Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Patricia Thaynara Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves, Patricia Carla De Brito, Vieira, Tancredo Augusto, Freitas, Rupert Barros De, Lage, Bruna De Carvalho Fonseca, Duarte, Miriam Barros Assis, Cota, Priscila Mara, Pereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464
Resumo: Os avanços tecnológicos e o mercado cada vez mais competitivo na atualidade tornam de grande importância à preocupação com a satisfação dos clientes, visando agregar valor aos serviços prestados pela organização. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar, por meio da Teoria de Filas, o processo de carregamento de caminhões em uma pedreira localizada na cidade de Itabira/MG, pontua-se que o atendimento deve ser de qualidade buscando a satisfação dos clientes, mas não gerar custos exorbitantes para a organização. A metodologia utilizada se baseou em abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra deste trabalho refere-se aos dados coletados na empresa do ramo de mineração situada em Itabira-MG, no período compreendido do dia primeiro de janeiro à vinte e oito de fevereiro de 2017. Foram utilizados três instrumentos para coletar os dados: observação participativa, análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado constatou-se que os clientes aguardam por um longo período em fila para atendimento, e o setor de carregamento, representa o gargalo do processo. Considera-se que um modelo de simulação oferece melhor entendimento dos processos das organizações, e utilizando o software de simulação ProModel, foi possível construir um modelo computacional que representasse fielmente o processo em questão, além de auxiliar na análise de viabilidade de otimização do processo.
id VERACRUZ-0_d00a4335ce281de8791e366932c8f8aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5464
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system applicationTeoria da FilaSimulaçãoTempo de esperaAtendimento.Os avanços tecnológicos e o mercado cada vez mais competitivo na atualidade tornam de grande importância à preocupação com a satisfação dos clientes, visando agregar valor aos serviços prestados pela organização. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar, por meio da Teoria de Filas, o processo de carregamento de caminhões em uma pedreira localizada na cidade de Itabira/MG, pontua-se que o atendimento deve ser de qualidade buscando a satisfação dos clientes, mas não gerar custos exorbitantes para a organização. A metodologia utilizada se baseou em abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra deste trabalho refere-se aos dados coletados na empresa do ramo de mineração situada em Itabira-MG, no período compreendido do dia primeiro de janeiro à vinte e oito de fevereiro de 2017. Foram utilizados três instrumentos para coletar os dados: observação participativa, análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado constatou-se que os clientes aguardam por um longo período em fila para atendimento, e o setor de carregamento, representa o gargalo do processo. Considera-se que um modelo de simulação oferece melhor entendimento dos processos das organizações, e utilizando o software de simulação ProModel, foi possível construir um modelo computacional que representasse fielmente o processo em questão, além de auxiliar na análise de viabilidade de otimização do processo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/546410.34117/bjdv5n12-227Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31276-31297Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31276-31297Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31276-312972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464/4983Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Patricia Thaynara FernandesNeves, Patricia Carla De BritoVieira, Tancredo AugustoFreitas, Rupert Barros DeLage, Bruna De Carvalho FonsecaDuarte, Miriam Barros AssisCota, Priscila MaraPereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5464Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:21.460452Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
title Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
spellingShingle Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
Vieira, Patricia Thaynara Fernandes
Teoria da Fila
Simulação
Tempo de espera
Atendimento.
title_short Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
title_full Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
title_fullStr Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
title_full_unstemmed Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
title_sort Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas/ Dimensioning service capacity in a mining company in itabira: A queuing system application
author Vieira, Patricia Thaynara Fernandes
author_facet Vieira, Patricia Thaynara Fernandes
Neves, Patricia Carla De Brito
Vieira, Tancredo Augusto
Freitas, Rupert Barros De
Lage, Bruna De Carvalho Fonseca
Duarte, Miriam Barros Assis
Cota, Priscila Mara
Pereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa
author_role author
author2 Neves, Patricia Carla De Brito
Vieira, Tancredo Augusto
Freitas, Rupert Barros De
Lage, Bruna De Carvalho Fonseca
Duarte, Miriam Barros Assis
Cota, Priscila Mara
Pereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Patricia Thaynara Fernandes
Neves, Patricia Carla De Brito
Vieira, Tancredo Augusto
Freitas, Rupert Barros De
Lage, Bruna De Carvalho Fonseca
Duarte, Miriam Barros Assis
Cota, Priscila Mara
Pereira, Shirlei Luana Chaves E Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Fila
Simulação
Tempo de espera
Atendimento.
topic Teoria da Fila
Simulação
Tempo de espera
Atendimento.
description Os avanços tecnológicos e o mercado cada vez mais competitivo na atualidade tornam de grande importância à preocupação com a satisfação dos clientes, visando agregar valor aos serviços prestados pela organização. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar, por meio da Teoria de Filas, o processo de carregamento de caminhões em uma pedreira localizada na cidade de Itabira/MG, pontua-se que o atendimento deve ser de qualidade buscando a satisfação dos clientes, mas não gerar custos exorbitantes para a organização. A metodologia utilizada se baseou em abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra deste trabalho refere-se aos dados coletados na empresa do ramo de mineração situada em Itabira-MG, no período compreendido do dia primeiro de janeiro à vinte e oito de fevereiro de 2017. Foram utilizados três instrumentos para coletar os dados: observação participativa, análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado constatou-se que os clientes aguardam por um longo período em fila para atendimento, e o setor de carregamento, representa o gargalo do processo. Considera-se que um modelo de simulação oferece melhor entendimento dos processos das organizações, e utilizando o software de simulação ProModel, foi possível construir um modelo computacional que representasse fielmente o processo em questão, além de auxiliar na análise de viabilidade de otimização do processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464
10.34117/bjdv5n12-227
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5464/4983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31276-31297
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31276-31297
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31276-31297
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645433459703808