A educação do campo na trajetória do campesinato no Sudeste Paraense / Field education in the pathways path in Southeast Paradise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5136 |
Resumo: | Este artigo versa sobre a educação do campo e seus avanços no Brasil e na região Sudeste do Pará. Foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática. Tratada educação rural pensada como uma estratégia de formação de camponeses. Esse modelo de educação teve diferentes concepções na trajetória histórica, pensada para a formação de mão de obra para o capital agrário. A educação do campo, contrapondo-se aesse modelo de educação rural, buscando uma formação de sujeitos protagonistas, com pilares ancorados na cultura e na tradição dos saberes populares, na cosmologia e na alternância pedagógica de tempos e espaços de aprendizado que vão além da escola, chegando à vida cotidiana da comunidade. Por fim, as organizações camponesas associadas a pesquisadores e instituições criaram o movimento “por uma educação do campo” que, após várias manifestações e proposições, tiveram avanços técnicos, jurídicos e principalmente educacionais como o reconhecimento de suas especificidades. |
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A educação do campo na trajetória do campesinato no Sudeste Paraense / Field education in the pathways path in Southeast ParadiseAlternância Pedagógica. Camponeses. Educação do Campo. Organizações Camponesas. Saberes Populares.Este artigo versa sobre a educação do campo e seus avanços no Brasil e na região Sudeste do Pará. Foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática. Tratada educação rural pensada como uma estratégia de formação de camponeses. Esse modelo de educação teve diferentes concepções na trajetória histórica, pensada para a formação de mão de obra para o capital agrário. A educação do campo, contrapondo-se aesse modelo de educação rural, buscando uma formação de sujeitos protagonistas, com pilares ancorados na cultura e na tradição dos saberes populares, na cosmologia e na alternância pedagógica de tempos e espaços de aprendizado que vão além da escola, chegando à vida cotidiana da comunidade. Por fim, as organizações camponesas associadas a pesquisadores e instituições criaram o movimento “por uma educação do campo” que, após várias manifestações e proposições, tiveram avanços técnicos, jurídicos e principalmente educacionais como o reconhecimento de suas especificidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/513610.34117/bjdv5n12-039Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28605-28621Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28605-28621Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28605-286212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5136/4689Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Manuel Fábio MatosBarbosa, Maria José de Souza2021-07-15T20:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5136Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:10.094789Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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