Cortina atirantada de estacas justapostas com sistema de travamento utilizando brackets em obra no Distrito Federal / Anchored pile cap with bracket locking system at a construction site in the Federal District
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30002 |
Resumo: | Em decorrência da falta de espaço nas grandes cidades e das limitações construtivas dos terrenos, uma das soluções adotadas para o melhor aproveitamento do espaço é a construção de pavimentos subterrâneos. Devido a escavação desses pavimentos ser realizada, em sua grande maioria, em uma inclinação de 90º são necessárias soluções geotécnicas para a contenção do solo local. Nesta situação, o trabalho do engenheiro geotécnico é buscar a metodologia que atenda aos critérios de segurança da obra, e que seja a melhor solução em relação aos prazos de execução dos serviços e aos custos de construção. Este artigo apresenta um estudo de caso de um empreendimento comercial localizado no Distrito Federal, em que foi utilizado como solução para o sistema de contenção, um sistema de travamento de tirantes com brackets em uma cortina atirantada com estacas justapostas. Os brackets, são peças metálicas que permitem receber o tirante em angulações entre 17,5º e 37,5º, realizando a ancoragem para o travamento da cabeça do tirante. A tecnologia, que já é utilizada há aproximadamente 10 anos em outros países, foi empregada pela primeira vez no Brasil a fim de aumentar a produtividade da obra. Para testar a eficiência do sistema foram realizados diversos ensaios que garantiram a segurança e o perfeito funcionamento do dispositivo implantado. A utilização do referido sistema permitiu além do aumento da produtividade, a redução de resíduos e a redução dos custos da obra devido à diminuição do efetivo. O uso dos brackets associado à adoção do cimento CPV-ARI se comparado com a utilização de cunha de grau, possibilitou a redução de 147% do ciclo de uma linha de tirantes e a redução de cura de um tirante em 400%. O ciclo da contenção apresentou uma redução de 181%, passando de 7,8 meses para 4,3 meses. Tudo isso representou em uma economia de R$1.716.633,72 (um milhão setecentos e dezesseis mil seiscentos e trinta e três reais e setenta e dois centavos) para a obra. |
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