Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070 |
Resumo: | O presente artigo recupera a presença e a trajetória da Homeopatia ao longo de 20 anos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, cujos resultados baseados em evidências, geraram ações que cooperaram com o desenvolvimento da percepção dos alunos e demais profissionais sobre sua participação no bem-estar, ética ambiental e sustentabilidade. O percurso foca a relevância de pesquisa básica, além de atenção e assistência clínica, enquanto estratégias para a difusão do ensino no centro universitário enquanto especialidade médica. Também visando ao incremento qualitativo de sua percepção quanto à sua eficiência, enquanto terapêutica complementar, em ambulatório-escola do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFASE-FMP e no Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Geral Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro. |
id |
VERACRUZ-0_c45f3db9485a6ecdc43d6c1b72e4cc56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64070 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência culturalprática inovadora de ensino em humanidadescurriculo ocultohomeopatiainterculturalidadecompetência culturalO presente artigo recupera a presença e a trajetória da Homeopatia ao longo de 20 anos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, cujos resultados baseados em evidências, geraram ações que cooperaram com o desenvolvimento da percepção dos alunos e demais profissionais sobre sua participação no bem-estar, ética ambiental e sustentabilidade. O percurso foca a relevância de pesquisa básica, além de atenção e assistência clínica, enquanto estratégias para a difusão do ensino no centro universitário enquanto especialidade médica. Também visando ao incremento qualitativo de sua percepção quanto à sua eficiência, enquanto terapêutica complementar, em ambulatório-escola do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFASE-FMP e no Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Geral Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6407010.34117/bjdv9n10-077Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 10 (2023); 28685-28699Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 10 (2023); 28685-28699Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 10 (2023); 28685-286992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070/46062Silva, Felipe Freire SouzaMusmanno, Patrícia GuimarãesBolognani, Fábio de AlmeidaGorini, Cláudia Correiade Freitas, Janete VieiraPyrrho, Alexandre dos SantosLage, Celso Luiz SalgueiroVarricchio, Marcia Cristina Braga Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T14:09:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64070Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:36.543179Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural |
title |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural |
spellingShingle |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural Silva, Felipe Freire Souza prática inovadora de ensino em humanidades curriculo oculto homeopatia interculturalidade competência cultural |
title_short |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural |
title_full |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural |
title_fullStr |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural |
title_full_unstemmed |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural |
title_sort |
Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural |
author |
Silva, Felipe Freire Souza |
author_facet |
Silva, Felipe Freire Souza Musmanno, Patrícia Guimarães Bolognani, Fábio de Almeida Gorini, Cláudia Correia de Freitas, Janete Vieira Pyrrho, Alexandre dos Santos Lage, Celso Luiz Salgueiro Varricchio, Marcia Cristina Braga Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Musmanno, Patrícia Guimarães Bolognani, Fábio de Almeida Gorini, Cláudia Correia de Freitas, Janete Vieira Pyrrho, Alexandre dos Santos Lage, Celso Luiz Salgueiro Varricchio, Marcia Cristina Braga Nunes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Felipe Freire Souza Musmanno, Patrícia Guimarães Bolognani, Fábio de Almeida Gorini, Cláudia Correia de Freitas, Janete Vieira Pyrrho, Alexandre dos Santos Lage, Celso Luiz Salgueiro Varricchio, Marcia Cristina Braga Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática inovadora de ensino em humanidades curriculo oculto homeopatia interculturalidade competência cultural |
topic |
prática inovadora de ensino em humanidades curriculo oculto homeopatia interculturalidade competência cultural |
description |
O presente artigo recupera a presença e a trajetória da Homeopatia ao longo de 20 anos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, cujos resultados baseados em evidências, geraram ações que cooperaram com o desenvolvimento da percepção dos alunos e demais profissionais sobre sua participação no bem-estar, ética ambiental e sustentabilidade. O percurso foca a relevância de pesquisa básica, além de atenção e assistência clínica, enquanto estratégias para a difusão do ensino no centro universitário enquanto especialidade médica. Também visando ao incremento qualitativo de sua percepção quanto à sua eficiência, enquanto terapêutica complementar, em ambulatório-escola do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFASE-FMP e no Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Geral Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070 10.34117/bjdv9n10-077 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n10-077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64070/46062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 10 (2023); 28685-28699 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 10 (2023); 28685-28699 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 10 (2023); 28685-28699 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645639265812480 |