Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Aurea Messias de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Ana Paula Santos da, Batista, Elisson Andrade, Ramos, Marcio Salmazo, Duraes, Julia Lambert Andrade, Martins, RiviaArantes, Silva, Agaone Donizete, Filho, Eronides Alves de Oiveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565
Resumo: Este artigo trata-se de um projeto de extensão voluntário desenvolvido no segundo semestre de 2018, na Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) campus Ituiutaba, sob coordenação de professores e alunos dos cursos da Engenharia da Computação em parceria com alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Este projeto teve como objetivo mostrar aos alunos de ensino médio o curso de Engenharia da Computação oferecido pela UEMG Campus Ituiutaba, usando como recurso metodológico aulas ministradas dentro da universidade com temas relacionados a programação e robótica, que é um assunto que os alunos do ensino médio são muito interessados. A partir da vivência da proponente deste projeto como professora de educação básica na rede estadual de ensino a cerca de dez anos, pode-se afirmar que os alunos de ensino médio geralmente possuem muitas dúvidas com relação à carreira profissional que desejam seguir e raramente almejam ingressar em cursos de graduação. Dentre os alunos que demonstram interesse na formação superior, quase não há quem se interesse em cursos de ciências exatas e engenharias. Isso se deve, principalmente, à falta de instrução e/ou aconselhamento com relação às possibilidades profissionais relacionadas a cada curso de graduação.
id VERACRUZ-0_c3782d400717659453cc60f226f9b61a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26565
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MGProgramaçãoRobótica escolarCiências ExatasEnsino MédioEste artigo trata-se de um projeto de extensão voluntário desenvolvido no segundo semestre de 2018, na Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) campus Ituiutaba, sob coordenação de professores e alunos dos cursos da Engenharia da Computação em parceria com alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Este projeto teve como objetivo mostrar aos alunos de ensino médio o curso de Engenharia da Computação oferecido pela UEMG Campus Ituiutaba, usando como recurso metodológico aulas ministradas dentro da universidade com temas relacionados a programação e robótica, que é um assunto que os alunos do ensino médio são muito interessados. A partir da vivência da proponente deste projeto como professora de educação básica na rede estadual de ensino a cerca de dez anos, pode-se afirmar que os alunos de ensino médio geralmente possuem muitas dúvidas com relação à carreira profissional que desejam seguir e raramente almejam ingressar em cursos de graduação. Dentre os alunos que demonstram interesse na formação superior, quase não há quem se interesse em cursos de ciências exatas e engenharias. Isso se deve, principalmente, à falta de instrução e/ou aconselhamento com relação às possibilidades profissionais relacionadas a cada curso de graduação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2656510.34117/bjdv7n3-458Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27595-27609Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27595-27609Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27595-276092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565/21060Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Aurea Messias deSilva, Ana Paula Santos daBatista, Elisson AndradeRamos, Marcio SalmazoDuraes, Julia Lambert AndradeMartins, RiviaArantesSilva, Agaone DonizeteFilho, Eronides Alves de Oiveira2022-03-29T12:15:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26565Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:23.353295Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
title Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
spellingShingle Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
Jesus, Aurea Messias de
Programação
Robótica escolar
Ciências Exatas
Ensino Médio
title_short Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
title_full Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
title_fullStr Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
title_full_unstemmed Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
title_sort Robótica escolar como recurso fomentador de Ciência exatas e Tecnologia para o letramento científico de estudantes da educação básica no município de Ituiutaba-MG / School robotics as a resource that promotes exact science and technology for the scientific literacy of basic education students in the municipality of Ituiutaba-MG
author Jesus, Aurea Messias de
author_facet Jesus, Aurea Messias de
Silva, Ana Paula Santos da
Batista, Elisson Andrade
Ramos, Marcio Salmazo
Duraes, Julia Lambert Andrade
Martins, RiviaArantes
Silva, Agaone Donizete
Filho, Eronides Alves de Oiveira
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Santos da
Batista, Elisson Andrade
Ramos, Marcio Salmazo
Duraes, Julia Lambert Andrade
Martins, RiviaArantes
Silva, Agaone Donizete
Filho, Eronides Alves de Oiveira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Aurea Messias de
Silva, Ana Paula Santos da
Batista, Elisson Andrade
Ramos, Marcio Salmazo
Duraes, Julia Lambert Andrade
Martins, RiviaArantes
Silva, Agaone Donizete
Filho, Eronides Alves de Oiveira
dc.subject.por.fl_str_mv Programação
Robótica escolar
Ciências Exatas
Ensino Médio
topic Programação
Robótica escolar
Ciências Exatas
Ensino Médio
description Este artigo trata-se de um projeto de extensão voluntário desenvolvido no segundo semestre de 2018, na Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) campus Ituiutaba, sob coordenação de professores e alunos dos cursos da Engenharia da Computação em parceria com alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Este projeto teve como objetivo mostrar aos alunos de ensino médio o curso de Engenharia da Computação oferecido pela UEMG Campus Ituiutaba, usando como recurso metodológico aulas ministradas dentro da universidade com temas relacionados a programação e robótica, que é um assunto que os alunos do ensino médio são muito interessados. A partir da vivência da proponente deste projeto como professora de educação básica na rede estadual de ensino a cerca de dez anos, pode-se afirmar que os alunos de ensino médio geralmente possuem muitas dúvidas com relação à carreira profissional que desejam seguir e raramente almejam ingressar em cursos de graduação. Dentre os alunos que demonstram interesse na formação superior, quase não há quem se interesse em cursos de ciências exatas e engenharias. Isso se deve, principalmente, à falta de instrução e/ou aconselhamento com relação às possibilidades profissionais relacionadas a cada curso de graduação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565
10.34117/bjdv7n3-458
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26565/21060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27595-27609
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27595-27609
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27595-27609
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645518892433408