Transtornos da saúde mental e comprometimento da qualidade de vida entre os estudantes de medicina no Brasil / Mental health disorders and compromised qualily of life among medical students in Brazil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36632 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A saúde mental representa uma condição indispensável para o futuro profissional médico. No entanto, estudos vêm mostrando um grande aumento de transtornos mentais entre os estudantes de medicina brasileiros. A partir desta temática, este artigo teve como objetivo analisar o desenvolvimento dos transtornos de saúde mental entre estudantes de medicina no Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura com abordagem qualitativa. As bases de dados científicas Pubmed, Scielo, Lilacs e BVS foram pesquisadas em busca de estudos, em inglês e português, sobre a saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros, publicados de 2010 até 2021. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi evidenciado que há uma prevalência maior de transtornos de saúde mental entre estudantes de medicina brasileiros que na população em geral. Existem fatores de riscos inerentes ao próprio estudante, como o distanciamento familiar e o aumento de responsabilidades, e há os fatores relacionados à instituição de ensino, como o excesso de trabalhos e a grande carga horária. Consequentemente, os acadêmicos ficam vulneráveis às desordens mentais, principalmente ansiedade e depressão, as quais interferem no seu desempenho social e discente. Dessa forma, as instituições de ensino superior devem criar estratégias, como serviços de apoio psicossociais, para o enfrentamento deste quadro. CONCLUSÃO: Este estudo revelou aspectos relacionados aos transtornos de saúde mental entre estudantes de medicina no Brasil, como os impactos causados no desempenho acadêmico e na qualidade de vida. Diante disso, as instituições de ensino devem apresentar estratégias para o enfretamento dessa realidade. |
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