Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marcela dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pio, José Luiz de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436
Resumo: Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de informática, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia, química e física. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências.
id VERACRUZ-0_c7f838aa74b1dac7781649c94d7aa3f9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14436
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature reviewAprendizagem colaborativajogos móveisensino de ciências.Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de informática, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia, química e física. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1443610.34117/bjdv6n8-041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54735-54749Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54735-54749Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54735-547492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436/11992Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Marcela dos SantosPio, José Luiz de Souza2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14436Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:38.093165Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
title Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
spellingShingle Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
Barbosa, Marcela dos Santos
Aprendizagem colaborativa
jogos móveis
ensino de ciências.
title_short Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
title_full Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
title_fullStr Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
title_full_unstemmed Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
title_sort Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
author Barbosa, Marcela dos Santos
author_facet Barbosa, Marcela dos Santos
Pio, José Luiz de Souza
author_role author
author2 Pio, José Luiz de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marcela dos Santos
Pio, José Luiz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
jogos móveis
ensino de ciências.
topic Aprendizagem colaborativa
jogos móveis
ensino de ciências.
description Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de informática, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia, química e física. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436
10.34117/bjdv6n8-041
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436/11992
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54735-54749
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54735-54749
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54735-54749
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645469508698112