Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873 |
Resumo: | Dentre as diversas estratégias para o ensino, pode-se destacar o Role-Playing Game (RPG), que propiciam, de forma lúdica, a inserção de diferentes conteúdos, num cenário envolvente de aventura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização do RPG como uma estratégia de revisão de conteúdos de Biologia por estudantes da terceira série do Ensino Médio. Participaram 108 alunos de duas escolas públicas do município de Buriticupu-MA. Para tanto, os alunos tiveram orientações sobre o jogo e responderam um questionário aberto composto por cinco perguntas, cujas respostas foram categorizadas e quantificadas, o que torna a abordagem da pesquisa mista. As respostas mostram que os atributos mais citados foram a revisão, o estímulo à pesquisa, a promoção da interação pessoal e atividade em grupo. A produção de materiais alternativos para revisão de conteúdos com abordagem dinâmica, estimulante e, sobretudo, acessíveis às escolas com alunos de baixa renda, pode ser uma aliada na mitigação de desigualdades e servir de estímulo à continuidade aos estudos, uma vez que, no final do Ensino Médio, a concorrência nos vestibulares e ENEM é acirrada. |
id |
VERACRUZ-0_c2af33216ef08d8d30e993b400eccaa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14873 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High SchoolEnsino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino.Dentre as diversas estratégias para o ensino, pode-se destacar o Role-Playing Game (RPG), que propiciam, de forma lúdica, a inserção de diferentes conteúdos, num cenário envolvente de aventura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização do RPG como uma estratégia de revisão de conteúdos de Biologia por estudantes da terceira série do Ensino Médio. Participaram 108 alunos de duas escolas públicas do município de Buriticupu-MA. Para tanto, os alunos tiveram orientações sobre o jogo e responderam um questionário aberto composto por cinco perguntas, cujas respostas foram categorizadas e quantificadas, o que torna a abordagem da pesquisa mista. As respostas mostram que os atributos mais citados foram a revisão, o estímulo à pesquisa, a promoção da interação pessoal e atividade em grupo. A produção de materiais alternativos para revisão de conteúdos com abordagem dinâmica, estimulante e, sobretudo, acessíveis às escolas com alunos de baixa renda, pode ser uma aliada na mitigação de desigualdades e servir de estímulo à continuidade aos estudos, uma vez que, no final do Ensino Médio, a concorrência nos vestibulares e ENEM é acirrada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1487310.34117/bjdv6n8-238Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 57502-57520Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 57502-57520Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 57502-575202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873/19155Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Martha Sousa BritoCordeiro, Rogério Soaresde Souza, Rodrigo FernandoLima dos Santos, Monyka BritoSousa, Elson Silva deCosta Martins, Jesuino da SilvaCajaiba, Reinaldo Lucasde Sousa, Edeane Silva2021-02-18T19:52:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14873Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:50.258986Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School |
title |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School |
spellingShingle |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School Pereira, Martha Sousa Brito Ensino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino. |
title_short |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School |
title_full |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School |
title_fullStr |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School |
title_full_unstemmed |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School |
title_sort |
Avaliação do uso de RPG para revisão de Biologia pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio / Evaluation of the use of RPG to review Biology by students in the third grade of High School |
author |
Pereira, Martha Sousa Brito |
author_facet |
Pereira, Martha Sousa Brito Cordeiro, Rogério Soares de Souza, Rodrigo Fernando Lima dos Santos, Monyka Brito Sousa, Elson Silva de Costa Martins, Jesuino da Silva Cajaiba, Reinaldo Lucas de Sousa, Edeane Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Rogério Soares de Souza, Rodrigo Fernando Lima dos Santos, Monyka Brito Sousa, Elson Silva de Costa Martins, Jesuino da Silva Cajaiba, Reinaldo Lucas de Sousa, Edeane Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Martha Sousa Brito Cordeiro, Rogério Soares de Souza, Rodrigo Fernando Lima dos Santos, Monyka Brito Sousa, Elson Silva de Costa Martins, Jesuino da Silva Cajaiba, Reinaldo Lucas de Sousa, Edeane Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino. |
topic |
Ensino de Biologia. Jogos Didáticos. Estratégia de Ensino. |
description |
Dentre as diversas estratégias para o ensino, pode-se destacar o Role-Playing Game (RPG), que propiciam, de forma lúdica, a inserção de diferentes conteúdos, num cenário envolvente de aventura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização do RPG como uma estratégia de revisão de conteúdos de Biologia por estudantes da terceira série do Ensino Médio. Participaram 108 alunos de duas escolas públicas do município de Buriticupu-MA. Para tanto, os alunos tiveram orientações sobre o jogo e responderam um questionário aberto composto por cinco perguntas, cujas respostas foram categorizadas e quantificadas, o que torna a abordagem da pesquisa mista. As respostas mostram que os atributos mais citados foram a revisão, o estímulo à pesquisa, a promoção da interação pessoal e atividade em grupo. A produção de materiais alternativos para revisão de conteúdos com abordagem dinâmica, estimulante e, sobretudo, acessíveis às escolas com alunos de baixa renda, pode ser uma aliada na mitigação de desigualdades e servir de estímulo à continuidade aos estudos, uma vez que, no final do Ensino Médio, a concorrência nos vestibulares e ENEM é acirrada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873 10.34117/bjdv6n8-238 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14873/19155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 57502-57520 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 57502-57520 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 57502-57520 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645471358386176 |