Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858 |
Resumo: | A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo sobre Persistência e evasão escolar em EJA em um município paraense. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com precisão informações socioeconômicas no período de 2013-2018, dos estudantes matriculados na EJA. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social. |
id |
VERACRUZ-0_d0a5bba3c20c9b10aaa9c3e398d9597b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3858 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligenceEvasão EscolarPolíticas PúblicasMetodologia Diferenciada e ContextualizadaPersistência.A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo sobre Persistência e evasão escolar em EJA em um município paraense. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com precisão informações socioeconômicas no período de 2013-2018, dos estudantes matriculados na EJA. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/385810.34117/bjdv5n10-196Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19908-19943Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19908-19943Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19908-199432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858/3650Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Maria Do Perpetuo Socorro RamosPires, Yomara PinheiroSeruffo, Marcos Cesar Da Rocha2020-01-14T12:18:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3858Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:31.779003Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence |
title |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence |
spellingShingle |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos Evasão Escolar Políticas Públicas Metodologia Diferenciada e Contextualizada Persistência. |
title_short |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence |
title_full |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence |
title_fullStr |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence |
title_sort |
Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence |
author |
Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos |
author_facet |
Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos Pires, Yomara Pinheiro Seruffo, Marcos Cesar Da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Yomara Pinheiro Seruffo, Marcos Cesar Da Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos Pires, Yomara Pinheiro Seruffo, Marcos Cesar Da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Escolar Políticas Públicas Metodologia Diferenciada e Contextualizada Persistência. |
topic |
Evasão Escolar Políticas Públicas Metodologia Diferenciada e Contextualizada Persistência. |
description |
A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo sobre Persistência e evasão escolar em EJA em um município paraense. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com precisão informações socioeconômicas no período de 2013-2018, dos estudantes matriculados na EJA. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858 10.34117/bjdv5n10-196 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858/3650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19908-19943 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19908-19943 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19908-19943 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645426327289856 |