Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, Yomara Pinheiro, Seruffo, Marcos Cesar Da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858
Resumo: A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo sobre Persistência e evasão escolar em EJA em um município paraense. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com precisão informações socioeconômicas no período de 2013-2018, dos estudantes matriculados na EJA. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas   baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.
id VERACRUZ-0_d0a5bba3c20c9b10aaa9c3e398d9597b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3858
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligenceEvasão EscolarPolíticas PúblicasMetodologia Diferenciada e ContextualizadaPersistência.A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo sobre Persistência e evasão escolar em EJA em um município paraense. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com precisão informações socioeconômicas no período de 2013-2018, dos estudantes matriculados na EJA. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas   baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/385810.34117/bjdv5n10-196Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19908-19943Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19908-19943Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19908-199432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858/3650Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Maria Do Perpetuo Socorro RamosPires, Yomara PinheiroSeruffo, Marcos Cesar Da Rocha2020-01-14T12:18:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3858Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:31.779003Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
title Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
spellingShingle Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos
Evasão Escolar
Políticas Públicas
Metodologia Diferenciada e Contextualizada
Persistência.
title_short Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
title_full Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
title_fullStr Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
title_full_unstemmed Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
title_sort Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional/ Study on evasion and school persistence in EJA through computer intelligence
author Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos
author_facet Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos
Pires, Yomara Pinheiro
Seruffo, Marcos Cesar Da Rocha
author_role author
author2 Pires, Yomara Pinheiro
Seruffo, Marcos Cesar Da Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Maria Do Perpetuo Socorro Ramos
Pires, Yomara Pinheiro
Seruffo, Marcos Cesar Da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão Escolar
Políticas Públicas
Metodologia Diferenciada e Contextualizada
Persistência.
topic Evasão Escolar
Políticas Públicas
Metodologia Diferenciada e Contextualizada
Persistência.
description A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo sobre Persistência e evasão escolar em EJA em um município paraense. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com precisão informações socioeconômicas no período de 2013-2018, dos estudantes matriculados na EJA. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas   baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858
10.34117/bjdv5n10-196
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3858/3650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19908-19943
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19908-19943
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19908-19943
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645426327289856