Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464 |
Resumo: | Os avanços tecnológicos e o mercado cada vez mais competitivo na atualidade tornam de grande importância à preocupação com a satisfação dos clientes, visando agregar valor aos serviços prestados pela organização. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar, por meio da Teoria de Filas, o processo de carregamento de caminhões em uma pedreira localizada na cidade de Itabira/MG, pontua-se que o atendimento deve ser de qualidade buscando a satisfação dos clientes, mas não gerar custos exorbitantes para a organização. A metodologia utilizada se baseou em abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra deste trabalho refere-se aos dados coletados na empresa do ramo de mineração situada em Itabira-MG, no período compreendido do dia primeiro de janeiro à vinte e oito de fevereiro de 2017. Foram utilizados três instrumentos para coletar os dados: observação participativa, análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado constatou-se que os clientes aguardam por um longo período em fila para atendimento, e o setor de carregamento, representa o gargalo do processo. Considera-se que um modelo de simulação oferece melhor entendimento dos processos das organizações, e utilizando o software de simulação ProModel, foi possível construir um modelo computacional que representasse fielmente o processo em questão, além de auxiliar na análise de viabilidade de otimização do processo. |
id |
VERACRUZ-0_d00a4335ce281de8791e366932c8f8aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5464 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system applicationTeoria da FilaSimulaçãoTempo de esperaAtendimento.Os avanços tecnológicos e o mercado cada vez mais competitivo na atualidade tornam de grande importância à preocupação com a satisfação dos clientes, visando agregar valor aos serviços prestados pela organização. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar, por meio da Teoria de Filas, o processo de carregamento de caminhões em uma pedreira localizada na cidade de Itabira/MG, pontua-se que o atendimento deve ser de qualidade buscando a satisfação dos clientes, mas não gerar custos exorbitantes para a organização. A metodologia utilizada se baseou em abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra deste trabalho refere-se aos dados coletados na empresa do ramo de mineração situada em Itabira-MG, no período compreendido do dia primeiro de janeiro à vinte e oito de fevereiro de 2017. Foram utilizados três instrumentos para coletar os dados: observação participativa, análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado constatou-se que os clientes aguardam por um longo período em fila para atendimento, e o setor de carregamento, representa o gargalo do processo. Considera-se que um modelo de simulação oferece melhor entendimento dos processos das organizações, e utilizando o software de simulação ProModel, foi possível construir um modelo computacional que representasse fielmente o processo em questão, além de auxiliar na análise de viabilidade de otimização do processo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/546410.34117/bjdv5n12-227Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31276-31297Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31276-31297Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31276-312972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464/4983Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Patricia Thaynara FernandesNeves, Patricia Carla De BritoVieira, Tancredo AugustoFreitas, Rupert Barros DeLage, Bruna De Carvalho FonsecaDuarte, Miriam Barros AssisCota, Priscila MaraPereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5464Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:21.460452Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application |
title |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application |
spellingShingle |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application Vieira, Patricia Thaynara Fernandes Teoria da Fila Simulação Tempo de espera Atendimento. |
title_short |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application |
title_full |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application |
title_fullStr |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application |
title_full_unstemmed |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application |
title_sort |
Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application |
author |
Vieira, Patricia Thaynara Fernandes |
author_facet |
Vieira, Patricia Thaynara Fernandes Neves, Patricia Carla De Brito Vieira, Tancredo Augusto Freitas, Rupert Barros De Lage, Bruna De Carvalho Fonseca Duarte, Miriam Barros Assis Cota, Priscila Mara Pereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Patricia Carla De Brito Vieira, Tancredo Augusto Freitas, Rupert Barros De Lage, Bruna De Carvalho Fonseca Duarte, Miriam Barros Assis Cota, Priscila Mara Pereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Patricia Thaynara Fernandes Neves, Patricia Carla De Brito Vieira, Tancredo Augusto Freitas, Rupert Barros De Lage, Bruna De Carvalho Fonseca Duarte, Miriam Barros Assis Cota, Priscila Mara Pereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Fila Simulação Tempo de espera Atendimento. |
topic |
Teoria da Fila Simulação Tempo de espera Atendimento. |
description |
Os avanços tecnológicos e o mercado cada vez mais competitivo na atualidade tornam de grande importância à preocupação com a satisfação dos clientes, visando agregar valor aos serviços prestados pela organização. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar, por meio da Teoria de Filas, o processo de carregamento de caminhões em uma pedreira localizada na cidade de Itabira/MG, pontua-se que o atendimento deve ser de qualidade buscando a satisfação dos clientes, mas não gerar custos exorbitantes para a organização. A metodologia utilizada se baseou em abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra deste trabalho refere-se aos dados coletados na empresa do ramo de mineração situada em Itabira-MG, no período compreendido do dia primeiro de janeiro à vinte e oito de fevereiro de 2017. Foram utilizados três instrumentos para coletar os dados: observação participativa, análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado constatou-se que os clientes aguardam por um longo período em fila para atendimento, e o setor de carregamento, representa o gargalo do processo. Considera-se que um modelo de simulação oferece melhor entendimento dos processos das organizações, e utilizando o software de simulação ProModel, foi possível construir um modelo computacional que representasse fielmente o processo em questão, além de auxiliar na análise de viabilidade de otimização do processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464 10.34117/bjdv5n12-227 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464/4983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31276-31297 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31276-31297 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31276-31297 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645433459703808 |