Síndrome de Burnout na classe médica: uma revisão de literatura / Burnout syndrome in the medical profession: a literature review
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34695 |
Resumo: | A Síndrome de Burnout é definida como um estado de exaustão causado pela atividade profissional (YUGUERO, 2015). Caracteriza-se por uma condição clínica classicamente definida por três aspectos principais: baixa realização pessoal, exaustão emocional e despersonalização (ROMANI E ASHKAR, 2014). Ocorre que os profissionais da área da saúde, pela constante exposição a mecanismos estressores, apresentam risco mais elevado de desenvolverem a Síndrome de Burnout. Desse modo a garantia de qualidade no atendimento e cuidados aos pacientes apresenta-se prejudicada (CARLOTTO, 2010).A principal causa da exaustão emocional comumente é a exposição prolongada ao estresse, situação bastante corriqueira no meio médico, que se manifesta através da perda do entusiasmo pelo trabalho e sentimentos de prisão e impotência. Tal situação coopera não somente para o aumento da prevalência de Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde, mas também para o incremento nos caso de suicídio nessa parcela profissional (ROMANI E ASHKAR, 2014).Levando em conta esse contexto a presente revisão busca trazer a temática à discussão, uma vez que apesar de comum e extensamente maléfica à população, segue como um tema pouco em voga, o que contribui para seu sub-diagnóstico, logo, sub-tratamento. Nesse sentido o grande objetivo desse trabalho é descrever os fatores que apoiam a alta incidência da doença, além de suas manifestações na classe médica estudantil. |
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