Análise de desempenho das mulheres no ENEM / Analysis of women's performance in ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noguera, Viviana Elizabeth Romero
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Branco, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo, Ciferri, Cristina Dutra de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11377
Resumo: Apesar do grande número de cursos na área de ciências exatas e do aumento de vagas para profissionais formados em cursos relacionados, o número de mulheres que ingressam e se formam nessa área está decrescendo. No âmbito da educação, ações específicas precisam ser desenvolvidas para despertar o interesse das mulheres nesses cursos. Para dar subsídios a essas ações, existe a necessidade de se realizar investigações quanto à formação das mulheres nos diferentes níveis de ensino. Neste artigo, esse desafio é avaliado por meio da análise do desempenho das mulheres no exame do ENEM considerando as áreas de conhecimento desse exame relacionadas às ciências exatas. São investigados vários fatores de análise e anos de realização do exame. De forma surpreendente, os resultados obtidos mostraram que a superioridade de desempenho dos participantes masculinos sobre as participantes femininas não é tão evidenciada conforme esperado. Portanto, conclui-se que as ações educacionais a serem planejadas devem responder à seguinte questão quando da identificação de gaps em que se deve atuar para minimizar a discrepância entre os gêneros nas ciências exatas: "Por que as mulheres optam por não seguir carreira em ciências exatas, mesmo apresentando desempenho relativamente próximo ao desempenho dos homens no exame do ENEM?"
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