações sobre o jogo e responderam um questionário aberto composto por cinco perguntas, cujas respostas foram categorizadas e quantificadas, o que torna a abordagem da pesquisa mista. As respostas mostram que os atributos mais citados foram a revisão, o estímulo à pesquisa, a promoção da interação pessoal e atividade em grupo. A produção de materiais alternativos para revisão de conteúdos com abordagem dinâmica, estimulante e, sobretudo, acessíveis às escolas com alunos de baixa renda, pode ser uma aliada na mitigação de desigualdades e servir de estímulo à continuidade aos estudos, uma vez que, no final do Ensino Médio, a concorrência nos vestibulares e ENEM é acirrada.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1487310.34117/bjdv6n8-238Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 57502-57520Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 57502-57520Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 57502-575202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873/19155Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Martha Sousa BritoCordeiro, Rogério Soaresde Souza, Rodrigo FernandoLima dos Santos, Monyka BritoSousa, Elson Silva deCosta Martins, Jesuino da SilvaCajaiba, Reinaldo Lucasde Sousa, Edeane Silva2021-02-18T19:52:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14873Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:50.258986Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
title Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
spellingShingle Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
Pereira, Martha Sousa Brito
Ensino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino.
title_short Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
title_full Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
title_fullStr Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
title_full_unstemmed Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
title_sort Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
author Pereira, Martha Sousa Brito
author_facet Pereira, Martha Sousa Brito
Cordeiro, Rogério Soares
de Souza, Rodrigo Fernando
Lima dos Santos, Monyka Brito
Sousa, Elson Silva de
Costa Martins, Jesuino da Silva
Cajaiba, Reinaldo Lucas
de Sousa, Edeane Silva
author_role author
author2 Cordeiro, Rogério Soares
de Souza, Rodrigo Fernando
Lima dos Santos, Monyka Brito
Sousa, Elson Silva de
Costa Martins, Jesuino da Silva
Cajaiba, Reinaldo Lucas
de Sousa, Edeane Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Martha Sousa Brito
Cordeiro, Rogério Soares
de Souza, Rodrigo Fernando
Lima dos Santos, Monyka Brito
Sousa, Elson Silva de
Costa Martins, Jesuino da Silva
Cajaiba, Reinaldo Lucas
de Sousa, Edeane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino.
topic Ensino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino.
description Dentre as diversas estratégias para o ensino, pode-se destacar o Role-Playing Game (RPG), que propiciam, de forma lúdica, a inserção de diferentes conteúdos, num cenário envolvente de aventura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização do RPG como uma estratégia de revisão de conteúdos de Biologia por estudantes da terceira série do Ensino Médio. Participaram 108 alunos de duas escolas públicas do município de Buriticupu-MA. Para tanto, os alunos tiveram orientações sobre o jogo e responderam um questionário aberto composto por cinco perguntas, cujas respostas foram categorizadas e quantificadas, o que torna a abordagem da pesquisa mista. As respostas mostram que os atributos mais citados foram a revisão, o estímulo à pesquisa, a promoção da interação pessoal e atividade em grupo. A produção de materiais alternativos para revisão de conteúdos com abordagem dinâmica, estimulante e, sobretudo, acessíveis às escolas com alunos de baixa renda, pode ser uma aliada na mitigação de desigualdades e servir de estímulo à continuidade aos estudos, uma vez que, no final do Ensino Médio, a concorrência nos vestibulares e ENEM é acirrada.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873
10.34117/bjdv6n8-238
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873/19155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 57502-57520
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 57502-57520
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 57502-57520
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645471358386176