A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carolina Pasquini
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Érica de Cássia, Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza, Pereira, Reginaldo dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055
Resumo: Neste artigo, apresentamos um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo central foi de investigar e analisar, por meio de entrevistas, a concepção que os professores possuem sobre a maneira como as crianças aprendem. Para isso, foi realizada com um grupo de 12 docentes dos anos iniciais (Educação Infantil, Pré-escola e Primeiro ano do Ensino Fundamental) da educação básica. As entrevistas semiestruturadas seguiram o método clínico piagetiano e foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos docentes apontam seguir uma corrente teórica para explicar a maneira como as crianças aprendem, contudo exemplificam com práticas tradicionais de transmissão de conhecimento.  
id VERACRUZ-0_c5cfe223828c9fde76fd7c172a8db26b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18055
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learnProfessorAprendizagemDesenvolvimentoConcepções EpistemológicasPiaget.Neste artigo, apresentamos um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo central foi de investigar e analisar, por meio de entrevistas, a concepção que os professores possuem sobre a maneira como as crianças aprendem. Para isso, foi realizada com um grupo de 12 docentes dos anos iniciais (Educação Infantil, Pré-escola e Primeiro ano do Ensino Fundamental) da educação básica. As entrevistas semiestruturadas seguiram o método clínico piagetiano e foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos docentes apontam seguir uma corrente teórica para explicar a maneira como as crianças aprendem, contudo exemplificam com práticas tradicionais de transmissão de conhecimento.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1805510.34117/bjdv6n10-210Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76960-76973Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76960-76973Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76960-769732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055/14598Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carolina PasquiniGonçalves, Érica de CássiaCarvalho, Leonardo Crevelário de SouzaPereira, Reginaldo dos Reis2021-02-04T12:50:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18055Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:22.042962Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
title A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
spellingShingle A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
Ribeiro, Carolina Pasquini
Professor
Aprendizagem
Desenvolvimento
Concepções Epistemológicas
Piaget.
title_short A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
title_full A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
title_fullStr A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
title_full_unstemmed A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
title_sort A concepção do professor sobre como se aprende / The teacher's conception of how to learn
author Ribeiro, Carolina Pasquini
author_facet Ribeiro, Carolina Pasquini
Gonçalves, Érica de Cássia
Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
Pereira, Reginaldo dos Reis
author_role author
author2 Gonçalves, Érica de Cássia
Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
Pereira, Reginaldo dos Reis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carolina Pasquini
Gonçalves, Érica de Cássia
Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
Pereira, Reginaldo dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Aprendizagem
Desenvolvimento
Concepções Epistemológicas
Piaget.
topic Professor
Aprendizagem
Desenvolvimento
Concepções Epistemológicas
Piaget.
description Neste artigo, apresentamos um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo central foi de investigar e analisar, por meio de entrevistas, a concepção que os professores possuem sobre a maneira como as crianças aprendem. Para isso, foi realizada com um grupo de 12 docentes dos anos iniciais (Educação Infantil, Pré-escola e Primeiro ano do Ensino Fundamental) da educação básica. As entrevistas semiestruturadas seguiram o método clínico piagetiano e foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos docentes apontam seguir uma corrente teórica para explicar a maneira como as crianças aprendem, contudo exemplificam com práticas tradicionais de transmissão de conhecimento.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055
10.34117/bjdv6n10-210
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18055/14598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76960-76973
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76960-76973
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76960-76973
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645483751505920