A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo central foi de investigar e analisar, por meio de entrevistas, a concepção que os professores possuem sobre a maneira como as crianças aprendem. Para isso, foi realizada com um grupo de 12 docentes dos anos iniciais (Educação Infantil, Pré-escola e Primeiro ano do Ensino Fundamental) da educação básica. As entrevistas semiestruturadas seguiram o método clínico piagetiano e foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos docentes apontam seguir uma corrente teórica para explicar a maneira como as crianças aprendem, contudo exemplificam com práticas tradicionais de transmissão de conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_c5cfe223828c9fde76fd7c172a8db26b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18055 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learnProfessorAprendizagemDesenvolvimentoConcepções EpistemológicasPiaget.Neste artigo, apresentamos um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo central foi de investigar e analisar, por meio de entrevistas, a concepção que os professores possuem sobre a maneira como as crianças aprendem. Para isso, foi realizada com um grupo de 12 docentes dos anos iniciais (Educação Infantil, Pré-escola e Primeiro ano do Ensino Fundamental) da educação básica. As entrevistas semiestruturadas seguiram o método clínico piagetiano e foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos docentes apontam seguir uma corrente teórica para explicar a maneira como as crianças aprendem, contudo exemplificam com práticas tradicionais de transmissão de conhecimento. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1805510.34117/bjdv6n10-210Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76960-76973Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76960-76973Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76960-769732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055/14598Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carolina PasquiniGonçalves, Érica de CássiaCarvalho, Leonardo Crevelário de SouzaPereira, Reginaldo dos Reis2021-02-04T12:50:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18055Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:22.042962Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn |
title |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn |
spellingShingle |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn Ribeiro, Carolina Pasquini Professor Aprendizagem Desenvolvimento Concepções Epistemológicas Piaget. |
title_short |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn |
title_full |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn |
title_fullStr |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn |
title_full_unstemmed |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn |
title_sort |
A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn |
author |
Ribeiro, Carolina Pasquini |
author_facet |
Ribeiro, Carolina Pasquini Gonçalves, Érica de Cássia Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza Pereira, Reginaldo dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Érica de Cássia Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza Pereira, Reginaldo dos Reis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carolina Pasquini Gonçalves, Érica de Cássia Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza Pereira, Reginaldo dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Aprendizagem Desenvolvimento Concepções Epistemológicas Piaget. |
topic |
Professor Aprendizagem Desenvolvimento Concepções Epistemológicas Piaget. |
description |
Neste artigo, apresentamos um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo central foi de investigar e analisar, por meio de entrevistas, a concepção que os professores possuem sobre a maneira como as crianças aprendem. Para isso, foi realizada com um grupo de 12 docentes dos anos iniciais (Educação Infantil, Pré-escola e Primeiro ano do Ensino Fundamental) da educação básica. As entrevistas semiestruturadas seguiram o método clínico piagetiano e foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos docentes apontam seguir uma corrente teórica para explicar a maneira como as crianças aprendem, contudo exemplificam com práticas tradicionais de transmissão de conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055 10.34117/bjdv6n10-210 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055/14598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76960-76973 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76960-76973 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76960-76973 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645483751505920 |