Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de informática, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia, química e física. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências. |
id |
VERACRUZ-0_c7f838aa74b1dac7781649c94d7aa3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14436 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature reviewAprendizagem colaborativajogos móveisensino de ciências.Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de informática, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia, química e física. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1443610.34117/bjdv6n8-041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54735-54749Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54735-54749Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54735-547492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436/11992Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Marcela dos SantosPio, José Luiz de Souza2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14436Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:38.093165Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review |
title |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review |
spellingShingle |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review Barbosa, Marcela dos Santos Aprendizagem colaborativa jogos móveis ensino de ciências. |
title_short |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review |
title_full |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review |
title_fullStr |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review |
title_full_unstemmed |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review |
title_sort |
Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura / Mobile games as a tool in collaborative learning: A systematic literature review |
author |
Barbosa, Marcela dos Santos |
author_facet |
Barbosa, Marcela dos Santos Pio, José Luiz de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pio, José Luiz de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Marcela dos Santos Pio, José Luiz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa jogos móveis ensino de ciências. |
topic |
Aprendizagem colaborativa jogos móveis ensino de ciências. |
description |
Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, publicados no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de informática, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia, química e física. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436 10.34117/bjdv6n8-041 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14436/11992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54735-54749 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54735-54749 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54735-54749 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645469508698112 |