Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565 |
Resumo: | Este artigo trata-se de um projeto de extensão voluntário desenvolvido no segundo semestre de 2018, na Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) campus Ituiutaba, sob coordenação de professores e alunos dos cursos da Engenharia da Computação em parceria com alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Este projeto teve como objetivo mostrar aos alunos de ensino médio o curso de Engenharia da Computação oferecido pela UEMG Campus Ituiutaba, usando como recurso metodológico aulas ministradas dentro da universidade com temas relacionados a programação e robótica, que é um assunto que os alunos do ensino médio são muito interessados. A partir da vivência da proponente deste projeto como professora de educação básica na rede estadual de ensino a cerca de dez anos, pode-se afirmar que os alunos de ensino médio geralmente possuem muitas dúvidas com relação à carreira profissional que desejam seguir e raramente almejam ingressar em cursos de graduação. Dentre os alunos que demonstram interesse na formação superior, quase não há quem se interesse em cursos de ciências exatas e engenharias. Isso se deve, principalmente, à falta de instrução e/ou aconselhamento com relação às possibilidades profissionais relacionadas a cada curso de graduação. |
id |
VERACRUZ-0_c3782d400717659453cc60f226f9b61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26565 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MGProgramaçãoRobótica escolarCiências ExatasEnsino MédioEste artigo trata-se de um projeto de extensão voluntário desenvolvido no segundo semestre de 2018, na Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) campus Ituiutaba, sob coordenação de professores e alunos dos cursos da Engenharia da Computação em parceria com alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Este projeto teve como objetivo mostrar aos alunos de ensino médio o curso de Engenharia da Computação oferecido pela UEMG Campus Ituiutaba, usando como recurso metodológico aulas ministradas dentro da universidade com temas relacionados a programação e robótica, que é um assunto que os alunos do ensino médio são muito interessados. A partir da vivência da proponente deste projeto como professora de educação básica na rede estadual de ensino a cerca de dez anos, pode-se afirmar que os alunos de ensino médio geralmente possuem muitas dúvidas com relação à carreira profissional que desejam seguir e raramente almejam ingressar em cursos de graduação. Dentre os alunos que demonstram interesse na formação superior, quase não há quem se interesse em cursos de ciências exatas e engenharias. Isso se deve, principalmente, à falta de instrução e/ou aconselhamento com relação às possibilidades profissionais relacionadas a cada curso de graduação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2656510.34117/bjdv7n3-458Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27595-27609Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27595-27609Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27595-276092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565/21060Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Aurea Messias deSilva, Ana Paula Santos daBatista, Elisson AndradeRamos, Marcio SalmazoDuraes, Julia Lambert AndradeMartins, RiviaArantesSilva, Agaone DonizeteFilho, Eronides Alves de Oiveira2022-03-29T12:15:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26565Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:23.353295Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG |
title |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG |
spellingShingle |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG Jesus, Aurea Messias de Programação Robótica escolar Ciências Exatas Ensino Médio |
title_short |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG |
title_full |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG |
title_fullStr |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG |
title_full_unstemmed |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG |
title_sort |
Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG |
author |
Jesus, Aurea Messias de |
author_facet |
Jesus, Aurea Messias de Silva, Ana Paula Santos da Batista, Elisson Andrade Ramos, Marcio Salmazo Duraes, Julia Lambert Andrade Martins, RiviaArantes Silva, Agaone Donizete Filho, Eronides Alves de Oiveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula Santos da Batista, Elisson Andrade Ramos, Marcio Salmazo Duraes, Julia Lambert Andrade Martins, RiviaArantes Silva, Agaone Donizete Filho, Eronides Alves de Oiveira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Aurea Messias de Silva, Ana Paula Santos da Batista, Elisson Andrade Ramos, Marcio Salmazo Duraes, Julia Lambert Andrade Martins, RiviaArantes Silva, Agaone Donizete Filho, Eronides Alves de Oiveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação Robótica escolar Ciências Exatas Ensino Médio |
topic |
Programação Robótica escolar Ciências Exatas Ensino Médio |
description |
Este artigo trata-se de um projeto de extensão voluntário desenvolvido no segundo semestre de 2018, na Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) campus Ituiutaba, sob coordenação de professores e alunos dos cursos da Engenharia da Computação em parceria com alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Este projeto teve como objetivo mostrar aos alunos de ensino médio o curso de Engenharia da Computação oferecido pela UEMG Campus Ituiutaba, usando como recurso metodológico aulas ministradas dentro da universidade com temas relacionados a programação e robótica, que é um assunto que os alunos do ensino médio são muito interessados. A partir da vivência da proponente deste projeto como professora de educação básica na rede estadual de ensino a cerca de dez anos, pode-se afirmar que os alunos de ensino médio geralmente possuem muitas dúvidas com relação à carreira profissional que desejam seguir e raramente almejam ingressar em cursos de graduação. Dentre os alunos que demonstram interesse na formação superior, quase não há quem se interesse em cursos de ciências exatas e engenharias. Isso se deve, principalmente, à falta de instrução e/ou aconselhamento com relação às possibilidades profissionais relacionadas a cada curso de graduação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565 10.34117/bjdv7n3-458 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565/21060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27595-27609 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27595-27609 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27595-27609 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645518892433408 |