Modelo dinâmico de Poisson aplicado a dados de acidentes automobilísticos nas rodovias federais do estado da Paraíba / Dynamic Poisson model applied to data on automobile accidents on the federal highways of the state of Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Rafaella Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barros, Kleber Napoleão Nunes de Oliveira, Albuquerque, Mácio Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12169
Resumo: Os acidentes de trânsito são um grande problema de saúde pública no Brasil, partindo dessa ideia esse trabalho teve como objetivo utilizar o modelo dinâmico de Poisson para ajustar dados de acidentes automobilísticos nas Rodovias Federais (BRs) no Estado da Paraíba entre os anos de 2013 a 2018. Na metodologia a tabulação e sumarização dos dados foram realizadas com o auxílio do software Excel, as Análises de Séries Temporais obtidas com o software R empregando as simulações de Monte Carlo Via Cadeias de Markov (MCMC) para estimação de parâmetros e a Análise Bayesiana realizada pelo software OpenBUGS, usando a estatística de Deviance Information Criterion (DIC) para seleção de modelos. Por meio da abordagem empregada neste trabalho foi possível constatar que das 9 rodovias federais que cruzam o Estado da Paraíba estudadas as que apresentaram maior número de acidentes de transito foram as rodovias BR-101, BR-104 e a BR-230. A BR-230 foi a que apontou maior número de acidentes quando comparadas as demais rodovias combinadas.  
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