Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe Freire Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Musmanno, Patrícia Guimarães, Bolognani, Fábio de Almeida, Gorini, Cláudia Correia, de Freitas, Janete Vieira, Pyrrho, Alexandre dos Santos, Lage, Celso Luiz Salgueiro, Varricchio, Marcia Cristina Braga Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070
Resumo: O presente artigo recupera a presença e a trajetória da Homeopatia ao longo de 20 anos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, cujos resultados baseados em evidências, geraram ações que cooperaram com o desenvolvimento da percepção dos alunos e demais profissionais sobre sua participação no bem-estar, ética ambiental e sustentabilidade. O percurso foca a relevância de pesquisa básica, além de atenção e assistência clínica, enquanto estratégias para a difusão do ensino no centro universitário enquanto especialidade médica. Também visando ao incremento qualitativo de sua percepção quanto à sua eficiência, enquanto terapêutica complementar, em ambulatório-escola do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFASE-FMP e no Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Geral Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro.
id VERACRUZ-0_c45f3db9485a6ecdc43d6c1b72e4cc56
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64070
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência culturalprática inovadora de ensino em humanidadescurriculo ocultohomeopatiainterculturalidadecompetência culturalO presente artigo recupera a presença e a trajetória da Homeopatia ao longo de 20 anos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, cujos resultados baseados em evidências, geraram ações que cooperaram com o desenvolvimento da percepção dos alunos e demais profissionais sobre sua participação no bem-estar, ética ambiental e sustentabilidade. O percurso foca a relevância de pesquisa básica, além de atenção e assistência clínica, enquanto estratégias para a difusão do ensino no centro universitário enquanto especialidade médica. Também visando ao incremento qualitativo de sua percepção quanto à sua eficiência, enquanto terapêutica complementar, em ambulatório-escola do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFASE-FMP e no Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Geral Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6407010.34117/bjdv9n10-077Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 10 (2023); 28685-28699Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 10 (2023); 28685-28699Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 10 (2023); 28685-286992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070/46062Silva, Felipe Freire SouzaMusmanno, Patrícia GuimarãesBolognani, Fábio de AlmeidaGorini, Cláudia Correiade Freitas, Janete VieiraPyrrho, Alexandre dos SantosLage, Celso Luiz SalgueiroVarricchio, Marcia Cristina Braga Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T14:09:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64070Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:36.543179Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
title Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
spellingShingle Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
Silva, Felipe Freire Souza
prática inovadora de ensino em humanidades
curriculo oculto
homeopatia
interculturalidade
competência cultural
title_short Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
title_full Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
title_fullStr Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
title_full_unstemmed Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
title_sort Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
author Silva, Felipe Freire Souza
author_facet Silva, Felipe Freire Souza
Musmanno, Patrícia Guimarães
Bolognani, Fábio de Almeida
Gorini, Cláudia Correia
de Freitas, Janete Vieira
Pyrrho, Alexandre dos Santos
Lage, Celso Luiz Salgueiro
Varricchio, Marcia Cristina Braga Nunes
author_role author
author2 Musmanno, Patrícia Guimarães
Bolognani, Fábio de Almeida
Gorini, Cláudia Correia
de Freitas, Janete Vieira
Pyrrho, Alexandre dos Santos
Lage, Celso Luiz Salgueiro
Varricchio, Marcia Cristina Braga Nunes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Freire Souza
Musmanno, Patrícia Guimarães
Bolognani, Fábio de Almeida
Gorini, Cláudia Correia
de Freitas, Janete Vieira
Pyrrho, Alexandre dos Santos
Lage, Celso Luiz Salgueiro
Varricchio, Marcia Cristina Braga Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv prática inovadora de ensino em humanidades
curriculo oculto
homeopatia
interculturalidade
competência cultural
topic prática inovadora de ensino em humanidades
curriculo oculto
homeopatia
interculturalidade
competência cultural
description O presente artigo recupera a presença e a trajetória da Homeopatia ao longo de 20 anos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, cujos resultados baseados em evidências, geraram ações que cooperaram com o desenvolvimento da percepção dos alunos e demais profissionais sobre sua participação no bem-estar, ética ambiental e sustentabilidade. O percurso foca a relevância de pesquisa básica, além de atenção e assistência clínica, enquanto estratégias para a difusão do ensino no centro universitário enquanto especialidade médica. Também visando ao incremento qualitativo de sua percepção quanto à sua eficiência, enquanto terapêutica complementar, em ambulatório-escola do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFASE-FMP e no Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Geral Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070
10.34117/bjdv9n10-077
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n10-077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070/46062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 10 (2023); 28685-28699
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 10 (2023); 28685-28699
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 10 (2023); 28685-28699
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645639265812480