Sexualidade na educação infantil: visão dos educadores municipais de João Alfredo-PE / Sexuality in early childhood education: the view of municipal educators from João Alfredo-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carla Graciela Batista de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4933
Resumo: A sexualidade é uma extensão da maturação do ser humano e ocorre desde a primeira infância. É propagadora de valores que vão muito além do ato físico relativo ao prazer. Um indivíduo bem resolvido em relação a sua sexualidade é confiante e se sente seguro em expor sua criticidade, medos e ao favorecimento da tomada de decisões. A escola desta forma é promotora do desenvolvimento da visão do discente sobre a temática uma vez que sua postura também reflete seu entendimento sobre sexualidade. O educador nesse período de descobertas é de suma importância, pois, a visão que tem sobre sexualidade e suas manifestações auxiliam em sua postura frente a comportamos e dúvidas da criança com relação a ações relativas à descoberta da sexualidade. Uma criança confiante e carinhosa é o reflexo de uma sexualidade desenvolvida de forma plena condizente com suas necessidades. Por isso a reflexão sobre a sexualidade na primeira infância é tão importante tratando-se da base que dá ênfase e estrutura as descobertas posteriores. Falar em sexualidade infantil é algo que remete a muita reflexão no tocante a postura que deve ser tomada e em uma mediação a tornar esse processo de descobertas algo prazeroso e sem estigmas. A educação assim atua na formação de valores sociais indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida e deve estar ciente disso. Educar é um ato de estimulo a vida como um todo e deve ser a amplidão social, a extensão da sociedade e suas vertentes.  
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