Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57023 |
Resumo: | O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por um vírus de DNA, da família papilomaviridade, que tem um notório potencial oncológico, em alguns de seus subtipos, principalmente nos de alto risco: 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52,56, 58, 59, 68, 73 e 82. Dessa maneira, fica evidente que a prevenção da infecção por HPV é uma forma estratégica de controle dessa IST de grande potencial cancerígeno e considerável prevalência. Trata-se de um estudo de intervenção na comunidade (projeto de intervenção) que tem por finalidade; reduzir a evasão e aumentar a adesão dos pacientes jovens atendidos na Unidade Básica de Saúde Jotta a campanha de vacinação contra HPV, estabelecendo, para tanto, estratégias de educação, incentivo e esclarecimento. De acordo com o proposto, foram realizadas as ações planejadas na pesquisa de forma ordenada no período de outubro a dezembro, na Unidade Básica de Saúde Jotta, para alunos jovens, de ambos os sexos, na faixa etária entre 9 e 14 anos acompanhados, com a finalidade de mensurar e capacitar acerca da importância da aceitação da vacina anti-HPV. As intervenções foram feitas quinzenalmente, totalizando 5 palestras de 16 outubro à 11 dezembro (16 e 30 de outubro; 13 e 27 de novembro; 11 de dezembro). Ao que tange os dados levantados e tabulados, observa-se que sobre o domínio de conhecimentos, a questão que obteve o maior número de acertos antes da aplicação da intervenção foi a de número 3, que indagava sobre o HPV ser uma doença sexualmente transmissível; já a que apresentou o maior percentual de acertos após a intervenção continuou sendo a questão 3; acompanhando esta, a questão 1 também teve o mesmo quantidade de respostas corretas após a atividade da intervenção, na qual perguntava a respeito do que é o HPV. Em posse desses dados estatísticos, tornou-se viável a análise do impacto das palestras sobre o público-alvo, a fim de identificar se a aula expositiva com slides é uma prática educacional eficiente em vista de uma melhor adesão da vacina do HPV. Observou-se que o conhecimento geral entre os adolescentes que constituem o público-alvo, em respeito à origem viral do HPV, suas repercussões clínicas e a importância de sua profilaxia se demonstra aquém do esperado, o que representa uma significativa barreira contra a vacina. Elucidou-se resultados semelhantes a outras pesquisas realizadas com a mesma temática, evidenciando um nível de conhecimento aquém do esperado entre o público-alvo, tanto no que tange ao vírus quanto a sua vacina. |
id |
VERACRUZ-0_c533119200cf34964f6a0759aa2a89b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57023 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da famíliapapiloma vírus humanoplano de intervençãosaúde da famíliaO Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por um vírus de DNA, da família papilomaviridade, que tem um notório potencial oncológico, em alguns de seus subtipos, principalmente nos de alto risco: 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52,56, 58, 59, 68, 73 e 82. Dessa maneira, fica evidente que a prevenção da infecção por HPV é uma forma estratégica de controle dessa IST de grande potencial cancerígeno e considerável prevalência. Trata-se de um estudo de intervenção na comunidade (projeto de intervenção) que tem por finalidade; reduzir a evasão e aumentar a adesão dos pacientes jovens atendidos na Unidade Básica de Saúde Jotta a campanha de vacinação contra HPV, estabelecendo, para tanto, estratégias de educação, incentivo e esclarecimento. De acordo com o proposto, foram realizadas as ações planejadas na pesquisa de forma ordenada no período de outubro a dezembro, na Unidade Básica de Saúde Jotta, para alunos jovens, de ambos os sexos, na faixa etária entre 9 e 14 anos acompanhados, com a finalidade de mensurar e capacitar acerca da importância da aceitação da vacina anti-HPV. As intervenções foram feitas quinzenalmente, totalizando 5 palestras de 16 outubro à 11 dezembro (16 e 30 de outubro; 13 e 27 de novembro; 11 de dezembro). Ao que tange os dados levantados e tabulados, observa-se que sobre o domínio de conhecimentos, a questão que obteve o maior número de acertos antes da aplicação da intervenção foi a de número 3, que indagava sobre o HPV ser uma doença sexualmente transmissível; já a que apresentou o maior percentual de acertos após a intervenção continuou sendo a questão 3; acompanhando esta, a questão 1 também teve o mesmo quantidade de respostas corretas após a atividade da intervenção, na qual perguntava a respeito do que é o HPV. Em posse desses dados estatísticos, tornou-se viável a análise do impacto das palestras sobre o público-alvo, a fim de identificar se a aula expositiva com slides é uma prática educacional eficiente em vista de uma melhor adesão da vacina do HPV. Observou-se que o conhecimento geral entre os adolescentes que constituem o público-alvo, em respeito à origem viral do HPV, suas repercussões clínicas e a importância de sua profilaxia se demonstra aquém do esperado, o que representa uma significativa barreira contra a vacina. Elucidou-se resultados semelhantes a outras pesquisas realizadas com a mesma temática, evidenciando um nível de conhecimento aquém do esperado entre o público-alvo, tanto no que tange ao vírus quanto a sua vacina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5702310.34117/bjdv9n2-020Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6430-6442Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6430-6442Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6430-64422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57023/41795da Silva, Jéssyca RodriguesCarvalho, João Victor Sousada Silva, Joissilane RodriguesLima, Rayza GregórioLacerda, Talita Oliveira do ValeRibeiro, Natasha Cortez Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57023Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:15.161351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família |
