Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mothé, Geórgia Peixoto Bechara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Glacielen Ribeiro de, Abreu, Mariana Miranda de, Gama, Josimara Lima, Mota, Gabriela Petroceli, Almeida, Thiago de Freitas, Delatorre, Andreia Boechat, Intorne, Aline Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13658
Resumo: O presente trabalho visa à educação ambiental, por meio da prática do processo de compostagem doméstica, que diminui a degradação no meio, e possíveis ações e técnicas que poderão minimizar o impacto ambiental e viabilizar exercer a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Destaca a análise e a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental nesse contexto, tendo em vista os projetos e meio de informações que são compartilhados com os alunos. Entre os métodos de aplicação, a compostagem domiciliar apresenta algumas vantagens devido à instalação do sistema e uso do composto final ocorrer no mesmo local onde é gerado o resíduo, o que proporciona economia de recursos. Através de questionário, de palestras e da oficina prática, foi possível compreender e desenvolver a educação ambiental sobre a geração de resíduos e apontar o processo de compostagem como ferramenta de destino desses resíduos, ensinando aos alunos do ensino fundamental a montagem de uma composteira. Os resultados mostram a relevância de aplicar atividades práticas que possam aumentar o conhecimento dos alunos de escolas públicas sobre o meio ambiente, reciclagem e cuidados ambientais. O trabalho realizado na escola por meio do questionário de conhecimento permitiu avaliar a realidade da Educação Ambiental na referida unidade escolar, mostrando que os mesmos possuem pouco conhecimento do processo de compostagem e quais organismos participam do processo. Os resultados obtidos mostraram que o pouco de conhecimento que os alunos tinham a respeito do processo de compostagem, foi otimizado e elucidado logo após a palestra e a prática de elaboração da composteira.
id VERACRUZ-0_cb270e100fbadfd8ed3ff625f2353683
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13658
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid wasteCompostagemMicrobiologia AmbientalSustentabilidadeMatéria Orgânica.O presente trabalho visa à educação ambiental, por meio da prática do processo de compostagem doméstica, que diminui a degradação no meio, e possíveis ações e técnicas que poderão minimizar o impacto ambiental e viabilizar exercer a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Destaca a análise e a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental nesse contexto, tendo em vista os projetos e meio de informações que são compartilhados com os alunos. Entre os métodos de aplicação, a compostagem domiciliar apresenta algumas vantagens devido à instalação do sistema e uso do composto final ocorrer no mesmo local onde é gerado o resíduo, o que proporciona economia de recursos. Através de questionário, de palestras e da oficina prática, foi possível compreender e desenvolver a educação ambiental sobre a geração de resíduos e apontar o processo de compostagem como ferramenta de destino desses resíduos, ensinando aos alunos do ensino fundamental a montagem de uma composteira. Os resultados mostram a relevância de aplicar atividades práticas que possam aumentar o conhecimento dos alunos de escolas públicas sobre o meio ambiente, reciclagem e cuidados ambientais. O trabalho realizado na escola por meio do questionário de conhecimento permitiu avaliar a realidade da Educação Ambiental na referida unidade escolar, mostrando que os mesmos possuem pouco conhecimento do processo de compostagem e quais organismos participam do processo. Os resultados obtidos mostraram que o pouco de conhecimento que os alunos tinham a respeito do processo de compostagem, foi otimizado e elucidado logo após a palestra e a prática de elaboração da composteira.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1365810.34117/bjdv6n7-557Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 49520-49532Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 49520-49532Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 49520-495322525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13658/11438Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMothé, Geórgia Peixoto BecharaSouza, Glacielen Ribeiro deAbreu, Mariana Miranda deGama, Josimara LimaMota, Gabriela PetroceliAlmeida, Thiago de FreitasDelatorre, Andreia BoechatIntorne, Aline Chaves2020-08-11T15:17:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13658Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:13.789697Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
title Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
spellingShingle Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
Mothé, Geórgia Peixoto Bechara
Compostagem
Microbiologia Ambiental
Sustentabilidade
Matéria Orgânica.
title_short Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
title_full Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
title_fullStr Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
title_full_unstemmed Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
title_sort Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste
author Mothé, Geórgia Peixoto Bechara
author_facet Mothé, Geórgia Peixoto Bechara
Souza, Glacielen Ribeiro de
Abreu, Mariana Miranda de
Gama, Josimara Lima
Mota, Gabriela Petroceli
Almeida, Thiago de Freitas
Delatorre, Andreia Boechat
Intorne, Aline Chaves
author_role author
author2 Souza, Glacielen Ribeiro de
Abreu, Mariana Miranda de
Gama, Josimara Lima
Mota, Gabriela Petroceli
Almeida, Thiago de Freitas
Delatorre, Andreia Boechat
Intorne, Aline Chaves
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mothé, Geórgia Peixoto Bechara
Souza, Glacielen Ribeiro de
Abreu, Mariana Miranda de
Gama, Josimara Lima
Mota, Gabriela Petroceli
Almeida, Thiago de Freitas
Delatorre, Andreia Boechat
Intorne, Aline Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Compostagem
Microbiologia Ambiental
Sustentabilidade
Matéria Orgânica.
topic Compostagem
Microbiologia Ambiental
Sustentabilidade
Matéria Orgânica.
description O presente trabalho visa à educação ambiental, por meio da prática do processo de compostagem doméstica, que diminui a degradação no meio, e possíveis ações e técnicas que poderão minimizar o impacto ambiental e viabilizar exercer a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Destaca a análise e a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental nesse contexto, tendo em vista os projetos e meio de informações que são compartilhados com os alunos. Entre os métodos de aplicação, a compostagem domiciliar apresenta algumas vantagens devido à instalação do sistema e uso do composto final ocorrer no mesmo local onde é gerado o resíduo, o que proporciona economia de recursos. Através de questionário, de palestras e da oficina prática, foi possível compreender e desenvolver a educação ambiental sobre a geração de resíduos e apontar o processo de compostagem como ferramenta de destino desses resíduos, ensinando aos alunos do ensino fundamental a montagem de uma composteira. Os resultados mostram a relevância de aplicar atividades práticas que possam aumentar o conhecimento dos alunos de escolas públicas sobre o meio ambiente, reciclagem e cuidados ambientais. O trabalho realizado na escola por meio do questionário de conhecimento permitiu avaliar a realidade da Educação Ambiental na referida unidade escolar, mostrando que os mesmos possuem pouco conhecimento do processo de compostagem e quais organismos participam do processo. Os resultados obtidos mostraram que o pouco de conhecimento que os alunos tinham a respeito do processo de compostagem, foi otimizado e elucidado logo após a palestra e a prática de elaboração da composteira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13658
10.34117/bjdv6n7-557
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13658
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13658/11438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 49520-49532
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 49520-49532
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 49520-49532
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645465984434176