title |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família |
spellingShingle |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família da Silva, Jéssyca Rodrigues papiloma vírus humano plano de intervenção saúde da família |
title_short |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família |
title_full |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família |
title_fullStr |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família |
title_full_unstemmed |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família |
title_sort |
Plano de intervenção: implantação de práticas educacionais para melhor adesão à campanha de vacinação contra HPV em uma unidade básica de saúde da família |
author |
da Silva, Jéssyca Rodrigues |
author_facet |
da Silva, Jéssyca Rodrigues Carvalho, João Victor Sousa da Silva, Joissilane Rodrigues Lima, Rayza Gregório Lacerda, Talita Oliveira do Vale Ribeiro, Natasha Cortez Silva |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, João Victor Sousa da Silva, Joissilane Rodrigues Lima, Rayza Gregório Lacerda, Talita Oliveira do Vale Ribeiro, Natasha Cortez Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Jéssyca Rodrigues Carvalho, João Victor Sousa da Silva, Joissilane Rodrigues Lima, Rayza Gregório Lacerda, Talita Oliveira do Vale Ribeiro, Natasha Cortez Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
papiloma vírus humano plano de intervenção saúde da família |
topic |
papiloma vírus humano plano de intervenção saúde da família |
description |
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por um vírus de DNA, da família papilomaviridade, que tem um notório potencial oncológico, em alguns de seus subtipos, principalmente nos de alto risco: 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52,56, 58, 59, 68, 73 e 82. Dessa maneira, fica evidente que a prevenção da infecção por HPV é uma forma estratégica de controle dessa IST de grande potencial cancerígeno e considerável prevalência. Trata-se de um estudo de intervenção na comunidade (projeto de intervenção) que tem por finalidade; reduzir a evasão e aumentar a adesão dos pacientes jovens atendidos na Unidade Básica de Saúde Jotta a campanha de vacinação contra HPV, estabelecendo, para tanto, estratégias de educação, incentivo e esclarecimento. De acordo com o proposto, foram realizadas as ações planejadas na pesquisa de forma ordenada no período de outubro a dezembro, na Unidade Básica de Saúde Jotta, para alunos jovens, de ambos os sexos, na faixa etária entre 9 e 14 anos acompanhados, com a finalidade de mensurar e capacitar acerca da importância da aceitação da vacina anti-HPV. As intervenções foram feitas quinzenalmente, totalizando 5 palestras de 16 outubro à 11 dezembro (16 e 30 de outubro; 13 e 27 de novembro; 11 de dezembro). Ao que tange os dados levantados e tabulados, observa-se que sobre o domínio de conhecimentos, a questão que obteve o maior número de acertos antes da aplicação da intervenção foi a de número 3, que indagava sobre o HPV ser uma doença sexualmente transmissível; já a que apresentou o maior percentual de acertos após a intervenção continuou sendo a questão 3; acompanhando esta, a questão 1 também teve o mesmo quantidade de respostas corretas após a atividade da intervenção, na qual perguntava a respeito do que é o HPV. Em posse desses dados estatísticos, tornou-se viável a análise do impacto das palestras sobre o público-alvo, a fim de identificar se a aula expositiva com slides é uma prática educacional eficiente em vista de uma melhor adesão da vacina do HPV. Observou-se que o conhecimento geral entre os adolescentes que constituem o público-alvo, em respeito à origem viral do HPV, suas repercussões clínicas e a importância de sua profilaxia se demonstra aquém do esperado, o que representa uma significativa barreira contra a vacina. Elucidou-se resultados semelhantes a outras pesquisas realizadas com a mesma temática, evidenciando um nível de conhecimento aquém do esperado entre o público-alvo, tanto no que tange ao vírus quanto a sua vacina. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57023 10.34117/bjdv9n2-020 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57023 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57023/41795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6430-6442 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6430-6442 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6430-6442 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645627371814912 |